|
Nasceu no Porto, em 1971. Iniciou estudos musicais em harmonia e piano jazz com Manuel Beleza, prosseguindo-os com George Letellier, de quem recebe as primeiras lições de composição e orquestração. Ingressa na Escola Superior de Música do Porto, onde estuda com Cândido Lima, Álvaro Salazar e Filipe Pires, vindo a concluir, na congénere lisboeta, o curso superior de composição. Com obras apresentadas por todo o país, assim como, em pequenos saltos, no estrangeiro, o seu trabalho musical abrange a música de câmara, solista, electrónica, mista e cénica e centra-se na procura da integração entre elementos improvisados e aqueles estritamente escritos. De raiz modal, socorre-se recorrentemente de sonoridades densas, de textura rugosa e em perpétuo movimento, assim como da intenção de um gesto que possua um conteúdo tão significativo quanto o seu envolvente. Paralelamente à actividade de compositor fundou, em 2001, o Atelier de Composição, associação com a qual tem editado várias publicações (livros, partituras e registos áudio), bem como organizado concertos, conferências, exposições e encontros vários com, e sobre, os compositores portugueses contemporâneos. É professor de Análise Musical no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, em Braga. LINKS EXTERNOS Atelier de Composição Atelier de Composição |
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Nova Gentileza | 2009 | 5.º Concurso Internacional de Jovens Intérpretes das Caldas da Rainha | Caldas da Rainha | Portugal | Observações | |||
Música ñ permitida | 2021 | Projecto DME | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org | |
Desdobragem (Não é fácil falar das coisas que nos matam) | 2021 | Sond'Ar-te Electric Ensemble | URL | São Domingos de Rana | Portugal | Observações | https://www.sondarte.com | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Mudar de voz para dar às palavras um tom de um parênteses | Estreia | 2023/Nov/10 | Obras Portuenses da Década de 20 | Igreja de São Pedro de Miragaia | Porto | Portugal | Supernova Ensemble João Dias (percussão) Clara Saleiro (flauta) Carina Albuquerque (violoncelo) Frederic Cardoso (clarinete) |
Observações | |
Música ñ permitida | Estreia | 2023/May/27 | Constelações Acusmáticas | Teatro do Bairro Alto | Lisboa | Portugal | Sónia Correia (recitante) | Observações | |
Vitruvius I/A | Estreia | 2021/May/26 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | GrETUA | Aveiro | Portugal | João Tiago Dias (percussão) | Observações | |
Desdobragem (Não é fácil falar das coisas que nos matam) | Estreia | 2021/May/03 | 4 Estreias – 4 Encomendas · Concerto Antena 2 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Sond’Ar-te Electric Ensemble Pedro Carneiro · maestro Sílvia Cancela · flauta Nuno Pinto · clarinete Vítor Vieira · violino Jorge Alves · viola Filipe Quaresma · violoncelo Elsa Silva · piano João Dias · percussão Paula Azguime · difusão sonora Miso Studio |
Observações | |
Canções nocturnas – I. | Estreia | 2019/Jun/27 | Festival Internacional de Percusión de Patagónia | General Roca | Argentina | Portugal | Nuno Aroso · percussão Ensemble de Percusión de la Fundación Cultural de Patagónia |
Observações | |
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2018/Apr/14 | Q.Festival 2018/3 | Café Belcampo | Amsterdão | Países Baixos | Luís Bittencourt . percussão | Observações | |
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2018/Apr/13 | Q.Festival 2018/3 | Fundatie van Renswoude | Utrecht | Países Baixos | Luís Bittencourt . percussão | Observações | |
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2018/Apr/03 | Casa da Música | Porto | Portugal | Luís Bittencourt . percussão | Observações | ||
Talvez meditação 17 | Estreia | 2017/Apr/01 | Arcada e Largo de S.ta Cruz | Braga | Portugal | Obra integrada no espectáculo Ínsula, projecto [con]centrºação, de Gisela Rebelo de Faria (direcção artística e desenho de espaço), Joana Domingues (coreografia), Nuno Aroso (orientação percussão), Pedro Junqueira Maia (música original e adaptações de Via Crucis, de Franz Liszt), Sónia Correia (leitura, texto Meditação XVII, de John Donne), com Duarte Santos (percussão), Daniel Ribeiro (órgão), Matias Moura (bailarino) | Observações | ||
Música para O Bem, o mal e o assim assim | Estreia | 2016/Oct/21 | Teatro Carlos Alberto | Porto | Portugal | Observações | |||
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2016/May/28 | Festival Música Viva 2016 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | João Dias . percussão | Observações | |
Música para Heterotopias | Estreia | 2016/Apr/09 | Largo de S. Paulo, Largo de Santiago e claustros do Museu Pio XII | Braga | Portugal | Observações | |||
A China fica ao lado | Estreia da Revisão | 2016/Jan/23 | Centro de Assuntos de Arte e Arquitectura | Guimarães | Portugal | Sónia Correia . leitura Gil Magalhães . flauta Carlos Lima . guitarra |
Observações | com coreografia de Alexandra Fonseca para interpretação de alunos da Escola de Bailado de Fafe | |
|
|||||||||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2015/May/29 | Festival Música Viva 2015 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | |
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2015/Mar/24 | Saint Peter’s Church Manhattan | Nova Iorque | Estados Unidos da América | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2015/Mar/16 | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2015/Mar/12 | Centro de Cultura Contemporânea | Castelo Branco | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Movimento Aleatório Limitado | Estreia | 2014/Dec/27 | Festival DME #20 (Dias de Música Electroacústica) | Auditório do Conservatório de Música – Collegium Musicum | Seia | Portugal | Observações | ||
L’heure espagnole . Maurice Ravel | Estreia | 2014/Jun/02 | 37.º Fitei – Festival de Teatro de Expressão Ibérica | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Coordenação musical de António Saiote, direcção musical de Bruno Martins, encenação de António Durães, cenografia de Ricardo Preto, figurinos de Filipa Carolina, desenho de luz de Rui Damas; intérpretes: Almeno Gonçalves/Tiago Costa (Torquemada/tenor), Tiago Costa /Almeno Gonçalves (Gonzalve/tenor), Ana Sofia Vintena /Mariana Picado (Concepcion/m-soprano), Ricardo Rebelo/Carlos Meireles (Ramiro/barítono), Sérgio Ramos (Don Iñigo Gomez/baixo), grupo de câmara de alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto; produção ESMAE | Observações | em cena também 5 de Junho |
|
|||||||||
Percurso I | Estreia | 2014/May/31 | Serralves em Festa 2014 | Estábulos da Fundação de Serralves | Porto | Portugal | Interpretação pelo público, orientada por alunos do Curso de Percussão do Departamento de Música da Universidade do Minho Hugo Mesquita . concretização electrónica |
Observações | |
Diário de bordo dos trâmites de uma respiração #01-13 | Estreia Parcial | 2012/Dec | Auditório do CEI (Centro de Educação Integral) | S. João da Madeira | Portugal | Observações |
#01 como sonorização em apresentação de exercício de alunos de Expressão Dramática, do 2.º Ano Vocacional do Curso de Dança, no âmbito da Open Week |
||
|
|||||||||
Música para Une brick dans le ventre | Estreia | 2012/Jul/25 | Guimarães 2012 . Capital Europeia da Cultura | Fábrica Asa | Guimarães | Portugal | Observações | ||
A China fica ao lado | Estreia | 2012/May/19 | Salão Nobre do Museu Nogueira da Silva | Braga | Portugal | Sónia Correia . leitura Gil Magalhães . flauta Carlos Lima . guitarra Pedro Junqueira Maia . electrónica |
Observações | ||
peça viii | Estreia | 2011/Jun/17 | auditório do curso de música silva monteiro | Porto | Portugal | Raquel Couto | Observações | ||
Nova Gentileza | Execução | 2011/Jun/06 | Sala Redonda da Universidade de Salamanca | Salamanca | Espanha | António Carrilho . flauta de bisel Mafalda Nejmeddine . cravo |
Observações | ||
Nova Gentileza | Execução | 2011/Jun/04 | Teatro da Vilarinha | Porto | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel Mafalda Nejmeddine . cravo |
Observações | ||
Oito graus | Estreia | 2011/Apr/17 | n.º vii | Auditório Ernestina Silva Monteiro do Curso de Música Silva Monteiro | Porto | Portugal | Raquel Couto . piano | Observações | |
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2010/Nov/30 | 2º Concerto da Oficina Musical 2010/2011 | Academia de Música de Fafe | Fafe | Portugal | Nuno Aroso (percussão) | Observações | |
04 Linha Oriente | Estreia | 2010/Nov/26 | Teatro Cinema | Fafe | Portugal | ExpressOriente Duo: Gil Magalhães . flauta Carlos Lima . guitarra Músicos convidados: Oxana Chvets . violoncelo Nuno Aroso . percussão |
Observações | ||
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2010/Oct/23 | 1.º Concerto da Oficina Musical 2010/2011 | Auditório da Câmara Municipal | Barcelos | Portugal | Nuno Aroso . percussão | Observações | |
Música para O Rapaz de Bronze | Estreia | 2010/Jun/27 | Auditório Municipal | Vila Nova de Gaia | Portugal | Observações | |||
‘xcuse me, while I kiss the sky | Execução | 2010/Jun/25 | Auditório Municipal | Póvoa de Varzim | Portugal | Nuno Aroso . percussão | Observações | ||
‘xcuse me, while I kiss the sky | Estreia | 2010/May/28 | Teatro da Vilarinha | Porto | Portugal | Nuno Aroso . percussão | Observações | ||
Puzzle Primeiro | Execução | 2009/Dec/09 | Sala Teresa de Macedo da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Grupo da Oficina Musical: Radu Ungureanu . violino Carlos Alves . clarinete Jed Barahal . violoncelo Luís Serdoura . piano Álvaro Salazar . direcção musical |
Observações | ||
Música para Dança de Roda | Estreia | 2009/Nov/26 | Villa Community | Porto | Portugal | Observações | |||
Nova Gentileza | Estreia | 2009/Jul/12 | 5.º Concurso Internacional de Jovens Intérpretes das Caldas da Rainha | Igreja de N.ª S.ª do Pópulo | Caldas da Rainha | Portugal | Clara Saleiro . flauta Jenny Silvestre . cravo |
Observações | |
Puzzle Primeiro | Execução | 2008/Nov/28 | Igreja do Colégio | Ponta Delgada . Açores | Portugal | Grupo da Oficina Musical: Radu Ungureanu . violino Carlos Alves . clarinete Jed Barahal . violoncelo Francisco Monteiro . piano Álvaro Salazar . direcção musical |
Observações | ||
Puzzle Primeiro | Estreia | 2008/Nov/27 | Auditório do Ramo Grande | Praia da Vitória - Açores | Portugal | Grupo da Oficina Musical: Radu Ungureanu . violino Carlos Alves . clarinete Jed Barahal . violoncelo Francisco Monteiro . piano Álvaro Salazar . direcção musical |
Observações | ||
Música para História do sábio fechado na sua biblioteca | Estreia | 2008/Jun/14 | Teatro da Vilarinha | Porto | Portugal | Observações | |||
A Lição de Offenbach | Ante-Estreia | 2008/May/14 | Centro Cultural António Aleixo | Vila Real de Sto António | Portugal | Direcção musical de Cesário Costa/Henrique Piloto, dramaturgia, encenação, cenografia e figurinos de José Lourenço, assistência de encenação e adereços de Paula Conceição, desenho de luz de Octávio Oliveira; interpretes: Ana Quintans (soprano), Tânia Silva (soprano), João Cipriano Martins (tenor), Marco Alves dos Santos (tenor), Job Tomé (barítono), Mário Spencer (barítono), Nuno Dias (baixo), Raquel Correia (pf), Orquestra do Algarve; co-produção ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e Orquestra do Algarve | Observações | ||
Música para O Sr. Juarroz | Execução | 2008/May/10 | Teatro da Trindade | Lisboa | Portugal | Música de cena para a peça de Gonçalo M. Tavares, com encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário, figurinos de Suzanne Rösler, desenho de luz de Rui Damas, interpretação de Rui Spranger e Patrícia Queiroz; produção: Pé de Vento | Observações | ||
Música para O Sr. Juarroz | Execução | 2008/May/09 | Teatro da Trindade | Lisboa | Portugal | Música de cena para a peça de Gonçalo M. Tavares, com encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário, figurinos de Suzanne Rösler, desenho de luz de Rui Damas, interpretação de Rui Spranger e Patrícia Queiroz; produção: Pé de Vento | Observações | ||
Música para Diário de um louco | Estreia | 2008/Mar/27 | Cace Cultural | Porto | Portugal | Observações | |||
Música para O Sr. Juarroz | Execução | 2008/Feb/21 | Teatro da Vilarinha | Porto | Portugal | Música de cena para a peça de Gonçalo M. Tavares, com encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário, figurinos de Suzanne Rösler, desenho de luz de Rui Damas, interpretação de Rui Spranger e Patrícia Queiroz; produção: Pé de Vento | Observações | Espectáculos até ao dia 15 de Março de 2008 | |
|
|||||||||
Música para Salomé | Estreia | 2007/Oct/12 | Casa Viva | Porto | Portugal | Observações | |||
The Telephone (ou L’Amour a trois) . Gian Carlo Menotti | Estreia | 2007/Jul/29 | Museu do Carro Eléctrico | Porto | Portugal | Direcção musical de António Saiote, encenação de Jane Davidson, desenho de luz de Ricardo Alves, com Sara Carneiro (Lucy/soprano), Sérgio Nery (Ben/barítono), Ensemble Drama per Musica: Ricardo Gomes (gt), Yvonne Saiote (fl), Horácio Ferreira (cl), Hugo Marinheiro (sax), Luca Antoniotti (pf), Vladimir Omelchenko (vl), Hrant Yeranosyan (vlc), Claudia Rodet (cb); produção Universidade Católica/Drama per Musica | Observações | ||
La voix humaine . Francis Poulenc; | Estreia | 2007/Jul/06 | Museu do Carro Eléctrico | Porto | Portugal | Direcção musical de Luís Carvalho, encenação de Rosário Costa, desenho de luz de Ricardo Alves, com Catarina Sereno (Elle/soprano), Ensemble Drama per Musica: Yvonne Saiote (fl), Carlos Cordeiro (cl), Miguel Campinho (pf), Vladimir Omelchenko (vl I), Vítor Sousa (vl II), Susana Cordeiro (vla), Aaron Choi (vlc), Cláudia Rodet (cb); co-produção Universidade Católica/Porto, Drama per Musica, Porto Bairro a Bairro | Observações | em cena também 7 de Julho | |
|
|||||||||
Reenquadrar | Estreia | 2007/May/17 | Gare do Oriente | Lisboa | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel Luís Filipe Santos . clarinete baixo Luís Serdoura . toy piano Katerina Mikusova . violoncelo Luís Oliveira . percussão António Torres Pinto . bateria Hugo Raro . piano Filipe Teixeira . contrabaixo |
Observações | ||
Música para O Sr. Juarroz | Estreia | 2007/Apr/28 | Teatro da Vilarinha | Porto | Portugal | Música de cena para a peça de Gonçalo M. Tavares, com encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário, figurinos de Suzanne Rösler, desenho de luz de Rui Damas, interpretação de Rui Spranger e Patrícia Queiroz; produção: Pé de Vento | Observações | Espectáculos até ao dia 27 de Maio de 2007 | |
|
|||||||||
Unicer Laboratório Criativo | Estreia | 2007/Feb | Gare do Oriente | Lisboa | Portugal | Pedro Junqueira Maia · maestro António Carrilho · flauta Katerina Mikusova · violoncelo Luís Filipe Santos · clarinete baixo Luís Serdoura · toy piano Rui Silva · percussão Sónia Correia · voz “Uma Espécie de Trio” (trio de jazz) Hugo Raro · piano Filipe Teixeira · contrabaixo António Torres Pinto · bateria |
Observações | ||
Música para O Processo de Camilo | Execução | 2006/Dec/02 | Estaleiro Teatral de Aveiro | Aveiro | Portugal | Música de cena para a peça de Artur Costa, com encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário, figurinos de Alexandra Vaz, desenho de luz de Vitor Correia, interpretação de Ivo Alexandre, José Pedro Ferraz, Emílio Gomes, Anabela Nóbrega e Rui Spranger; co-produção Pé de Vento/Efémero Intérprete música (gravação): Sofia Novo . violoncelo |
Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2006/Dec/01 | Convento dos Remédios | Évora | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Música para O Processo de Camilo | Estreia | 2006/Oct/14 | Teatro da Vilarinha | Porto | Portugal | Música de cena para a peça de Artur Costa, com encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário, figurinos de Alexandra Vaz, desenho de luz de Vitor Correia, interpretação de Ivo Alexandre, José Pedro Ferraz, Emílio Gomes, Anabela Nóbrega e Rui Spranger; co-produção Pé de Vento/Efémero Intérprete música (gravação): Sofia Novo . violoncelo |
Observações | ||
Der Schauspieldirektor . W. A. Mozart | Estreia | 2006/Jul/20 | Museu do Carro Eléctrico | Porto | Portugal | Direcção musical de António Saiote, encenação de Inês Vicente, cenografia e figurinos de Helena Beselga e Inês Vicente, desenho de luz de Ricardo Alves, com Rodrigo Malvar (Frank – o Empresário/actor); Bruno Pereira (Buff/baixo), Carla Caramujo (Madame Herz/soprano), Catarina Sereno/Sara Carneiro (Mademoisele Silverklang /soprano), Fernando Guimarães (Sr. Vogelsang/tenor), Sónia Carina Correia (Madame Vogelsang/actriz), Margarida Vasconcelos (Madame Pfeil/actriz), Joana Carvalho (Madame Krone/actriz), Ensemble Drama per Musica [Ivone Saiote (fl), João Moreira (cl), Luís Alves (ob), Ricardo Ramos (fg), Ana Abrantes (cor), Hélder Fernandes (trp), Pedro Rocha (vl I), Vítor Sousa (vl II), Jorge Alves (vla), Vasco Alves (vlc), Cláudia Rodet (cb)]; co-produção Universidade Católica / Drama per Musica / António Salgado (coordenação) | Observações | em cena também 21 e 22 de Julho | |
|
|||||||||
Impulso [madrugada] | Estreia | 2006/Jun/17 | Salão Nobre do Teatro Nacional São João | Porto | Portugal | Manuel Joaquim Silva . saxofone | Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2006/May/13 | Cine-Teatro | Covilhã | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2006/May/03 | Auditório José de Castro da Academia de Música | Vilar do Paraíso | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2006/Apr/13 | 4.º Corso internazionale di flauto dolce | Casermetta S. Croce | Lucca | Itália | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | |
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2006/Mar/05 | Concerto Antena 2 | Pequeno Auditório do Europarque | Santa Maria da Feira | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | |
Duplum [my sweet old etcetera] | Execução | 2006/Mar/04 | Maus Hábitos, Espaço de Intervenção Cultural | Porto | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | ||
Duplum [my sweet old etcetera] | Estreia | 2006/Feb/26 | Entre a Alba e o Ocaso – Música Japonesa e Portuguesa para Flauta de Bisel Solo | Sala Calempluy do Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | António Carrilho . flauta de bisel | Observações | |
L’Enfant prodigue . Claude Debussy | Estreia | 2005/Jul/09 | Auditório Ilídio Pinho, Escola das Artes da Universidade Católica | Porto | Portugal | Direcção musical de Cesário Costa, encenação de Jane Davidson, cenografia e desenho de luz de Ricardo Alves, figurinos de Sílvia Lizi, com Maria João Pereira (Lia/soprano), Fernando Guimarães (Azaël/tenor), Patrício Pereira (Siméon/barítono), João Azevedo (rapaz); coro: Catarina Sereno, Eva Simões, Sara Carneiro, Fernando Guimarães, Luís Toscano, Vítor Moreira, Bruno Pereira, Ensemble Drama per Musica: Ivone Saiote (fl), José Eduardo (cl), Cândida Oliveira (cl), Nelson Gonçalves (ob), Hélder Pereira (cor), Pedro Rocha (vl I), Marta Eufrázio (vl II), David Lloyd (vla), Aaron Choi (vlc), Cláudia Rodet (cb), Andres Perez (perc), Fiammetta Facchini (pf); produção Universidade Católica Porto/António Salgado (coordenação) | Observações | ||
Sete Acontecimentos | Estreia | 2004/Apr/09 | Galeria Artes Múltiplas | Porto | Portugal | Nelson Alves . oboé | Observações | ||
Música para Escrever, falar | Execução | 2004/Mar/25 | Portogofone – Quatro Dias Mundiais do Teatro | Teatro Rivoli | Porto | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Nicolau Pais e Hugo Torres; produção: .lilástico | Observações | Espectáculos até ao dia 27 de Março de 2004 |
|
|||||||||
Die Sieben Todsünden . Kurt Weill | Estreia | 2003/Jul/17 | Museu do Carro Eléctrico | Porto | Portugal | António Sérgio Ferreira (direcção musical), Jane Davidson (encenação), Ângela Alves (AnnaI/soprano), Catarina Costa e Silva (Anna II/bailarina); coro/família: Carlos Nogueira (tenor), Leonel Pinheiro (tenor), Patrício Pereira (barítono), Nuno Dias (baixo), Sandra Camarinha (fl), Nuno Madureira (cl), Manuel Joaquim Silva (sax), Ricardo Gomes (gt), Vital Dozenko (pf), Margarida Gomes (vl), Márcio Domingues (cb); produção Estúdio de Ópera da Universidade de Aveiro e Drama per Musica | Observações | ||
Música para No fundo, no fundo | Execução | 2002/Oct/25 | Casa das Artes | Famalicão | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado e Bárbara Costa Lima, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Cátia Pinheiro e Marcos Barbosa de Matos; co-produção .lilástico/Teatro Nacional São João | Observações | Espectáculos até ao dia 27 de Outubro de 2002 | |
|
|||||||||
Música para No fundo, no fundo | Execução | 2002/Oct/18 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado e Bárbara Costa Lima, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Cátia Pinheiro e Marcos Barbosa de Matos; co-produção .lilástico/Teatro Nacional São João | Observações | Espectáculo também no dia 19 de Outubro de 2002 | |
|
|||||||||
Música para No fundo, no fundo | Execução | 2002/Sep/27 | Teatro da Garagem | Lisboa | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado e Bárbara Costa Lima, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Cátia Pinheiro e Marcos Barbosa de Matos; co-produção .lilástico/Teatro Nacional São João | Observações | Espectáculos até ao dia 6 de Outubro de 2002 | |
|
|||||||||
Música para No fundo, no fundo | Estreia | 2002/Aug/23 | Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPA) | Faro | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado e Bárbara Costa Lima, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Cátia Pinheiro e Marcos Barbosa de Matos; co-produção .lilástico/Teatro Nacional São João | Observações | ||
Música para Escrever, falar | Execução | 2002/Jul/19 | Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II | Lisboa | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Nicolau Pais e Hugo Torres; produção: .lilástico | Observações | Espectáculos até ao dia 28 de Julho de 2002 | |
|
|||||||||
Música para Escrever, falar | Estreia | 2001/Nov/21 | Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural | Porto | Portugal | Música de cena para a peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa de Matos, cenografia e figurinos de Sara Amado, desenho de luz de José Álvaro Correia, interpretação de Nicolau Pais e Hugo Torres; produção: .lilástico | Observações | ||
Sete Acontecimentos | Estreia | 2001/Jun/29 | Auditório da Academia de Música | Castelo de Paiva | Portugal | Raquel Lima . flauta | Observações | ||
Música para Variações sobre os Patos | Execução | 2001/May/13 | Teatro de la Ciudad | México, Monterrey | México | Música de cena para a peça de David Mamet; criação colectiva com direcção de Marcos Barbosa de Matos, dramaturgia de Jacinto Lucas Pires, cenografia e figurinos de Sara Amado, Tomás Cunha Ferreira e Bárbara Costa Lima, interpretação de Milton Lopes e Marcos Barbosa de Matos; produção: .lilástico. Intérprete música (gravação): Virgínia Figueiredo (clarinete) |
Observações | ||
Música para Variações sobre os Patos | Execução | 2001/May/08 | Tiro del Centro de las Artes | Nuevo León, Monterrey | México | Música de cena para a peça de David Mamet; criação colectiva com direcção de Marcos Barbosa de Matos, dramaturgia de Jacinto Lucas Pires, cenografia e figurinos de Sara Amado, Tomás Cunha Ferreira e Bárbara Costa Lima, interpretação de Milton Lopes e Marcos Barbosa de Matos; produção: .lilástico. Intérprete música (gravação): Virgínia Figueiredo (clarinete) |
Observações | Espectáculos até ao dia 11 de Maio de 2001 | |
|
|||||||||
Variações Mamet | Estreia | 2001/Apr/12 | Festival Música Viva 2001 | Café Concerto da Escola Superior de Musica e das Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Vítor Pereira . clarinete | Observações | |
Música para Variações sobre os Patos | Execução | 2001/Mar/21 | Ginásio da Escola Secundária | Trofa | Portugal | Música de cena para a peça de David Mamet; criação colectiva com direcção de Marcos Barbosa de Matos, dramaturgia de Jacinto Lucas Pires, cenografia e figurinos de Sara Amado, Tomás Cunha Ferreira e Bárbara Costa Lima, interpretação de Milton Lopes e Marcos Barbosa de Matos; produção: .lilástico. Intérprete música (gravação): Virgínia Figueiredo (clarinete) |
Observações | Espectáculos até ao dia 23 de Março de 2001 | |
|
|||||||||
Die Sieben Todsünden . Kurt Weill | Estreia Parcial | 2000/Oct/06 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Encenação e direcção de actores de Patrícia Franco, assistência de encenação e direcção de actores de Carolina Losa, desenho de luz de José Álvaro Correia, figurinos de Patrícia Franco e Carolina Losa, cenografia e adereços de Nuno Lucena, assistência de cenografia e adereços de Cláudia Sousa, vídeo de António Pires, interpretação de Patrícia Franco (Anna I/actriz), Vanessa Dutra (Anna II/actriz), João M. Mota, Solange Sá e Cláudia Silva; Patrícia Brandão e Emílio Saro (figuração) Intérpretes música: Carolina Ferreira (fl), Alberto Bastos (cl), Rosa Oliveira (sax), Hugo Sanches (gt), Carlos Pinto da Costa (vln), Ana Teresa Pires (pf), Cláudia Rodet (cb) |
Observações | 1.ª versão: reduzida, sem coro e partes instrumentais que concernem ao mesmo; versão realizada em colaboração com Pedro Santos (no âmbito do projecto final do 4.º Ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto) | |
|
|||||||||
Música para O Primeiro Encontro | Execução | 2000/Jul/06 | Mimarte – Festival de Teatro | Auditório Municipal Galécia | Braga | Portugal | Música de cena para a peça de Hugo Santander Ferreira, com encenação de Hugo Santander, assistente de encenação Diana Sá, cenografia e figurinos de Carolina Losa, desenho de luz de José Alvaro Ferreira, interpretação de Carolina Losa e Pedro Santos (figurante); produção: Ao Cabo Teatro Intérpretes música: Carlos Lima . guitarra Pedro Junqueira Maia . piano Jan Pipal . violino Carlos Pinto da Costa . violino Amândio Costa . viola Melanie Paula . violoncelo |
Observações | |
Música para O Primeiro Encontro | Estreia | 2000/Jun/23 | Teatro Diogo de Bernardes | Ponte de Lima | Portugal | Música de cena para a peça de Hugo Santander Ferreira, com encenação de Hugo Santander, assistente de encenação Diana Sá, cenografia e figurinos de Carolina Losa, desenho de luz de José Alvaro Ferreira, interpretação de Carolina Losa e Pedro Santos (figurante); produção: Ao Cabo Teatro Intérpretes música: Carlos Lima . guitarra Pedro Junqueira Maia . piano Jan Pipal . violino Carlos Pinto da Costa . violino Amândio Costa . viola Melanie Paula . violoncelo |
Observações | ||
Música para Variações sobre os Patos | Estreia | 2000/Apr/01 | Mosteiro de S. Vicente de Fora | Lisboa | Portugal | Música de cena para a peça de David Mamet; criação colectiva com direcção de Marcos Barbosa de Matos, dramaturgia de Jacinto Lucas Pires, cenografia e figurinos de Sara Amado, Tomás Cunha Ferreira e Bárbara Costa Lima, interpretação de Milton Lopes e Marcos Barbosa de Matos; produção: .lilástico. Intérprete música (gravação): Virgínia Figueiredo (clarinete) |
Observações | ||
Música para Imperfeito, mais que breve | Estreia | 1998/Aug/08 | Associação de Apoio à Comunidade Portuguesa | Pretória | África do Sul | Ana Cortez . flauta Pedro Junqueira Maia . piano (gravação) |
Observações | ||
Ensaio | Estreia | 1996/Dec/06 | Auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian | Braga | Portugal | Isabel Lima . piano | Observações | ||