Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
Música sem fronteiras. Portugal nas Jornadas Mundiais de Nova Música.
No ano em que decorrerá a 1ª edição portuguesa do festival ISCM World New Music Days, o MIC.PT apresenta uma reflexão histórica sobre a ISCM e a presença da música portuguesa nos WNMD.
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Música composta para o filme A Culpa, de António Victorino d'Almeida
Andamentos / Partes
01 - Tema do Lobo
02 - Tema de Mário e Marta
03 - Tema do Polícia Velez
04 - Guerra da Guiné
05 - Música de "O Bolero"
06 - Tema de Marta
07 - Tema do Lobo
08 - Sonata de Mozart
09 - Sonho de Mário
10 - Sonho de Joana
11 - Marcha Fúnebre de Chopin
12 - "Bom Dia, Lua..."
13 - Princípio da Perseguição
14 - Perseguição e Morte de Mário
15 - Final
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
Música para imagem
Instrumentação Sintética Piano
Notas Sobre a Obra
"Uma das características que um compositor de música de filme não pode deixar de ter é a elasticidade que lhe permita saltar de estilo para estilo, consoante as exigências das imagens, sem perder uma certa unidade estética indispensável ao próprio equilíbrio geral da obra cinematográfica.
Num filme de ficção, a música serve para acentuar situações, definir caracteres, ou mesmo para actuar como um cenário sonoro em que se insere a acção dos personagens - e esse trabalho reveste-se, por vezes, de uma complexidade e de uma minúcia técnica a tal extremo que o décimo de segundo pode representar um elemento de tempo verdadeiramente importante.
Não basta escolher uma boa música, uma boa melodia ou um chamado "ritmo trepidante" para definir esta ou aquela estrutura dramatúrgica: é preciso aplicar os sons (e as pausas...) num momento tão exacto que... não poderia, de modo algum, ser outro!
Infelizmente, muitos realizadores que têm plena consciência do fenómeno rítmico em termos de fotograma, ignoram-no ou menosprezam-no em termos de semifusa...
Teve, para mim, especial significado que um homem com a sensibilidade artística e cultural de João de Freitas Branco considerasse que o aspecto mais profundamente "musical" do meu filme A Culpa não estaria na própria música. De facto, há na minha realização toda uma série de elementos "musicais" - a forma contrapontística de contar várias histórias paralelas, a utilização um tanto obstinada do leit-motiv, a acentuação aparente ou realmente exagerada de determinadas cenas, como que um sforzando inesperado que não poderá deixar de chocar alguns adversários do grotesco artístico (sem que essa atitude lhes permita impedir a realidade histórica desse mesmo grotesco na vida real...), a introdução de ou outro moderato cantabile que julguei útil à narrativa, etc, etc.
No entanto, sem ser, de maneira alguma, uma peça de concerto, a "banda musical" de A Culpa parece-me oferecer, ela mesma, uma certa unidade que ultrapassa as artificiais barreiras entre a melodia simples e imediatamente acessível, a que se costuma chamar "o tema do filme", e algumas passagens mais complexas que já entram por certos terrenos de uma estética musical contemporânea, bastante mais próxima do meu estilo habitual de composição."
António Victorino d'Almeida (extraído das notas para o disco Música para Filmes)