se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
MIGUEL AZGUIME EM FOCO NO MIC.PT EM JULHO
Compositor, poeta, performer, assim como director e co-fundador da Miso Music Portugal e do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Miguel Azguime está no mês de Julho Em Foco no MIC.PT. 
O seu universo criativo reflecte uma abordagem multifacetada e uma visão quase mística da arte. Um dos momentos decisivos do seu percurso ocorreu em 1985 com a criação do Miso Ensemble, com Paula Azguime (flauta) e Miguel Azguime (percussão), que se distinguiu pela procura de uma nova forma de fazer música e de promover um outro ideal de vida, pessoal e colectiva.
A afirmação de Miguel Azguime enquanto compositor decorreu ao longo dos anos 90, sendo que a sua música e linguagem pessoal é hoje em dia amplamente reconhecida. Outro momento decisivo no seu percurso constitui a residência da DAAD em Berlim (2006), contexto que propiciou a criação e produção da ópera multimédia Itinerário do Sal – o culminar da integração entre escrita poética e escrita musical no âmbito do domínio que designa por “palavra-sentido/palavra-som”. Esta abordagem, ligada à colaboração visual e dramatúrgica com Paula Azguime, é típica nas peças operáticas, A Menina Gotinha de Água (2011) e A Laugh to Cry (2013). Vários traços destes princípios encontram-se também na sua música de câmara, instrumental e electroacústica e nas obras mais recentes estreadas em 2016 (Descriptions de la Matière, ConCordas, Illuminations), assim como na peça Trabalho Poético I: árvore, encomenda da Fundação D. Luís I, que será estreada no dia 9 de Julho no Centro Cultural de Cascais, num concerto monográfico dedicado ao compositor. 
Além desta nova obra e das várias estreias ocorridas recentemente, para 2016 estão ainda no prelo duas edições monográficas em disco de Miguel Azguime - um novo CD com obras de câmara e a edição da versão remasterizada da sua Op-Era A Laugh to Cry. E no final do ano, dando continuidade ao caminho iniciado com Itinerário do Sal, Miguel Azguime estreará uma nova obra para voz solo, electrónica e vídeo, num espectáculo que nasce, como sempre, da sua cumplicidade criativa com Paula Azguime. Em Julho visitem a secção Em Foco do MIC.PT com o questionário/entrevista a Miguel Azguime.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Compositores Em ENContro de composição e análise
O Conservatório de Música de Coimbra (CMC) e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), promovem nos dias 11 e 12 de Julho em Coimbra um "Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais” (ENCAPE2016). Este encontro, organizado pelos compositores David Miguel e Sara Carvalho, tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores, e outros interessados) para debater e partilhar ideias, experiências e perspectivas relativas ao ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. O programa proposto é constituído por diversas conferências, painéis e debates, que contam com personalidades de relevo no panorama musical em Portugal. Participam vários compositores editados pelo MIC.PT: António Pinho Vargas (com a conferência inaugural “Composição e Análise: entre a potencialidade e a acção”), Fernando Lapa, Daniel Schvetz, Nuno Peixoto de Pinho, Sara Carvalho, Cândido Lima, Jaime Reis, Sofia Sousa Rocha, Carlos Caires, António de Sousa Dias, Filipe Lopes, Rui Penha, Miguel Azguime, Ângela Lopes e Carlos Marecos.
ESTREIA EM Concerto monográfico de Miguel Azguime
No dia 9 de Julho de 2016, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais, estreia uma nova obra de Miguel Azguime para soprano, ensemble e electrónica, Trabalho Poético I: árvore , num concerto monográfico intitulado "Presenças Vocais". A estreia é integrada no Festival Internacional de Cultura promovido pela Câmara Municipal de Cascais, que é responsável também pela encomenda da obra, juntamente com a Fundação D. Luís I. Trabalho Poético I: árvore é uma peça de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, criada a partir do poema do poeta português Carlos de Oliveira. Será interpretada por Marina Pacheco (soprano) e pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, dirigido por Guillaume Bourgogne. Neste concerto monográfico será apresentada também uma nova versão da obra (ThS)inking Survival Kit, para soprano e ensemble. A peça será interpretada por Frances M. Lynch (soprano) e pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Nova peça de Daniel Schvetz no FESTIVAL INTERNACIONAL DE SAXOFONES
No dia 15 de Julho, no Festival Internacional de Saxofones de Palmela (FISP), vai estrear-se a obra Clown Chamber Symphony, para Quarteto de Acordeões e Quarteto de Saxofones, do compositor Daniel Schvetz. A obra do compositor editado pelo MIC.PT será tocada pelo Quarteto Bayan e pelo Artemsax. O compositor lançou recentemente o CD Moderato Tangabile (edição Afinaudio), que inclui peças suas para piano e tuba, e temas partilhados com o tubista Sérgio Carolino. O CD tem sido apresentado em diversas localidades, e será lançado também no dia 17 de Julho no Conservatório Superior de Música de Valência. Entretanto, no dia 26 de Junho estreou-se a sua obra Tece-se a trama, Cante Tejo Alfama, para harpa e tape. Trata-se de uma peça encomendada pela harpista Salomé Pais Matos, que foi incluída no programa do seu recital no Rio Harpfestival, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
OBRAS DE FERNANDO LAPA NO PROJECTO "MÁTRIa"
No dia 4 de Julho serão apresentadas peças de Fernando Lapa no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, integrando o projecto “Mátria - estamos a construir uma ópera”. O projecto teve início em 2015 e é promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Mercearia das Ideias. O projeto prevê a escrita de uma ópera – com música de Fernando Lapa e libreto de Eduarda Freitas – assim como a realização de concertos. O projeto "Mátria" aposta no envolvimento da comunidade e de grupos artísticos da região no processo criativo. Entretanto as suas Canções populares transmontanas, para quinteto de guitarras, foram apresentadas no passado dia 29 de Junho, em Sever do Vouga. O concerto foi integrado no Festival “Guitarras Mágicas”, que vai na sua quarta edição e se estende até dia 3 de Julho. As obras foram interpretadas pelo quinteto 5G5C. O compositor editado pelo MIC.PT fará ainda parte do júri do Concurso de Composição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no dia 21 de Julho.
CONFERÊNCIA De ANTÓNIO PINHO VARGAS SOBRE MÚSICA E PODER
O compositor António Pinho Vargas fará no dia 27 de Julho uma conferência seguida de tertúlia sobre a temática do seu livro Música e Poder: para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu, que resulta da sua dissertação de doutoramento em Sociologia da Cultura apresentada na Universidade de Coimbra em 2010. A conferência é destinada aos músicos da Jovem Orquestra Portuguesa e decorrerá no Conservatório de Música de Coimbra às 21h30.
ESTREADA PEÇA DE GONÇALO GATo NA ALEMANHA
Uma nova peça de Gonçalo Gato, compositor editado pelo MIC.PT, foi estreada no passado dia 10 de Junho em Freiburgo, na Alemanha. A peça Irreal, von fern, para flauta, em estreia absoluta, resultou de uma criação com o flautista Martin Fahlenbock, membro do Ensemble Recherche, um dos mais destacados ensembles de música contemporânea da actualidade, fundado em 1985. O concerto do Ensemble Recherche teve lugar no Morat-Institut für Kunst und Kunstwissenschaft, de Freiburgo.
CONCERTO DE
DANIEL MARTINHO
NA CASA DA MÚsiCA
Um novo Concerto para saxofones, orquestra e electrónica de Daniel Martinho será estreado no dia 22 de Julho, às 21h30, na Casa da Música, no Porto. A obra de Daniel Martinho será interpretada pelos solistas Jorge Sousa (saxofones alto, tenor e barítono) e Marcelo Marques (soprano e barítono). José Eduardo Gomes dirigirá a Orquestra Sinfónica de Jovens da Academia de Música de Costa Cabral, num concerto que encerra o V Estágio Nacional desta orquestra sinfónica.
NOVO PRÉMIO PARA OBRA DE JOÃO PEDRO OLIVEIRA
João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, obteve mais um prémio pela obra 'Aphâr. no Accolade Film Awards. É o sexto prémio atribuído a esta obra, desta vez numa competição internacional que premeia filmes de vanguarda. João Pedro Oliveira venceu este galardão na categoria de “filme experimental”, atribuído à obra ‘Aphâr, originalmente escrita em 2007 e cuja versão vídeo foi realizada em 2015. Entretanto, a sua obra Et Ignis Involvens foi apresentada no dia 14 de Junho no New York City Electroacoustic Music Festival, em Nova Iorque. A sua obra Magma, para violino e eletrónica vai ser tocada no New York Computer and Electronic Music Festival, no New York Philharmonic's Biennal e no Lucca International Festival (Itália).
JAIME REIS DIRIGE CURSO EM ESCOLA DE VERÃO
Jaime Reis irá dirigir o curso introdução à Música Electroacústica, Sound Design e Espacialização, a decorrer de 13 a 19 de Julho em horário pós-laboral, na Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Trata-se de uma actividade destinada a um público geral que pressupõe uma introdução à história da música electroacústica e sua espacialização com uma forte componente prática onde serão experienciados diferentes interfaces de composição e espacialização controlados por computador e discutidas técnicas criativas que todos os participantes terão oportunidade de experimentar.
LIVRO DE
CARLOS ALBERTO AUGUSTo EM FORMATO E-BOOK
O livro Sons e silêncios da paisagem sonora portuguesa, de Carlos Alberto Augusto, acabou de ficar disponível em formato ebook. A publicação original foi editada em 2014 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. A obra reflecte sobre o “som de Portugal”, pretendendo compreender “o que nos diz a paisagem sonora portuguesa se nos dispusermos a ouvi-la” e analisando “três elementos dominantes e problemáticos da paisagem sonora portuguesa, o ruído, o silêncio e a música”. Carlos Alberto Augusto é compositor editado pelo MIC.PT e tem realizado diversos trabalhos nos domínios da investigação, legislação, normalização e controlo do ruído.
PEÇA DE IGOR C. SILVA TOCADA EM PALMELa
POR HENRIQUE PORTOVEDO
A obra Numb, de Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, será tocada pelo saxofonista Henrique Portovedo no dia 15 de Julho, em Palmela. A peça será interpretada no âmbito do Festival Internacional de Saxofones de Palmela (FISP). Numb é uma composição de 2015 para saxofone barítono e electrónica em tempo real e foi estreada no ano passado por este mesmo saxofonista no evento Electroacoustic Winds.
OBRAS de DANIEL SCHVETZ, CÂnDIDO LIMA E RUI PENHa
pelo Duo Borealis
O Duo Borealis, formado por Helena Marinho (pianoforte) e António Carrilho (flautas de bisel) apresentou na Casa da Música, no passado dia 28 de Junho, obras de compositores portugueses editados pelo MIC.PT: Occursus, de Daniel Schvetz (uma estreia desta versão, dedicada ao Duo Borealis, depois da obra ter sido apresentada numa versão para piano solo no Festival Música Viva 2015), Le chanteur du val, de Cândido Lima e In many, many ears, de Rui Penha. O projecto intitula-se “Música nova para instrumentos antigos”, uma proposta que pretende, segundo os intérpretes “reinventar e desconstruir o conceito de instrumento/repertório histórico, procurando novas perspectivas na interpretação e criação musical para flauta de bisel e pianoforte”. O projecto, apoiado pela Direcção Geral das Artes em 2015, realiza uma digressão de concertos comentados pelos intérpretes e a gravação de 2 CDs que propõem um diálogo entre repertórios díspares e de épocas distintas com particular enfoque na música de autores portugueses.
ESTREIA DE OBRA DE GONÇALO LOURENÇO NOS EUA
A pianista Susie Ha vai estrear a peça GL 21 Momentos, 11 miniaturas para piano solo, de Gonçalo Lourenço, compositor editado pelo MIC.PT. Esta estreia é inserida no evento New Music Norfolk, em Norfolk, nos EUA, uma iniciativa que se destina a promover música dos nossos dias e compositores que começam a surgir no panorama musical mundial. O primeiro concerto terá lugar no dia 2 de Julho, pelas 21 horas locais, no Diehn Fine and Performing Arts Building.
DANIEL MOREIRA . NOVO COMPOSITOR EDITADO PELO MIC.PT
Daniel Moreira junta-se a partir de Julho de 2016 aos Compositores Editados pelo MIC.PT. O Catálogo on-line de Partituras do MIC.PT inclui já três obras suas, Noctis Lumina (2007) para viola, Trio (2009-2010) para flauta, clarinete e piano e da Luz e do Fogo (2010) para coro misto a cappella. Nascido no Porto, em 1983, Daniel Moreira é mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (2010). A actividade de Daniel Moreira enquanto compositor abraça múltiplos géneros e formatos, da música orquestral à de câmara, passando pela música vocal e para ensemble. Em 2015, esse âmbito alargou-se à música cénica, com a composição da primeira ópera, e, em 2016, à música de filme, com a composição da primeira banda sonora. Daniel Moreira é, desde 2009, professor de composição, análise e estética musical na ESMAE, e, desde 2014, investigador em teoria das artes no CITAR da Universidade Católica Portuguesa.
DIOGO da COSTA FERREIRa
. NOVO COMPOSITOR EDITADO PELO MIC.PT
Diogo Costa Ferreira é a partir deste mês Compositor Editado pelo MIC:PT. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui agora quatro obras suas: Le vent murmure Ithaque para flauta (2016), quasi miniatura para quarteto de flautas e violoncelo (2015), The Son of Iapetus para violoncelo (2014) e Weltschmerz I para violino, viola, violoncelo e piano (2015). Diogo da Costa Ferreira nasceu em Lisboa em 1993. Trombonista de formação, foi solista e chefe de naipe da Orquestra Sinfónica Juvenil. Estudou Direcção de Orquestra com Roberto Pérez, Jean-Sébastien Béreau e Ernst Schelle. Paralelamente, estudou composição com Carlos Marecos. O seu catálogo, enquanto compositor, inclui música orquestral, de câmara e para instrumentos solistas, assim como música para teatro. Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de João Madureira e de Carlos Caires. Simultaneamente aos seus estudos musicais, estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializado-se em Filosofia da Arte e Estética. Actualmente, dedica-se à escrita, à composição e ao ensino.
 
música hoje na antena 2

2 de Julho, à 1h00
Música de Miguel Azguime
Esta emissão de Música Hoje é dedicada ao compositor Miguel Azguime, com destaque para algumas das suas composições estreadas recentemente. A emissão coincide com a semana em que se realiza um concerto monográfico do compositor no Centro Cultural de Cascais.

16 de Julho, à 1h00
Novas edições de música portuguesa
Emissão de Música Hoje consagrada à apresentação de novas edições em CD de música portuguesa da actualidade. Em destaque o disco Mares, com música de António Chagas Rosa tocada pelo Drumming - Grupo de Percussão.

30 de Julho, à 1h00
Novas edições de música portuguesa
Emissão dedicada a novas edições de música portuguesa dos séculos XX e XXI, incluindo obras do novo CD do violoncelista Bruno Borralhinho editado pela Naxos: Portuguese music for cello and orchestra.

partituras mic.pt

O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 942 obras de 58 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
Novas partituras NO mic.pt
Daniel Moreira, Noctis Lumina (2007)
viola
Daniel Moreira,Trio (2010)
flauta, clarinete e piano
Daniel Moreira, da Luz e do Fogo (2010)
coro misto a cappella
Diogo da Costa Ferreira, Le vent murmure Ithaque (2016)
flauta
Diogo da Costa Ferreira, quasi miniatura (2015)
quarteto de flautas e violoncelo
Diogo da Costa Ferreira, The Son of Iapetus (2014)
violoncelo
Diogo da Costa Ferreira, Weltschmerz I (2015)
violino, viola, violoncelo e piano
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
MIGUEL AZGUIME
Dossier n.º 8: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Julho, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão portuguesa do Dossier n.º 8 de Miguel Azguime. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida e Dossier n.º 8 . Miguel Azguime.
novos cd NO mic.pt
DRUMMING
-MARES - ANTÓNIO CHAGAS ROSA

Obras de António Chagas Rosa, incluindo Mares, Yemaya's Song, Deep Water Music e Four Cartoons. Interpretação do Drumming - Grupo de Percussão. Direcção de Miquel Bernat.
Edição:mpmp
BRUNo BORRALHINHO
-portuguese MUSIC FOR CELLO AND ORCHESTRA

Obras de Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos. Interpretação de Bruno Borralhinho (violoncelo) e Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Pedro Neves.
Edição:Naxos
estreias recentes
IGOR C. SILVA
Your Trash
, para percussão e electrónica
2 de Junho, CVA - Amsterdão
João Braga Simões, percussão
Igor C. Silva, electrónica
GONÇALO GATO
Irreal, von fern
, para flauta
10 de Junho, Morat-Institut für Kunst u. Kunstwissenschaft, Freiburgo
Ensemble Recherche
Martin Fahlenbock, flauta
Miguel Azguime
Descriptions de la Matière, para piano e electrónica
11 de Junho, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Elsa Silva, piano
Gilberto Bernardes, electrónica

Christopher Bochmann
Letter to Jean-Sébastien Béreau

18 de Junho, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Ana Telles, piano
VASCO NEGREIROS
...para a mão esquerda

28 de Junho, Casa da Música, Porto.
Duo Borealis
Helena Marinho, pianoforte
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição