Agenda

Concursos & Calls

2025 · aplicações até/applications until: fevereiro/ February · abril/ April · junho/ June · julho/ July · agosto/ August · setembro/ September · dezembro/ December

2024 · aplicações até/applications until: março/ March · abril/ April · junho/ June · julho/ July · outubro/ October

2023 · aplicações até/applications until: fevereiro/February · março/ March · abril/ April · junho/ June · julho/ July · agosto/ August · outubro/ October · novembro/ November

2025 · dezembro/ December

2.º Concurso Internacional de Composição de Lied Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond’Ar-te

2nd Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond'Ar-te International Lied Composition Competition

Data final para receção das obras a concurso: 31 de dezembro de 2025.

Works submission until: 31st of December, 2025.

2.º Concurso Internacional de Composição de Lied Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond’Ar-te

A Fundação da Casa de Mateus, em colaboração com o Sond’Ar-te Electric Ensemble, e a blablaLab Associação Cultural, anuncia a segunda edição do Concurso Internacional de Composição de Lied Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond’Ar-te. Promovendo a escrita de Lied, este concurso visa incentivar a criação, interpretação e divulgação de novas obras musicais que combinam a voz com instrumentos e com a possibilidade de inclusão de meios eletroacústicos. As candidaturas estão abertas a compositores de todas as nacionalidades, que podem submeter até duas composições inéditas, não estreadas, não publicadas comercialmente, nem premiadas em outros concursos. As obras devem ter uma duração entre 7 e 15 minutos e ser escritas para duo. A escolha dos textos para as composições deverá incidir na obra de Álvaro García de Zúñiga, cujos textos propostos podem ser consultados nos sítios das entidades parceiras.

The Casa de Mateus Foundation, in collaboration with the Sond’Ar-te Electric Ensemble and the blablaLab Cultural Association, announces the second edition of the Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond'Ar-te International Lied Composition Competition. This competition aims to promote the creation, performance, and dissemination of new Lied works, encouraging the combination of voice with instruments and the potential inclusion of electroacoustic elements. The competition is open to composers of all nationalities, who may submit up to two original compositions that have neither been premiered, commercially published, nor awarded in other competitions. The works must have a duration of between 7 and 15 minutes and should be written for a duo. The texts chosen for the compositions must be based on the works of Álvaro García de Zúñiga, whose suggested texts are available on the websites of the partner organisations.

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2025 · setembro/ September

Sound in Museums · Chamada para Instalações Multimédia

Sound in Museums · Call for Multimedia Installations

Até 20 de setembro de 2025.

Until 20 September 2025.

Sound in Museums – Call for Sound Installations

Quatro ecrãs LED, 24 colunas de som, e ainda um sistema de transdução de som em vibrações. O salão imersivo do Museu Nacional da Música está a chegar e os artistas multimédia interessados estão convidados a submeter propostas que serão apresentadas na conferência internacional Sound in Museums, em Outubro.

Nesta ocasião, aos criadores das três propostas mais votadas pelo público serão encomendadas obras de maior duração, para estreia em 2026.

 

 

Four LED screens, 24 speakers, and even a vibration sound transduction system. The immersive hall of the National Music Museum is coming soon, and interested multimedia artists are invited to submit proposals to be presented at the international conference Sound in Museums in October.

On this occasion, the creators of the three proposals most voted for by the public will be commissioned to create longer works, to be premiered in 2026.

 

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2025 · agosto/ August

Concurso Nacional de Composição

Entrega de partituras até 31 de agosto de 2025.

Concurso Nacional de Composição

Em 2025, a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga celebra o 25.º aniversário do Curso de Composição, o primeiro curso de nível secundário em Portugal.
Pretende-se incentivar a criação musical contemporânea portuguesa, em particular dos compositores mais jovens e em formação, nas vertentes SOLO e MÚSICA DE CÂMARA.
Na categoria SOLO serão admitidas a concurso obras de alunos dos Cursos Secundários de Música e dos Cursos Profissionais de Música (nível IV) ministrados em Portugal, que estejam matriculados numa instituição de ensino de música reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação no ano letivo 2024-25 ou 2025-26.
Na categoria MÚSICA DE CÂMARA serão admitidas obras de compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal, nascidos a partir de 1 de janeiro de 2002.

Os resultados serão divulgados até ao dia 1 de outubro de 2025.

O júri é constituído por 5 elementos: Ana Moura (presidente do júri), Ana Seara, André Ruiz, Eduardo Luís Patriarca e Fernando C. Lapa.

 

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2025 · julho/ July

26.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2025

26th International Electroacoustic Composition Competition – MÚSICA VIVA 2025

Data final para receção das obras a concurso: 31 de julho de 2025.

Works submission until: 31st of July, 2025.

25.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2025

A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras acusmáticas/ eletroacústicas, a Miso Music Portugal promove e organiza a 26.ª edição do Concurso Internacional de Composição Eletroacústica Música Viva 2025. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de julho de 2025 (23h59, tempo de Lisboa) e os resultados serão anunciados a 31 de outubro de 2025. A obra premiada será difundida através da Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal durante o festival Curto-Circuito que terá lugar em dezembro de 2025 em Lisboa. O júri do 26.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica – Música Viva 2025 será anunciado brevemente.

With the aim to encourage the creation and diffusion of new acousmatic/ electroacoustic works, Miso Music Portugal promotes and organises the 26th International Electroacoustic Composition Competition – Música Viva 2025. The deadline for the works’ submission is July 31, 2025 (11h59 p.m., Lisbon time) and the results will be announced on October 31, 2025. The presentation of the winning work, diffused via the Miso Music Portugal’s Loudspeaker Orchestra, will occur in December, 2025, in the context of the Short Circuit Festival in Lisbon. The jury of the 26th International Electroacoustic Composition Competition – Música Viva 2025 will be announced shortly.

 

 

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VII Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho

7th GMCL/ Jorge Peixinho International Composition Competition

A chamada para o concurso está aberta até 25 de julho de 2025.

The call for entries is open until July 25, 2025.

VII Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) anuncia o VII Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho, cujo júri conta com Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Nuria Nuñez Hierro (convidado especial). Este concurso é organizado bienalmente, tem como objetivos centrais o incentivo e a divulgação da criação musical, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara, e compreende duas categorias. As obras inscritas para categoria A devem contemplar todos os instrumentos presentes no GMCL: mezzo-soprano, flauta transversal, clarinete, violino, viola, violoncelo, harpa, percussão e piano. As obras da categoria B, referente à música de câmara, devem usar, no mínimo, quatro dos nove elementos acima. Ambas as categorias aceitam obras com eletrónica. Quanto aos concorrentes, não há restrições de idade nem limite para o número de obras enviadas. Os trabalhos premiados serão apresentados num concerto gravado e transmitido pela Antena 2.

The Lisbon Contemporary Music Group (GMCL) announces the 7th GMCL/ Jorge Peixinho International Composition Competition, whose jury includes Ivan Fedele (president), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado and Nuria Nuñez Hierro (special guest). This competition is organised every two years, and its primary purpose is to encourage and disseminate musical creation, contributing to the growth of contemporary chamber music repertoire. This composition competition comprises two categories. The works in category A must include all the GMCL instruments: mezzo-soprano, flute, clarinet, violin, viola, cello, harp, percussion, and piano. Works in category B, referring to chamber music, must use at least four of the nine elements above. Both categories accept works with electronics. As for the candidates, there are no age restrictions or limits regarding the number of submitted works. The winning works will be presented at a concert recorded and broadcast by Antena 2.

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Prémio de Composição Acordeão 2025

Candidaturas até 18 de julho de 2025.

Prémio de Composição Acordeão 2025

Com o objetivo de promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na sua vertente erudita, contribuindo desta forma para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, do respetivo repertório, foi instituído um Prémio de Composição para Acordeão, uma iniciativa da Associação FOLEFEST.

Este Prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade.

A obra a apresentar terá que ser inédita (i.e. nunca anteriormente tocada em publico, gravada ou publicada em disco ou partitura comercial, premiada no âmbito de outro qualquer concurso, ou resultante de uma encomenda), reservando-se à organização do Prémio a estreia absoluta das obras premiadas.

O Júri será formado por:
Amílcar Vasques-Dias (compositor)
Ângela da Ponte (compositora)
Presidente: Paulo Jorge Ferreira (acordeonista/ compositor)

 

 

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2025 · junho/ June

Mind the Gap · Chamada Aberta · Cadavre Exquis

Mind the Gap · Open Call · Cadavre Exquis

Data limite: 15 de junho de 2025 (23h59 CET).

Deadline: June 15th, 2025 (11:59 p.m. CET).

Mind the Gap · Chamada Aberta · Cadavre Exquis

JÚRI
Nathalie Négro (PIANO AND CO, França), Rémi Durupt (França), Orsolya Kaincz (Hungria), Miguel Azguime (Portugal), Krists Auznieks (Letónia)

O projeto MIND THE GAP, apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, é dedicado à promoção, e valorização das obras de compositoras de todas as idades, na Europa.

Liderada por PIANO AND CO (França), MISO MUSIC PORTUGAL (Portugal), SANSUSĪ (Létonia) e PRO PROGRESSIONE (Hunngria), esta iniciativa pretende criar um espaço onde o trabalho destas compositoras tenha o reconhecimento que merece.

Através deste projeto, quatro compositoras (mulheres e pessoas não-binárias) serão convidadas a contribuir para uma obra musical coletiva baseada no formato do Cadavre Exquis.

Esta peça será apresentada e gravada ao vivo em 2026, em Lisboa no O’culto da Ajuda (Portugal), com uma outra apresentação em 2027, em Budapeste (Hungria) no Transparent Sound New Music Festival.

>> Informação detalhada para candidatura

JURY
Nathalie Négro (PIANO AND CO, France), Rémi Durupt (France), Orsolya Kaincz (Hungary), Miguel Azguime (Portugal), Krists Auznieks (Latvia)

The “MIND THE GAP” project, supported by the Creative Europe program of the EU, is dedicated to promoting, highlighting, and amplifying the works of European women and non-binary composers of all ages.

Led by PIANO AND CO (France), MISO MUSIC PORTUGAL (Portugal), SANSUSĪ (Latvia) and PRO PROGRESSIONE (Hungary), this initiative creates a space where the work of these composers are given the recognition they deserve.

Through this project, four composers (women and non-binary) are invited to contribute to a collective musical work based in the form of Cadavre Exquis.

The work is scheduled for performance and live recording in 2026 in Lisbon (Portugal) at O’culto da Ajuda and a performance in 2027 in Budapest (Hungary) at Transparent Sound New Music Festival.

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2025 · abril/ April

V Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto

Entrega de trabalhos até 6 de abril de 2025.

Manuel Emílio Porto

O Município das Lajes do Pico, tendo em consideração a extraordinária dimensão artístico musical do maestro Manuel Emílio Porto, natural da freguesia da Ribeirinha, concelho das Lajes do Pico, tomou a iniciativa de promover um concurso nacional que estimule a criação de composições corais. Em tempos incertos, esta iniciativa assume uma maior importância, revelando-se não só como uma forma de reconhecimento do trabalho de Manuel Emílio Porto, uma figura fundamental do universo musical açoriano que dedicou a sua vida à música coral, mas também de valorização da língua portuguesa, através da composição de obras corais em português.
Neste sentido a Câmara Municipal das Lajes do Pico e o Grupo Coral das Lajes do Pico, em parceria com o MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, promovem a IV edição do Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto.

Informações
Júri: Christopher Bochmann, Jorge Matta e Hildeberto Peixoto.
Categorias e Prémios: Coro Misto (SATB) – 1250€ · Vozes Brancas – 1250€.
Entrega de trabalhos: até 6 de abril de 2025.
Para mais informações, consulte o regulamento ou contacte a organização do concurso através do e-mail secretariado.cncc.mep[at]gmail.com.

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2025 · fevereiro/ February

Prémio Musa 2024

Musa 2024 Prize

A data limite para o envio das partituras é o dia 15 de fevereiro de 2025, às 23h59, hora de Portugal continental.

The deadline for the application is February 15th, 2025, at 23h59 (GMT).

José Mário Branco · © Rita Carmo

O MPMP Património Musical Vivo anuncia a sexta edição do Prémio Musa, criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
O Prémio Musa é aberto a compositores de quaisquer idades e nacionalidades.
As obras devem ter como ponto de partida letras de José Mário Branco. É obrigatório integrar texto(s) que o cantautor tenha escrito para as suas canções e/ou poesia de outros autores dos quais ele se tenha servido, dando-se todavia total liberdade no que tange à natureza da sua reapropriação num novo contexto musical – que não deve passar pelo arranjo ou reorquestração dos de José Mário Branco, mas sim pela elaboração de música original.
Júri: Daniel Moreira, Nuno da Rocha e Sara Ross.

MPMP Património Musical Vivo hereby announces the sixth edition of the Musa Prize, created with the aim of distinguishing musical excellence in contemporary composition within the classical tradition and promoting the Portuguese language as an expressive vehicle.
The award is open to composers of any age or nationality.
Works submitted must be based on lyrics written by José Mário Branco for his songs, or poetry by other others which he himself set. It is mandatory to use words he wrote to set to music, albeit with complete freedom regarding how best to reappropriate them into a new musical fabric – which should not consist of the arrangement or reorchestration of José Mário Branco’s, but rather the elaboration of original music.
Jury: Daniel Moreira, Nuno da Rocha e Sara Ross.

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2024 · outubro/ October

Convite à apresentação de comunicações | Simpósio ACTUS: O Público enquanto Performer

Call for papers in English | Symposium ACTUS: Audience as Performer

Data limite para enviar resumos: 1 de outubro de 2024.

Deadline to submit abstracts: October 1st 2024.

imagem ilustrativa

O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e a Universidade de Aveiro vão acolher o simpósio online, ACTUS: O Público enquanto performance, nos dias 8 e 9 de novembro de 2024. Este evento está inserido no projeto ACTUS: O Público enquanto performer, um projeto financiado pelo INET-md, com fundos da FCT. A investigadora Sara Carvalho lidera o projeto, em colaboração com uma equipa composta pelo investigador Gilvano Dalagna e pela doutoranda Daiana Maciel.

São convidadas propostas compatíveis com os temas da conferência, em formato de apresentação de comunicações (até 30 minutos). Os autores devem enviar resumos até 500 palavras em documento Word, para o e-mail deca-actus@ua.pt. Data limite: 1 de outubro de 2024. O idioma do simpósio é em inglês.

The Institute of Ethnomusicology – Centre for Music and Dance Studies (INET-md) and the Universidade de Aveiro will host the online symposium, ACTUS: Audience as Performers, on the 8th and 9th of November 2024. This event is linked to the project ACTUS: Audience as Performers, a project funded by INET-md, with funds from FCT. Researcher Sara Carvalho leads the project, in collaboration with a team of researcher Gilvano Dalagna and doctoral student Daiana Maciel.

Proposals compatible with the conference’s themes are invited in a paper presentation format (up to 30 minutes). Authors should submit abstracts in English of up to 500 words in a word document, to the e-mail deca-actus@ua.pt. The symposium language is English. Deadline: October 1st 2024.

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2024 · agosto/ August

Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP · 3.ª Edição

Candidaturas até 1 de agosto de 2024.

Prémio Compositor Francisco de Lacerda

Estão abertas as candidaturas para a edição de 2024 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP, no valor de 7.500,00€, com o objetivo de fomentar a criação musical nacional e premiar obras de compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.

Criado pela Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural, esta terceira edição do maior prémio pecuniário nacional de composição para orquestra proporciona a possibilidade de candidatura a todos os compositores que cumpram as condições do regulamento.

O Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP assegura ainda a estreia da peça vencedora em setembro de 2024 na Biblioteca Nacional de Portugal, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O júri da edição de 2024 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Milennium BCP é constituído por Magnus Lindberg, Bernard Foccroulle, Helen Grime e Vasco Mendonça.

 

 

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2024 · julho/ July

Prémio de Composição Acordeão 2024

Candidaturas até 5 de julho de 2024.

Prémio de Composição Acordeão 2024

Com o objetivo de promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na sua vertente erudita, contribuindo desta forma para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, do respetivo repertório, foi instituído um Prémio de Composição para Acordeão, uma iniciativa da Associação FOLEFEST.

Este Prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade.

A obra a apresentar terá que ser inédita (i.e. nunca anteriormente tocada em publico, gravada ou publicada em disco ou partitura comercial, premiada no âmbito de outro qualquer concurso, ou resultante de uma encomenda), reservando-se à organização do Prémio a estreia absoluta das obras premiadas.

O Júri será formado por:
Sérgio Azevedo (compositor)
Isabel Soveral (compositora)
Presidente: Paulo Jorge Ferreira (acordeonista/ compositor)
Secretariado: Nélson Ruivo (Associação FOLEFEST)

 

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Prémio de Composição SPA/ Antena 2 – 13.ª Edição

As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado até ao dia 1 de julho de 2024 (data de receção).

Prémio de Composição SPA/ Antena 2

Estão abertas as candidaturas para a 13.ª Edição do Prémio de Composição promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores e a Antena 2.

Com o objetivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho dos jovens compositores, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP/ Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2 destinado a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de janeiro de 1989.

 

 

 

 

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2024 · junho/ June

1.º Concurso Internacional de Composição de Lied (Álvaro García de Zúñiga/ Casa de Mateus/ Sond’Ar-te)

1st International Lied Composition Competition (Álvaro García de Zúñiga/ Casa de Mateus/ Sond’Ar-te)

Inscrições abertas até: 21 de junho de 2024 (prazo estendido).

Registration open until June 21, 2024 (extended deadline).

Concurso Lied

As composições submetidas devem ser escritas para um duo, numa combinação escolhida entre soprano e os seguintes instrumentos, com ou sem eletrónica: flauta, clarinete, violino, violoncelo ou piano. A escolha de textos deverá incidir na obra de Alvaro García de Zúñiga.

JÚRI
IRIS TER SCHIPHORST (D)
PHILIPPE LEROUX (FR)
MIGUEL AZGUIME (PT)

The compositions submitted must be written for a duo, in a combination chosen between the soprano voice and the following instruments, with or without electronics: flute, clarinet, violin, cello or piano. The choice of texts should focus on the work of Alvaro García de Zúñiga.

JURY
IRIS TER SCHIPHORST (D)
PHILIPPE LEROUX (FR)
MIGUEL AZGUIME (PT)

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17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim

17th edition of the International Composition Competition of Póvoa de Varzim

Data final para receção das obras a concurso: 7 de junho de 2024.

Works submission until: 7th of June, 2024.

17.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) anuncia a 17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV). O 17.° CICPV tem como objetivo premiar obras de compositores nascidos depois de 1 de dezembro de 1984.

Júri: António Pinho Vargas (presidente), Carlos Azevedo, Carlos Caires, Fátima Fonte

O Regulamento está disponível on-line: LIGAÇÃO.

 

 

The International Music Festival of Póvoa de Varzim announces the 17th edition of the International Composition Competition of Póvoa de Varzim (CICPV). The 17th CICPV is open to all composers born after December 1st, 1984.

Jury: António Pinho Vargas (president), Carlos Azevedo, Carlos Caires and Fátima Fonte

The competition rules are available online: LINK.

 

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2024 · abril/ April

Call for Works · ISCM World New Music Days 2025

Works submission until: 25th of April, 2024.

25.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2024

The Portuguese ISCM Section, Miso Music Portugal, has launched the official Call for Works for the International Society for Contemporary Music (ISCM) World New Music Days 2025 in Portugal – Lisbon and Porto, May 30th to June 7th.
Miso Music Portugal invites the ISCM – International Society for Contemporary Music Sections, Members, and Individual Applicants to submit works for the festival.

Submissions should be made via the relevant forms prepared by the ISCM (Official Submissions) and Miso Music Portugal (Individual Submissions), no later than 11:59 p.m. CET on April 25th, 2024. Works submitted after the deadline will not be considered. The official announcement of the selected works will occur in July 2024.

There are two ways for composers to submit works for consideration:

Official Submissions. The ISCM Sections or Member organisations will issue a Call and invitations for the composers to present their works for potential inclusion in the Official Submissions.
Composers can make Individual Submissions.

For more information, contact the organiser: wnmdays2025-portugal[at]misomusic.com.

 

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2024 · março/ March

25.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2024

25th International Electroacoustic Composition Competition – MÚSICA VIVA 2024

Data final para receção das obras a concurso: 31 de março de 2024.

Works submission until: 31st of March, 2024.

25.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2024

A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras eletroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 25.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2024. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de março de 2024, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2024, que terá lugar entre 3 e 11 de maio.

Júri: Panayiotis Kokoras, Robert Normandeau e Miguel Azguime

With the aim to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 25th International Electroacoustic Composition Competition – MÚSICA VIVA 2024. The deadline for the works’ submission is 31st of March, 2024. The winning work will be announced during the Música Viva 2024 Festival, occurring between May 3 and 11.

Jury: Panayiotis Kokoras, Robert Normandeau and Miguel Azguime

 

 

 

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2023 · novembro/ November

12.ª edição – Concurso Nano Músicos Eletroacústicos (Cat. – Ensino Artístico Especializado)

Prazo de candidaturas: 27 de novembro de 2023.

Concurso Nano Músicos Electroacústicos

O Projecto DME apresenta a 12.ª edição do Concurso Nano Músicos Eletroacústicos, a decorrer no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum (Portugal) em dezembro de 2023.

Quem pode concorrer?
Alunos do Ensino Artístico Especializado de Música em qualquer instituição de ensino de música reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação de Portugal. Alunos do Ensino Profissional. Limite de idade: 21 anos.
O que fazer?
Cada candidato/a deve compor uma peça para instrumento e eletrónica, com duração entre 2 e 5 minutos.
Quando e onde?
Os candidatos seleccionados apresentarão a peça num concerto integrado no Festival DME, a decorrer em Seia (Portugal) em dezembro de 2023.
Como concorrer?
Até 27 de novembro de 2023, cada candidato deve preencher todos os campos do seguinte formulário: >> ligação.

O júri é constituído pelo compositor e diretor artístico do Projecto DME, Jaime Reis, e pelo compositor João Pedro Oliveira.

O Projecto DME é tutelado pela AFEA – Associação de Fomento do Ensino Artístico/ Conservatório de Música de Seia, sendo financiado pela DGARTES/ Ministério da Cultura. O Concurso Nano Músicos Electroacústicos conta também com o apoio da Câmara Municipal de Seia, da Ableton e da Arpejo Editora.

>> Regulamento Completo

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2023 · outubro/ October

Concurso Nacional de Composição para Coro Infantil e Juvenil – Águas Gémeas

Novo prazo de entrega das candidaturas: 31 de outubro de 2023.

CIUL

TEMÁTICA

Águas Gémeas:

A ideia de Águas Gémeas centra-se no significado crescente da água, em importância e em complexidade. Recurso vital para a humanidade, e hoje cada vez mais socialmente alienado, a água é uma chave para o entendimento das formas culturais da relação que construímos com o mundo e com os outros.

Este concurso da Miso Music Portugal insere-se no projeto de investigação científica e de criação artística dirigido pelo antropólogo Pedro Prista, um projecto Observa ICS UL ao qual deu o nome de Águas Gémeas.

Este projeto é lançado para o território da barragem de Santa Clara construída na década de 1960 no Concelho de Odemira.

Uma nota sobre a gemelidade da água.

Júri: Basilio Astúlez Duque, Sanna Valvanne, Erica Mandillo, Miguel Azguime.

 

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2023 · agosto/ August

Prémio Musa 2023

Musa Prize 2023

Prazo de entrega das obras a concurso: 31 de agosto de 2023.

Works submissions until August 31, 2023.

Natália Correia

O MPMP Património Musical Vivo, com apoio da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no âmbito da celebração do centenário do nascimento da escritora Natália Correia, anuncia a quinta edição do Prémio Musa, criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
O Prémio Musa é aberto a compositores de quaisquer idades e nacionalidades.
As obras devem ter como ponto de partida a obra literária de Natália Correia. É obrigatório utilizar palavras da autora, dando-se todavia total liberdade no que tange ao tipo de utilização desenvolvida.
As obras devem ser compostas para voz feminina solo.

MPMP Património Musical Vivo, with the support of the Ponta Delgada Public Library and Regional Archive, celebrating writer Natália Correia’s centennial, announces the fifth edition of the Musa Prize, created with the aim of distinguishing musical excellence in contemporary composition of classical tradition and promoting the Portuguese language as an expressive vehicle.
The award is open to composers of any age or nationality.
Works submitted must be conceptually based on the literary output of Natália Correia. It is mandatory to use her words, albeit with complete freedom regarding the way of using them.
Submitted works must be written for solo female voice.

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2023 · julho/ July

VI Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho

6th GMCL/ Jorge Peixinho International Composition Competition

Entrega das obras até 28 de julho de 2023.

Works submissions until July 28, 2023.

Concurso GMCL/ Jorge Peixinho

O VI Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho é organizado bienalmente pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e tem como objetivos centrais o incentivo à criação musical e sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara.
O júri será constituído por: Ivan Fedele (Presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Isabel Soveral, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Kunsu Shim (convidado especial)
As obras a concurso deverão ser enviadas em formato digital (.pdf), até ao dia 28 de julho de 2023, para: gmcl.concursocomposicao[at]gmail.com.

 

The 6th GMCL/ Jorge Peixinho International Composition Competition, organised by the Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Contemporary Music Group of Lisbon), aims to encourage musical creation and its divulgation, thus contributing to the development of the repertoire of chamber music.
The Competition's jury comprises Ivan Fedele (President), Gerhard Stabler: Ivan Fedele (President), Gerhard Stabler, João Madureira, Isabel Soveral, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado and Kunsu Shim (special guest).
The candidates must send the works and application form (.pdf) by e-mail until July 28, 2023: gmcl.concursocomposicao[at]gmail.com.

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Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP · 2.ª Edição

Candidaturas até 1 de julho de 2023.

Prémio Compositor Francisco de Lacerda

Estão abertas as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP, no valor de 7.500,00€, com o objetivo de fomentar a criação musical nacional e premiar obras de compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.

Criado pela Francisco de Lacerda – A Música e o Mundo, Associação Cultural, esta segunda edição do maior prémio pecuniário nacional de composição para orquestra alarga a possibilidade de candidatura a todos os compositores que cumpram as condições do regulamento, independentemente da sua idade.

O Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP assegura ainda a estreia da peça vencedora no encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2023, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O júri da edição de 2023 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Milennium BCP é constituído pelos compositores Magnus Lindberg, Christian Mason, Aspasia Nasopoulou e Vasco Mendonça.

 

 

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2023 · junho/ June

Prémio Internacional de Composição Darcos

Darcos International Composition Award

O prazo de entrega termina no dia 12 de junho de 2023.

The deadline for submission is June 12, 2023.

Manuel Emílio Porto

 

A TEMPORADA DARCOS anuncia a primeira edição do Prémio Internacional de Composição DARCOS. O Concurso é aberto a compositores de qualquer nacionalidade e sem limite de idade.

O júri é constituído por Eurico Carrapatoso (Presidente) e Nuno Côrte-Real.

 

 

 

TEMPORADA DARCOS announces the first edition of the DARCOS International Composition Award. The Competition is open to composers of any nationality, with no age limit.

The Competition's jury comprises: Eurico Carrapatoso (President) and Nuno Côrte-Real.

 

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2023 · maio/May

MARATONA ÓPERA XXI – concurso de ópera contemporânea (4.ª edição) · Chamada – Cantores Líricos

Até ao dia 21 de maio de 2023 (17h00).

Prémio Compositor Francisco de Lacerda

O Operafest Lisboa apresenta a 4.ª edição do seu concurso de ópera contemporânea – Maratona Ópera XXI, que tem como principal missão, projetar esta forma de arte total no futuro, promovendo a emergência de novos compositores, novas óperas, novos criativos e intérpretes, potenciando a criação de mais ópera contemporânea e trazendo-a para mais próximo dos intérpretes, do público e do mundo de hoje!
O desafio desta 4.ª edição, coproduzida com MPMP, Património musical vivo, é lançado ao cantor lírico, o principal instrumento operático – apostando na interpretação da ópera do nosso tempo, cantada em português!
Esta chamada é dirigida a cantores líricos até aos 35 anos, para virem a integrar um espectáculo com um alinhamento de árias e/ ou excertos oriundos de óperas de compositores portugueses das últimas décadas, como Alexandre Delgado, António Chagas Rosa, António Pinho Vargas, Francisco Fontes, Sara Ross, entre outros, cantado em português, a apresentar no dia 6 de set, no CCB, habilitando-se ao Prémio Carlos de Pontes Leça até 2500,00€ e à participação em produções do Operafest 2024!
Pretende-se fortalecer a tradição do canto em português e a apropriação, especialização e difusão de repertório português de ópera contemporânea por novas gerações de cantores – GRANDES CANTORES PARA A ÓPERA DE HOJE!

Coprodução: Operafest Lisboa e Ensemble MPMP
Parceiro Programação: CCB

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2023 · abril/April

IV Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto

Entrega de trabalhos até 15 de abril de 2023.

Manuel Emílio Porto

O Município das Lajes do Pico, tendo em consideração a extraordinária dimensão artístico musical do maestro Manuel Emílio Porto, natural da freguesia da Ribeirinha, concelho das Lajes do Pico, tomou a iniciativa de promover um concurso nacional que estimule a criação de composições corais. Em tempos incertos, esta iniciativa assume uma maior importância, revelando-se não só como uma forma de reconhecimento do trabalho de Manuel Emílio Porto, uma figura fundamental do universo musical açoriano que dedicou a sua vida à música coral, mas também de valorização da língua portuguesa, através da composição de obras corais em português.
Neste sentido a Câmara Municipal das Lajes do Pico e o Grupo Coral das Lajes do Pico, em parceria com o MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, promovem a IV edição do Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto.

Informações
Júri: Christopher Bochmann, Jorge Matta e Hildeberto Peixoto.
Categorias e Prémios: Coro Misto (SATB) – 1250€ · Vozes Brancas (SA, SSA ou SSAA) – 1000€.
Entrega de trabalhos: até 15 de abril de 2023.
Para mais informações, consulte o regulamento ou contacte a organização do concurso através do e-mail secretariado.cncc.mep[at]gmail.com.

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2023 · março/March

24.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2023

24th MÚSICA VIVA 2023 International Electroacoustic Composition Competition

Data final para receção das obras a concurso: 31 de março de 2023.

Works submission until: 31st of March, 2023.

24.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2023

A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras eletroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 24.º Concurso Internacional de Composição Eletroacústica MÚSICA VIVA 2023. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de março de 2023, e o premiado será anunciado no decorrer do Festival Música Viva 2023, que terá lugar no O’culto da Ajuda, em Lisboa, entre 2 e 14 de maio de 2023.

Júri: Francis Dhomont (França) · Natasha Barrett (Reino Unido) · Miguel Azguime (Portugal)

With the aim to encourage the creation and diffusion of new electroacoustic works, the Miso Music Portugal promotes the 24th International Electroacoustic Composition Competition – Música Viva 2023. The deadline for the works’ submission is 31st of March, 2023. The winning work will be announced during the Música Viva 2023 Festival, which will be taking place at the O’culto da Ajuda in Lisbon between May 2 and 14, 2023.

Júry: Francis Dhomont (France) · Natasha Barrett (Great Britain) · Miguel Azguime (Portugal)

 

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2023 · fevereiro/February

4.ª edição do Concurso Português de Ópera Contemporânea – Maratona Ópera XXI

Chamada a Compositores até 26 de feveriero de 2023.

Maratona Ópera XXI 2023

O Operafest Lisboa apresenta a 4.ª edição do Concurso Português de Ópera Contemporânea – Maratona Ópera XXI, que aposta na criação e produção de novas óperas, em novos compositores, novos criativos, novos intérpretes para aumentar a produção e fruição da ópera dos nossos dias, e aproximá-la do público e do mundo de hoje!

O desafio desta 4.ª edição, lançada em coprodução com MPMP, Património Musical Vivo, é voltar a apostar em óperas criadas de raiz, apresentadas publicamente em espetáculo e avaliadas sob esta forma final, onde a obra dá provas do seu verdadeiro esplendor.

Esta chamada é feita a compositores e libretistas para a adaptação de um conto ou novela portuguesa do século XX a escolher de lista fornecida com o regulamento de autores como Jorge de Sena, Natália Correia (por ocasião do seu centenário), entre outros, com vista à composição de uma ópera, com duração mínima de trinta minutos e máxima de uma hora, sendo selecionadas duas óperas, a apresentar em estreia absoluta. Cada projeto selecionado na dupla compositor e libretista recebe uma bolsa até 1500€. À ópera vencedora será atribuído o habitual Prémio Carlos de Pontes Leça no valor de 5000€, supondo uma nova encomenda para edições futuras!

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