Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
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Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
1987
13' 00"
2 Grupos Instrumentais [ou 1 Grupo e Electroacústica sobre Suporte]
2 Grupos Instrumentais [ou 1 Grupo e Electroacústica sobre Suporte]
Título do documento Canções de UR
Data de Composição· 1987
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética 2 Grupos Instrumentais [ou 1 Grupo e Electroacústica sobre Suporte]
Meios Técnicos de Execução
Fita Magnética
Estreia
Data 1988/May/04
Intérpretes
Grupo Música Nova:
Olavo Tengner (flauta), Alberto Vieira (clarinete), Paulo Vaz de Carvalho (guitarra), Francisco Monteiro (piano), Alberto Gaio Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo)
Cândido Lima (direcção)
Entidade/Evento 12ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Observações
Electroacústica sobre Suporte
Notas Sobre a Obra
A "canção original" de cada um, expressa no elemento musical (organizado) mais primitivo do homem desde o embrião, qual é? Este elemento é um ritmo, é um intervalo, um ruído especial? Qual o elemento musical primordial organizado do homem (o feto, o recém-nascido, a criança)? É o mesmo em todas as culturas, etnias, regiões, épocas? Será uma série de sons? Uma cantilena? Serão o microtonalismo grego, os modalismos hindus ou tibetanos? Será a tonalidade ocidental? Serão as lenga-lengas?
Momentos brevíssimos de organização automática das alturas alternam com o rigor da definição do pormenor temporal, flexível no interior de microdeterminação que são os compassos ou a notação em segundos. Ecos e ramificações, espacialização e desdobramento, o músico e o seu duplo, numa longa cantilena de múltiplas faces. Cada instrumento desdobra-se em si mesmo, no espaço.
É este problema que está reflectido na partitura, analisada a partir de uma organização de intervalos elementares. Toda a construção, mesmo harmónica, provém não de um pensamento sintético (acordes) mas de um pensamento analítico (intervalos). Canções de UR (1987) resulta de uma encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian para o Grupo Música Nova.
Cândido Lima
Encomenda
Data 1986
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música
Grupo Música Nova:
Olavo Tengner (flauta), Alberto Vieira (clarinete), Paulo Vaz de Carvalho (guitarra), Francisco Monteiro (piano), Alberto Gaio Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo)
Cândido Lima (direcção)