Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Versão para Soprano, Clarinete Baixo, Piano, Guitarra, Violino, Viola e Violoncelo
Observações
2ª Versão
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Soprano e Ensemble Instrumental
Texto
Autor do Texto Dante Alighieri
Título do Poema ou Texto -
Notas Sobre a Obra
Remonta ao período em que colaborei com Jorge Silva Melo no filme A Passagem ou a Meio Caminho o meu relacionamento com a Divina Comédia de Dante.
Essa ligação regressa com Canto para Beatriz, trabalho realizado segundo a ideia de um comentário musical para um grupo de câmara (piano, guitarra, trio de cordas, clarinete baixo/soprano e uma voz de soprano).
No Canto para Beatriz sigo uma forma em três partes, conforme o poema de Dante - Inferno, Purgatorio, Paradiso - que têm como subtítulos: 1.º - "Mi Ritriovai Oscura", 2.º - "Fa Dolce l'Ira nel Tuo Segreto" e 3.º - "In Dolce Jubilo".
A estratégia da genética formal é orientada segundo um processo de esgotamento sucessivo. Assim, na primeira parte procuro texturas densas, com pastosidade harmónica e contrapontista, na segunda parte o encontro entre as vozes torna-se gradualmente sereno, e por fim na derradeira secção busco um maior refinamento nas gramáticas individuais. Saliento ainda que a função da voz não é orientada no sentido de um solista com texto, mas um elemento instrumental em que até a palavra deve resultar como função sonora tratada e filtrada simultaneamente com outros instrumentos.
Paulo Brandão
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Canto para Beatriz
Estreia da Revisão
1991/May/10
15ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Manuela de Sá (soprano), Manuel Jerónimo (clarinete baixo), Jorge Peixinho (piano), Lopes e Silva (guitarra), José Machado (violino), António Oliveira e Silva (viola), Luísa Vasconcelos (violoncelo)
Jorge Peixinho (direcção)