Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Local de Composição/Estúdio Gabinete de Música Electroacústica de Cuenca (Espanha)
Dedicatória
"Para a Carla"
Revisão (data) 1995
Observações à Revisão
Revisão da parte de piano
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solo
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Piano e Fita Magnética
Meios Técnicos de Execução
CD, 4 Samplers
Estreia
Data 1989/Jun/23
Intérpretes
Ilda Ortin Rodrigues (piano)
Entidade/Evento Escola Superior de Música de Lisboa
Local Conservatório Nacional - Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Observações
Com fita magnética
Notas Sobre a Obra
Dual (1988, revisão da parte de piano - 1995) é uma peça que foi composta a partir de um estágio no Gabinete de Música Electroacústica em Cuenca (Espanha), com uma bolsa obtida através da Juventude Musical Portuguesa.
A peça foi concebida como uma obra para Piano e 4 Samplers, embora tenha até agora sido executada na versão para Piano e fita magnética. Os 6 sons electrónicos foram gerados a partir do Synthi 100 da EMS, sendo 3 por modulação de amplitude e 3 por modulação de frequência. Cada um destes sons tem o seu espectro próprio, e uma vez colocados no processo de sampling, executados a partir de um teclado, faz com que se sobreponham 7 espaços temperados diferentes (6 provenientes dos sons electrónicos mais o temperamento do piano). Cada som tem também o seu ritmo interior próprio, o que possibilita, segundo os princípios de sampling, a criação de polirritmias consoante os intervalos que são executados.
Formalmente a obra é polimórfica, isto é permite versões diferentes da sua execução: a parte dos samplers não tem ritmos definidos e tem carácter improvisatório, a partir de notas e/ou acordes dados, com percurso definido no tempo; a parte do Piano é complementar desta uma vez que os ritmos e andamento estão perfeitamente definidos mas a ordem das estruturas, distribuídas por 4 páginas tocadas também em qualquer ordem, é escolhida pelo executante no momento. O título Dual reflecte entre outros esta complementaridade (dualidade) no percurso formal bem como a oposição entre os sons electrónicos e os do Piano.
Pedro Rocha
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Dual
Execução
2000/Apr/20
Festival Música Viva 2000
Instituto Franco-Português - Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Francisco Monteiro (piano)