Duo formado por Miguel e Paula Azguime, que se estreou há 40 anos, em 1985, e que continua a marcar a criação musical contemporânea - o Miso Ensemble está Em Foco no MIC.PT em abril.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental
Estreia
Data 1984/Aug
Intérpretes
Anna Maria Kieffer (voz)
Localidade São Paulo
País Brasil
Notas Sobre a Obra
A versão original de Ulivi Aspri e Forti II foi composta em 1982 para meio-soprano e piano e baseou-se num poema da autoria do musicólogo Renzo Cresti. Em 1984 decidi recriar a parte instrumental, mantendo a linha vocal praticamente intacta, com vista à elaboração de uma versão de câmara destinada aos instrumentos-base do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa: flauta, clarinete baixo, trompete, harpa, guitarra, viola e violoncelo. A presente versão não se reduz a uma simples instrumentação da versão original, já que transforma a própria substância da peça, ao nível das relações harmónico-tímbricas, abrindo-lhe diferentes perspectivas e criando-lhe uma nova dimensão expressiva. A obra foi estreada no Brasil (São Paulo) em Agosto de 1984.
Jorge Peixinho
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Ulivi Aspri e Forti II
Estreia
1984/Aug/01
São Paulo
Brasil
Anna Maria Kieffer (voz)
Observações
Ulivi Aspri e Forti II
Execução
1985/May/12
9ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Manuela de Sá (soprano), Carlos Franco (flauta), António Saiote (clarinete baixo), António Reis Gomes (trompete), Clotilde Rosa (harpa), Lopes e Silva (guitarra), António Oliveira e Silva (viola), Luísa Vasconcelos (violoncelo)
Jorge Peixinho (direcção)