Compositora e doutoranda na Guildhall School of Music and Drama em Londres, focada no tema «Música visível: abordagens composicionais» - Fátima Fonte está Em Foco no MIC.PT em março.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética 4 flautas e marimba
Estreia
Data 2009/Jul/16
Intérpretes
Lígia Silva (flauta), André Ramos (flauta), Simão Francisco (flauta), Tiago Schwabl (flauta), Rui Silva (marimba)
Local ESMAE
Localidade Porto
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Remontando ao mundo de Frank Zappa, e sobre a forma de Sátira, esta peça pretende “acordar” aquele que foi o verdadeiro visionário do século XX.
O lado critico e intervencionista implícito na sua música, assume aqui um papel conceptual extremamente importante, transformando o discurso musical num jogo de liberdades, onde as regras só existem para quem as cria.
O constante cruzamento de identidades independentes, cooperando para um todo, e a forma espontânea como se interligam, espelham uma personalidade musical, uma forma fútil de reagir ou de estar. O encontro com Zappa foi, nesta peça, tão inesperado como adequado... Saber onde termina a liberdade de um instrumento e começa a do próximo serve de mote à passagem constante de testemunho na organização do seu discurso musical.
Mais do que uma simples homenagem, Sátira a um Profeta reconhece um valor e um protagonismo... Reconhece e agradece uma personagem tão influente e motivadora para mim.
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Sátira a um Profeta
Estreia
2009/Jul/16
ESMAE
Porto
Portugal
Lígia Silva (flauta), André Ramos (flauta), Simão Francisco (flauta), Tiago Schwabl (flauta), Rui Silva (marimba)