Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Baseada na obra poética de Federico García Lorca e em células melódicas de Mariana Pineda
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental
Estreia
Data 1986/Dec
Entidade/Evento Festival Spaziomusica de Cagliari
Localidade Cagliari (Sardenha)
País Itália
Notas Sobre a Obra
Esta peça foi estreada no Festival "Spaziomusica" de Cagliari (Sardenha) de 1986, nesse ano dedicado justamente à obra e à personalidade de Federico García Lorca.
Toda a obra baseia o seu percurso, articulação e material de base na poética lorquiana. Além da inserção de textos poéticos (extraídos nomeadamente de Mariana Pineda) e de células e inflexões melódicas, a organização formal da peça inspira-se nos processos e modelos de estruturação dramática levados a cabo pelo grande poeta andaluz, particularmente nas suas peças de teatro.
Llanto por Mariana, que contém e apresenta muitos pontos de contacto com uma obra anterior (A Idade do Ouro, de 1973), utiliza e desenvolve princípios de integração e conjugação coerente entre diversos níveis de linguagem e características estruturais divergentes.
Jorge Peixinho
Encomenda
Data 1986
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Manuela de Sá (soprano), Carlos Franco (flauta), Manuel Jerónimo (clarinete), José Machado (violino), Luís Santos (violino), António Oliveira e Silva (viola), Luísa Vasconcelos (violoncelo)
Jorge Peixinho (direcção)