|
Jorge Matta é professor auxiliar na FCSH, UNL, Departamento de Ciências Musicais e maestro-assistente do Coro Gulbenkian desde Abril de 1976.
Foi fundador, maestro e director artístico da Orquestra de Câmara de Lisboa entre 1981-1986.
Foi maestro convidado pelos agrupamentos Coro da Radiodifusão da Baviera, Collegium Instrumentale de Bruges, Orquestra Sinfónica da R. D. P., Orquestra de Câmara do Porto, Macau Sinfonieta, Orquestra Musicatlântico, Orquestra de Câmara Sousa Carvalho, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte.
Em 2000/2001 foi Director do Teatro Nacional de S. Carlos. É Presidente da Comissão de Acompanhamento das Orquestras Regionais, Ministério da Cultura desde Abril de 2002.
Tem feito programas para a televisão sobre música portuguesa e gravou diversos CD de música portuguesa, sobretudo com o Coro Gulbenkian. Como editor tem publicados inúmeros trabalhos de pesquisa e edição de música instrumental e vocal portuguesa.
Os CD por si dirigidos têm sido premiados nos prémios Nova Gente e também pela Academia Francesa do Disco.
|
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Observações | InvisibleRow 1 | InvisibleRow 2 |
O Centro do Excêntrico do Centro do Mundo A | Azguime, Miguel | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2002 | 34' 00" | Observações | 16 Vozes, 2 Recitantes e Electrónica em Tempo Real | |
|
||||||||
Dez Madrigais Camonianos | Branco, Luís de Freitas | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1949 | Observações | Coro Feminino | ||
|
||||||||
Libera Me | Capdeville, Constança | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 1979 | 18' 00" | Observações | Coro, Piano, Percussão e Electroacústica sobre Suporte | |
|
||||||||
Aos Poveirinhos do Mar | Carneyro, Cláudio | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1939 | 10' 00" | Observações | Coro Feminino a 2 Vozes | |
|
||||||||
Males de Amor | Carneyro, Cláudio | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1943 | 7' 00" | Observações | Coro Feminino a 3 Vozes | |
|
||||||||
Três Poemas de Fernando Pessoa | Carneyro, Cláudio | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1951 | 9' 00" | Observações | Coro Misto a 4 Vozes | |
|
||||||||
A Maldição de Marialva | Dias, António de Sousa | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 1990 | 88' 00" | Observações | Coro misto, ensemble e electrónica | |
|
||||||||
Para as Raparigas de Coimbra | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1951 | Observações | Coro Misto | ||
|
||||||||
Quatro Redondilhas de Camões | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1953 | Observações | Coro Feminino | ||
|
||||||||
Três Líricas Castelhanas de Camões | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1955 | Observações | Coro Misto | ||
|
||||||||
Dos Romances Viejos | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1956 | Observações | Coro Misto | ||
|
||||||||
Em Louvor do Sol | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1956 | Observações | Coro Misto | ||
|
||||||||
Três Esconjuros | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1956 | Observações | Coro Misto | ||
|
||||||||
Recordação de Catarina | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1975 | 6' 35" | Observações | Coro Misto | |
|
||||||||
Canções de Marinheiros | Lopes-Graça, Fernando | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1978 | Observações | Coro Misto | ||
|
||||||||
Vislumbre | Nunes, Emmanuel | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1986 | 23' 00" | Observações | Coro Misto | |
|
||||||||
Canções do Mar | Pires, Filipe | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1981 | 32' 00" | Observações | Coro Misto | |
|
||||||||
Em Belém, Vila do Amor | Vasconcellos, Jorge Croner de | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1936 | 0' 50" | Observações | Coro Misto | |
|
||||||||
Fermoso Tejo Meu | Vasconcellos, Jorge Croner de | Coro (a cappella)/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1937 | 1' 50" | Observações | Coro Misto | |
|
||||||||