António Carrilho desenvolve uma intensa carreira enquanto solista num reportório que vai da idade média até aos nossos dias. O seu gosto pelo ecletismo leva-o a conceber projectos pluri-disciplinares, envolvendo músicos, actores, bailarinos e apresentações multimédia.
Foi solista com as orquestras Gulbenkian; Sinfónica Portuguesa; Orchestrutopica; Den Norsk Katedralenensemblet (Noruega); Orquestra barroca do Amazonas (Brasil); Sinfonietta de Lisboa; Divino Sospiro; Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra de Cascais e Oeiras, Concerto Balabile (Holanda) e premiado nos Concursos Internacionais
Recorder Moeck Solo Competition (Inglaterra), assim como
Recorder Solo Competiton of Haifa (Israel).
Apresenta-se regularmente em importantes festivais na Europa, América e Ásia.
Trabalha regularmente com os mais variados agrupamentos de música antiga, contemporânea e world music em Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos da América e Bélgica. É membro fundador do
MudançAEnsemble, um agrupamento que propõe o confronto inédito entre repertórios aparentemente incompatíveis através de um olhar contemporâneo.
Actua regularmente com os seguintes agrupamentos:
La Paix du Parnasse (Espanha); com
Syrinx : XXII (EUA); com
Ciudate (Holanda), em conjunto com o tenor Marcel Beekman; duo com o percussionista Pedro Carneiro; duo com o cravista Cristiano Holtz e o duo
Borealis Ensemble com a fortepianista Helena Marinho.
É Professor Adjunto na ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas -, leccionando Flauta de bisel e Música de Câmara. Ministra cursos nas Masterclass Internacionais de Música Antiga de Urbino (Itália), nos Cursos Internacionais de Música Antiga de Arija - Burgos (Espanha), na Masterclass de Música de Câmara e flauta de bisel no Palácio Foz em Lisboa e nas Lisbon Masterclasses em Monumentos históricos, tendo orientado cursos e estágios em países como Portugal, Holanda, Alemanha, Itália, Índia e Brasil.
Gravou para a etiqueta Encherialis música de Bartolomeu de Selma y Salaverde com Anthonello (Tóquio/ Japão); para a Numérica a Suite Concertante para flauta de bisel e orquestra de Sérgio Azevedo, com a Orquestra da Póvoa de Varzin/ Osvaldo Ferreira; para a Portugaler
Vilancicos Negros com o Coro Gulbenkian/ Jorge Matta; para a Naxos com os Músicos do Tejo
Il Trionfo d´Amore de Francisco António de Almeida, com Marcos Magalhães; entre outros.
Dirige regularmente ópera barroca, tendo já dirigido Dido and Aeneas de Purcell,
La descente d´Órphée aux enfers de Charpentier,
La Serva Padrona de Pergolesi,
La Dirindina de Scarlatti,
Don Quijotte chez la Duchese de Boismortier,
Venus and Adonis de John Blow e
Arlechinatta de Salieri. No campo da música contemporânea dirigiu música de Stockhausen, Piazzolla e Daniel Schvetz.
Entre os seus próximos projectos contam-se a gravação de um CD dedicado a J.S. Bach com o cravista Cristiano Holtz para a etiquesta Hortus, assim como com o agrupamento
MudançAEnsemble uma gravação com o apoio da GDA. Com o seu duo
Borealis Ensemble vai gravar um CD com obras comissionadas aos compositores Sara Carvalho e António Chagas Rosa, tendo para o efeito recebido apoio da Dgartes.
Na temporada de 2014/2015 tem uma digressão pelos Estados Unidos da América; irá estrear-se como solista com a Orquestra Metropolitana de Lisboa; recitais na Holanda (Korzo em Den Haag/ Ostade A´dam – Muziek. Theater. Cultuur em Amsterdam); concertos de música de câmara na Noruega, recital no Museu da Fundação Gulbenkian, concertos como solista com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, para além de diversos concertos como solista e/ ou e música de câmara na Alemanha, Portugal e Espanha. Tem projectos com a Orquestra Barroca do Amazonas, no Brasil, participando em concertos/ masterclass e simpósios. Irá apresentar-se pela primeira vez a solo com a Orquestra Barroca de Nagoya (Japão), onde terá também recitais e irá orientar uma Masterclass de música antiga. Ministra ainda Masterclass nos Conservatórios de Plasencia (Espanha) e de Padova (Itália).
LINKS EXTERNOS
www.onepoint.fm/antoniocarrilho/
antoniocarrilho.wordpress.com
Estreias de obras contemporâneas:
Palácio Foz, Lisboa,
Paysages de
António Chagas Rosa e
Pop-up de
Sara Carvalho (9 de Março de 2015);
Borealis Ensemble
Quinta da Bonjóia, Porto,
Suite-concerto para flauta de bisel e fortepiano de
Vasco Negreiros (5 de Fevereiro de 2015)
Borealis Ensemble
Fundação Gulbenkian, Museu,
Occursus de
Daniel Schwetz (7 de Dezembro de 2014);
Borealis Ensemble
Lätare-Kirche, Munique, Alemanha,
40 steps for António de Markus Zahnhausen (28 de Abril de 2013)
Museu de Aveiro,
4 Dances de
Nuno Côrte-Real, para flauta de bisel e marimba (29 de Outubro de 2011) . 1.ª audição em Portugal
Teatro da Vilarinha, Porto,
In many, many ears de
Rui Penha (4 de Junho de 2011)
Auditório do Nieuwe Concertgebouw te Amsterdam, Países Baixos, obras para flauta de bisel, tenor, violino barroco, viola da gamba, arquiliuto, órgão positivo e cravo, de Matthias Kadar, Calioppe Tsoupakki, Joost Kleppe (24 de Fevereiro de 2011)
Estúdios da Rádio e Televisão Nacional dos Países Baixos, obra de Calioppe Tsoupaki para flauta de bisel e tenor (1 de Novembro de 2010)
Convento dos Capuchos em Évora, obra de Etienne Rollin para flauta de bisel e acordeão (24 de Outubro de 2010)
Auditório da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil,
A Floresta de
Ângela Lopes (30 de Abril de 2010)
Centro Cultural de Belém, Dias da Música, obras de
Luís Tinoco,
José Júlio Lopes,
João Madureira e
Filipe Esteves para flautas de bisel e percussão (Elizabeth Davies e Sofia Norton), 26 de Abril de 2009
Musicaldas,
Música para o dia seguinte ao Juízo final de Karl Martin Gerhardt para flauta de bisel solo (14 de Julho de 2006);
Centro Cultural de Belém,
Duplum, my sweet old etc… de
Pedro Junqueira Maia,
Le Chanteur du val de
Cândido Lima,
obra X de
Fernando Lobo (Fevereiro de 2006)
Festival de Música de Mafra,
Processions de
Vasco Mendonça para flauta de bisel, violoncelo e piano (9 de Outubro de 2005)
Grande Auditório da Culturgest,
Igorochki, concerto para flauta de bisel e orquestra de Anthony Gilbert . 1.ª audição em Portugal no com a OrchestrUtopica/Césario Costa (1 de Outrubro de 2005)
Grande Auditório da Culturgest,
Novíssimo Cancioneiro, concerto para flauta de bisel, orquestra dois narradores e eletrónica de
Nuno Côrte-Real . 1.ª audição em Portugal com a OrchestrUtopica/Césario Costa (1 de Outrubro de 2005)
Festival de Música de Leiria,
Suite concertante para flauta de bisel e orquestra de cordas de
Sérgio Azevedo (1 de Junho de 2003)
Caldas da Rainha,
Horto Serenissimo para soprano, flauta de bisel, cravo e coro de
Eurico Carrapatoso (21 de Março de 2001)