|
Luís Neto da Costa é um compositor português que se dedica à expansão do vocabulário instrumental e ao desenvolvimento de técnicas baseadas na série de harmónicos, um dos principais focos da sua investigação de doutoramento. Tem colaborado com vários músicos para explorar técnicas estendidas, incluindo os “sons abafados” para clarinete, multifónicos sob uma posição pivot para saxofone e distintas qualidades sonoras do corpo do violino. Desenvolve frequentemente ferramentas de composição assistida por computador e, ocasionalmente, incorpora a eletrónica nas suas composições, com projectos recentes a envolverem a criação de partituras de vídeo. As suas composições têm sido interpretadas por ensembles e orquestras de renome tais como Ensemble Suono Giallo, Ensemble Recherche, Aleph Guitar Quartet, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa e ars ad hoc, entre outros. Recebeu encomendas de várias instituições de prestígio, como o Festival DME e a Casa da Música, onde foi artista residente, bem como da MISO Music, Festival delle Nazioni, Arte no Tempo, Associação Portuguesa de Compositores e Antena 2. Até à data, foi distinguido com nove prémios de composição, entre os quais o Prémio Compositor Francisco de Lacerda da Fundação Millennium bcp. É atualmente aluno de doutoramento na Universidade Aristóteles de Salónica sob a orientação de Dimitri Papageorgiou, Franck Bedrossian (KUG-Graz) e Emilios Cambouropoulos, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua formação académica inclui uma licenciatura em Composição pela ESMAE no Porto, um Mestrado em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro e uma Pós-Graduação em Composição pela ESML em Lisboa. Participou em masterclasses como OutHear New Music Week com Klangforum Wien, IlSUONO Contemporary Music Week e CROMA, e interagiu com compositores como Luis Naón, Pierluigi Billone, Harrison Birtwistle, entre outros. Tem experiência enquanto maestro, tendo trabalhado com grupos como o Remix Ensemble, no âmbito de uma masterclasse internacional com Peter Rundel, e o ESMAE Contemporary Music Ensemble, entre outros. Para além disso, lecionou Análise e Composição nos últimos anos. LINKS EXTERNOS Sítio oficial de Luís Neto da Costa Última atualização: 5 de setembro de 2024 |
Última atualização: 5 de setembro de 2024
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Ecos de atrito | 2024 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
das linhas revoltas das mãos | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Illustrate Internal Clouds | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | financiada pelo programa Garantir Cultura |
|
||||||||
Galveias – Janeiro e Stembro de 1984 | 2024 | Arte Piacere | URL | Alcobaça | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/ArtePiacere | |
na plangência | 2020 | Batista Júnior (clarinetista) | Observações | |||||
Chamariz de Liceia | 2021 | Câmara Municipal de Oeiras | URL | Oeiras | Portugal | Observações | https://www.oeiras.pt | Associação Portuguesa de Compositores |
Curvatório | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
febres de arabescos em frisos inertes para ensemble | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
O jardim do silêncio | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
Città filigrana | 2024 | Festival delle Nazioni | URL | Città di Castello | Portugal | Observações | https://www.festivalnazioni.com/ | |
texturas de sombra | 2019 | Frederic Cardoso | URL | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/fredericardoso | ||
Painting on a wooden canvas of resonances | 2024 | Miso Music Portugal | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.misomusic.me/ | |
Shades of White | Projecto DME | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org | ||
Étude, Lá. Something. | 2015 | RTP – Antena 2 para a 29.ª Edição do Prémio Jovens Músicos | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.rtp.pt/antena2/ | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Rondino (L. van Beethoven) | III Prémio Internacional de Composição Pedro de Araújo | 1.º Prémio (Categoria B) | 2022 | Festival Internacional de Órgão de Braga | URL | Braga | Portugal | Observações | https://www.festivalorgaobraga.com | |
Atrito | 5.ª Edição do Concurso de Composição Acordeão Folefest | 2.º Prémio | 2021 | Folefest | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://folefest.com | |
cae mi voz | Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 | Obra Vencedora | 2021 | Ibermúsicas | URL | Portugal | Observações | http://ibermusicas.org | Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor. | |
|
||||||||||
Abertura Coriolano (L. van Beethoven) | Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra | 1.º Prémio · Categoria B (Transcrição para Seis Órgãos) | 2021 | Ministério da Cultura e Município de Mafra | Mafra | Portugal | Observações | |||
Sonatina | Prémio do Público na Competição conjunta para flautistas e compositores da conferência Flute: Hands on Research 2018 | Prémio do Público | 2018 | Universidade de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://www.ua.pt | |
Colosso | Concurso de Composição para Orquestra de Sopros Juvenil · Município de Lousada | 2.º Prémio | 2017 | Município de Lousada | URL | Lousada | Portugal | Observações | https://www.cm-lousada.pt | |
Alusão | Prémio de Composição Casa da Música/ ESMAE (Dia Mundial da Música 2015) | Menção Honrosa | 2015 | Casa da Música/ ESMAE | Porto | Portugal | Observações | |||
Irrazionalità | 4.ª Edição do Concurso de Composição SPA/ Antena 2 | Menção Honrosa | 2015 | SPA/ Antena 2 | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Città filigrana | Estreia | 2024/Aug/31 | Chiesa di San Domenico | Città di Castello | Itália | Ensemble Suono Giallo Andrea Biagini (flauta) Michele Bianchini (saxofone) Federico Tramontana (percussão) Giacomo Piermatti (contrabaixo) Simone Nocchi (piano) |
Observações | ||
Galveias – Janeiro e Stembro de 1984 | Estreia | 2024/Aug/25 | Woodwinds Summercamp 2024 | Mercado de Galveias, Ponte de Sor | Galveias | Portugal | Participantes do Woodwinds Summercamp 2024, Luís Miguel Espadana (maestro) | Observações | |
Unleashing Internal Clouds | Estreia | 2024/Jul/20 | Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | Ensemble Recherche, Rut Schereiner (maestrina) | Observações | ||
Los herejes de la diócesis de Aureliano | Estreia | 2024/Jul/19 | Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | Aleph Guitar Quartet | Observações | ||
Painting on a wooden canvas of resonances | Execução | 2024/Jun/07 | Teatro da Rainha | Caldas da Rainha | Portugal | Sond'Ar-te Duo Vítor Vieira (violino) Filipe Quaresma (violoncelo) Miguel Azguime (eletrónica) |
Observações | ||
Painting on a wooden canvas of resonances | Estreia | 2024/Jun/06 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Sond'Ar-te Duo Vítor Vieira (violino) Filipe Quaresma (violoncelo) Miguel Azguime (eletrónica) |
Observações | ||
Rust | Estreia | 2024/May/30 | Semana da Composição na Escola Superior de Música de Lisboa | Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | Alex Waite (piano) | Observações | |
Ecos de atrito | Estreia | 2024/May/05 | Aveiro_Síntese 2024: Nova Música para Novos Músicos | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Nuno Magalhães (clarinete) | Observações | |
Old Vinyl | Estreia | 2024/Mar/23 | Jovens Solistas pela Igualdade | Aula Magna, Universidade dos Açores | Ponta Delgada | Portugal | Erline Moreira (fagote) Camerata Arquipélago Hélio Soares (direção) |
Observações | |
Ecos de Trovas | Estreia | 2023/Sep/30 | Encontros Sonoros Atlânticos | Biblioteca Nacional de Portugal | Lisboa | Portugal | Orquestra Metropolitana de Lisboa Rita Castro Blanco (maestrina) |
Observações | |
Ecos de Trovas | Ante-Estreia | 2023/Sep/29 | Encontros Sonoros Atlânticos | Museu Nacional Ferroviário | Entroncamento | Portugal | Orquestra Metropolitana de Lisboa Rita Castro Blanco (maestrina) |
Observações | |
Desertificação | Estreia | 2023/Aug/20 | Auditório José Luís Peixoto | Galveias | Portugal | Participantes da 3.ª edição da Woodwinds Summercamp 2023 – Paisagens Sonoras | Observações | ||
Shades of White | Estreia | 2023/May/20 | Concerto Violino + | Lisboa Incomum | Lisboa | Portugal | Dejana Sekulić · violino | Observações | |
Rondino (L. van Beethoven) | Estreia | 2023/Apr/28 | IX Festival Internacional de Órgão de Braga | Sé Catedral de Braga | Braga | Portugal | Arturo Barba Sevillano e Cristan Tarabbia | Observações | |
Atrito | Estreia | 2022/Dec/21 | Concerto – Música Portuguesa para Acordeão (Folefest) | MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga | Lisboa | Portugal | Pedro Meireles (violino), Catarina Bastos (violino), Irma Skenderi (viola), Catherine Strynckx (violoncelo), Fernando Brites (acordeão) | Observações | |
na plangência | Estreia | 2022/Jul/28 | Festival Plurisons | Universidade Federal da Paraíba | João Pessoa | Brasil | José Batista Junior (clarinete) | Observações | |
Colosso | Estreia | 2022/Jun/16 | Auditório Municipal de Lousada | Lousada | Portugal | Orquestra Juvenil do Conservatório do Vale do Sousa | Observações | ||
Illustrate Internal Clouds | Estreia | 2022/Jun/02 | Auditório de Serralves | Porto | Portugal | ars ad hoc; Ricardo Carvalho (flauta), Horácio Ferreira (clarinete), João Casimiro Almeida (piano), Ana do Vale e Diogo Coelho (violino), Ricardo Gaspar (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2022/Apr/16 | Conferência · Experimentation and beyond music | Casa da Música | Porto | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | |
cae mi voz | Estreia | 2022/Apr/01 | Universidad Autónoma de Nuevo León | Monterrey | México | Neighborwoods Trio | Observações | ||
Abertura Coriolano (L. van Beethoven) | Estreia | 2021/Nov/17 | Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra 2021 | Basílica do Real Edifício (Palácio Nacional de Mafra) | Mafra | Portugal | João Vaz, Sérgio Silva, António Esteireiro, André Ferreira, João Santos, Diogo Rato Pombo (órgãos) | Observações | |
Chamariz de Liceia | Estreia | 2021/Oct/10 | Croma · Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras | Auditório Municipal Ruy de Carvalho | Carnaxide | Portugal | Lisbon Ensemble 20/ 21, Pedro Pinto Figueiredo (direcção musical) | Observações | |
texturas de sombra | Execução | 2021/Sep/10 | Auditório Christopher Bochmann | Évora | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
Duet | Estreia | 2021/Jun/09 | Auditório do Conservatório de Música de Paredes | Paredes | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete), Hugo Nunes (clarinete) | Observações | ||
das linhas revoltas das mãos | Estreia | 2021/May/29 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | GrETUA | Aveiro | Portugal | Marta Fonseca (guitarra), Nádia Carvalho (informática musical) | Observações | |
Étude, Lá. Something. | Execução | 2020/Feb/16 | Casa Branca de Gramido | Gondomar | Portugal | Luís Matos (oboé) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2019/Nov/14 | VII Festival Internacional de Clarinetistas | Rio de Janeiro | Brasil | Batista Júnior (clarinete) | Observações | ||
Étude, Lá. Something. | Execução | 2019/Nov/02 | Congresso da Associação Francesa de Oboé | Auxerre | França | Luís Matos (oboé) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2019/Nov/01 | VIII Congresso Nacional de Clarinete | Torrent | Espanha | Batista Júnior (clarinete) | Observações | ||
texturas de sombra | Estreia | 2019/Jun/04 | Diálogo a Preto e Branco | Casa da Música | Porto | Portugal | Frederic Cardoso · clarinete | Observações | |
Orgias do agora | Execução | 2019/May/12 | Museo Lázaro Galdiano | Madrid | Espanha | Henrique Portovedo (saxofone) | Observações | ||
Orgias do agora | Execução | 2019/Mar/27 | Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi | Milão | Itália | Henrique Portovedo (saxofone) | Observações | ||
Orgias do agora | Estreia | 2019/Mar/26 | Casa da Música | Porto | Portugal | Henrique Portovedo · saxofone e electrónica | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Oct/31 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
fala | Estreia | 2018/Oct/17 | DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Hélder Monteiro (tímpanos) | Observações | ||
Sonatina | Estreia | 2018/Jul/31 | Auditório do DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Clara Saleiro (flauta) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Jul/05 | Universidade de Évora | Évora | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Jun/20 | Espaço Lisboa Incomum | Lisboa | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Apr/11 | Auditório do CCCI, DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
O jardim do silêncio | Estreia | 2017/Dec/19 | PRÉMIO JOVENS MÚSICOS/ANTENA 2 . Recital dos Vencedores do Nível Superior da edição 2016 | Casa da Música | Porto | Portugal | Artium Trio Francisco Lima Santos . violino Pedro Gomes Silva . violoncelo João Barata piano |
Observações | |
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Estreia | 2017/Dec/05 | Auditório do Conservatório de Música de Paredes | Paredes | Portugal | Frederic Cardoso . clarinete | Observações | ||
Curvatório | Estreia | 2017/Dec/02 | Casa da Música | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música Baldur Brönnimann . direcção musical |
Observações | ||
febres de arabescos em frisos inertes para ensemble | Estreia | 2017/Nov/05 | Casa da Música | Porto | Portugal | Remix Ensemble Casa da Música Peter Rundel . direcção musical |
Observações | ||
a kind of sensuous meaningfulness | Estreia | 2016/Oct/28 | Teatro Municipal de Vila do Conde | Vila do Conde | Portugal | Fátima Seabra (flauta), Frederic Cardoso (clarinete), Carla Quelhas (piano) | Observações | ||
exercício de apofenia | Estreia | 2016/Apr/28 | Teatro Municipal de Vila do Conde | Vila do Conde | Portugal | Jorge Lima (percussão), Rita Fernandes (violoncelo) | Observações | ||
My Tiny Little Piece | Estreia | 2016/Feb/26 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica da ESMAE, Ivo Venkov (direção musical) | Observações | ||
Between choices | Estreia | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, Luís Neto da Costa (direção musical) | Observações | transcrição para ensemble | |
|
|||||||||
Alusão | Execução | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, Luís Neto da Costa (direção musical) | Observações | ||
Irrazionalità | Estreia | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, Luís Neto da Costa (direção musical) | Observações | transcrição para ensemble | |
|
|||||||||
Étude, Lá. Something. | Estreia | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Rafael Sousa (oboé) | Observações | ||
Alusão | Estreia | 2015/Oct/01 | Casa da Música | Porto | Portugal | Clara Saleiro (flauta solo), Orquestra de Saxofones e Clarinetes, Pedro Neves (direção musical) | Observações | ||
Étude, Lá. Something. | Outras | 2015 | Prémio Jovens Músicos 2015 | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | ||
Designação | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Jovem Compositor em Residência na Casa da Música | 2017 - 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | https://www.casadamusica.com | |