Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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Guitarra Amplificada e Electroacústica sobre Suporte
Guitarra Amplificada e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Entretecimento
Data de Composição 2000 · 2001
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Guitarra Amplificada e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 2003/Sep/13
Intérpretes
Pedro Rodrigues (guitarra)
Entidade/Evento Festival Música Viva 2003
Local Museu dos Transportes
Localidade Coimbra
País Portugal
Notas Sobre a Obra
A peça foi essencialmente composta no fim dos meus 16 anos (2000). O conceito de fusão esteve sempre presente aquando da composição da peça. Entretecimento pretende representar uma fusão de dois “tecidos”, duas camadas, a da electrónica e a da guitarra. Para unir estes dois universos sonoros – acústico e electrónico – que, à partida são tão distintos, inspirei-me numa afirmação de Stockhausen (1980)1, na qual, referindo-se à “tentação” de utilizar o computador para construir “tapeçarias” simples e imediatas, diz: “(...) interessa-me dar forma ao que é uniforme. Procuro plasmar a componente mecânica e estereotipada do acto de compor, (…) admito o módulo estereótipo na qualidade de tecido conectivo entre formas de qualquer modo válidas. Ou ainda, como momento de transição, ou de salvamento, a imagens submersas que, uma vez ressurgidas, me restituem inteiramente na medida da sua presença inamovível”.
A parte da guitarra é construída segundo determinados gestos de carácter diferente (melódico, harmónico, rítmico e tímbrico) que são transpostos, transformados e sintetizados na “camada” electrónica. O papel da electrónica não fica reservado a um aumento textural, ou de criação de timbres distintos, mas também a uma exploração do material sonoro. O objectivo foi criar uma “tapeçaria” composta por determinadas “imagens submersas” que vão sendo entrelaçadas e, “uma vez ressurgidas”, são restituídas “inteiramente na medida da sua presença inamovível”.
Esta peça foi estreada pelo Pedro Rodrigues, em Coimbra, no Festival Música Viva 2003 e apesar de considerar que o contexto favorece a sua interpretação, no sentido de fornecer uma retrospectiva do meu trabalho, por ser extremamente diferente do meu trabalho actual, provavelmente será tocada pela última vez.
1 Stockhausen, Karlheinz et Tannenbaum, Mya; Diálogo com Stockhausen; Edições 70, 1991, Lisboa; p. 68.
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Entretecimento
Execução
2010/Sep/14
EIMAS 2010 - Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras
IAD - UFJF
Juiz de Fora
Brasil
Pedro Rodrigues (guitarra)
Observações
Entretecimento
Execução
2010/Sep/08
III FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea