Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
2002
11' 30"
Soprano, Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Soprano, Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Algarve
Data de Composição· 2002/Jan
Dedicatória
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Soprano, Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 2003/Jan/10
Intérpretes
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Pedro Carneiro (direcção)
Entidade/Evento Instituto Franco-Português
Local Instituto Franco-Português - Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Texto
Autor do Texto Sophia de Mello Breyner Andresen
Título do Poema ou Texto Algarve
Notas Sobre a Obra
É a primeira peça que componho para voz escrita em 1/4 de tom, e aonde tento conciliar uma linguagem ultracromática com uma outra feita de ruídos muitos deles concretos, pouco flexíveis a uma escrita instrumental mas a meu ver perceptíveis como integrantes duma, passe a expressão, “Supra-Linguagem” aonde materiais de diversas proveniências coexistem, atitude de resto nem mais nem menos original que a de muitos outros criadores (no sentido lato do termo, e portanto englobando diversas àreas da expressão artística) mais recentes.
Esta tentativa de criar unidade na heterogeneidade coexiste em todos os intervenientes na peça, em maior ou menor grau e também na fita.
Os versos de Sophia inspiraram-me uma obra em que existe alternância entre complexidade e simplicidade (princípio tão fundamental na arte a meu ver, quanto lugar comum falar dele).
Algarve é dedicada ao Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que quebra o silêncio no meu país: após 15 anos, volta a fazer ouvir a minha música de câmara tocada por profissionais.
Pedro Rocha