|
João Rafael nasceu a 15 de Março de 1960 nas Caldas da Rainha. Entre 1979 e 1985 estudou Composição e Piano no Conservatório Nacional de Lisboa concluindo em 1985 o Curso Superior de Composição na classe do Prof. Christopher Bochmann. Na Universidade frequentou ainda o curso de Engenharia Electrónica.
A partir de 1984 começou a frequentar os seminários de composição e análise de Emmanuel Nunes na Fundação Gulbenkian. Prosseguiu em seguida os seus estudos de composição com Emmanuel Nunes, primeiro em Paris (1985-88, com uma bolsa de estudos da Fundação Gulbenkian) e depois em Freiburg na Alemanha no "Institut für Neue Musik" (1988-92, com bolsas de estudos do governo alemão (DAAD), da Fundação Heinrich-Strobel, e um subsídio do Ministério da Cultura) obtendo em seguida o Diploma em Composição (Aufbaustudium). Em Freiburg estudou ainda música electrónica com Mesias Maiguashca.
Em 1990 obteve o primeiro prémio no Concurso Internacional de Composição "Camillo Togni" em Brescia na Itália, com a peça Transition para clarinete solo. Esta peça foi ainda seleccionada para um CD que integra algumas das peças executadas no Festival Internacional de Música Contemporânea da Radio France "Présences 92". Outras peças receberam igualmente prémios em concursos internacionais de composição, e foram seleccionadas para importantes festivais na Europa.
As peças Transition e Ode foram escolhidas (respectivamente em 1991 e em 1995) pela RDP para representar Portugal na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO em Paris. Em Dezembro de 1994 realizou-se um "Concert-Portrait" em Freiburg com o Ensemble Recherche sob a direcção de Kwamé Ryan. Em Junho de 1995, a Radio France dedicou-lhe um dos programas "Auto-Portrait".
Outros "Portraits" radiofónicos tiveram lugar na RDP em 1991, 1996, 1998 e 2002. João Rafael tem dado regularmente Seminários de Análise, Cursos de Composição e Workshops, assim como têm sido publicados textos e análises suas, nos seguintes países: Portugal, Itália, França, Alemanha, Suécia, Rússia e EUA.
As peças de João Rafael têm sido tocadas por solistas, ensembles e orquestras de renome internacional em importantes festivais em Portugal, Espanha, França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Hungria, Áustria, Itália, Suíça e Alemanha, e têm sido difundidas por quase todas as rádios europeias.
|
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Duo | 1999 | Câmara Municipal de Matosinhos | URL | Matosinhos | Portugal | Observações | http://www.cm-matosinhos.pt/ | |
Kontraste | 2006 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com/ | |
Verzweigungen | 2009 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt | |
(Un-)Schärfe | 2005 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/main.html | |
Konstellationen | 2004 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gulbenkian.pt/ | |
L'Air de l'Air | 1998 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/ | Encomenda da nova versão da peça (1999), em conjunto com a nova versão de Ombres Croisées |
|
||||||||
Ombres Croisées | 1998 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/ | Encomenda da nova versão da peça (1999), em conjunto com a nova versão de L'Air de l'Air |
|
||||||||
Anaquies | 1996 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/ | |
Ode | 1992 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/ | |
Occasus | 1991 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/ | |
Kreuzgang | 2001 | IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.ippar.pt/ | Encomenda no âmbito das comemorações dos "500 Anos do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa" |
|
||||||||
Schattenspiel | 1995 | IRCAM | URL | Paris | França | Observações | http://www.ircam.fr | |
Evocatio Aetheris | 2005 | Teatro Nacional de São Carlos | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.saocarlos.pt/ | |
Trans-it/orb_it | 2004 | World Music Days 2004 - Projecto orb_it | URL | Zurique | Suíça | Observações | http://www.wnmd2004.ch/ | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Occasus | Concurso Internacional de Composição "Forum Junger Komponisten 92" | 1992 | Rádio de Colónia (WDR) | Colónia | Alemanha | Observações | ||||
Transition | Concurso Internacional de Composição Camillo Togni | 1º Prémio | 1990 | Nuovi Spazi Sonori | Brescia | Itália | Observações | |||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Verzweigungen | Estreia | 2009/Mar/23 | Vanguardas/Novas Novas Vanguardas | Fundação Calouste Gulbenkian, Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Quarteto Arditti, Pedro Carneiro (marimba) | Observações | |
(Un-)Schärfe | Estreia | 2006/Dec/11 | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Ensemble Recherche | Observações | ||
Kontraste | Estreia | 2006/Jul/29 | Casa da Música - Sala Suggia | Porto | Portugal | Orquestra Nacional do Porto Graeme Jenkins (direcção) | Observações | ||
Kontraste | Ante-Estreia | 2006/Jul/28 | Casino de Espinho - Salão Nobre | Espinho | Portugal | Orquestra Nacional do Porto Graeme Jenkins (direcção) | Observações | ||
Konstellationen | Estreia | 2006/May/30 | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Drumming - Grupo de Percussão Miquel Bernat (direcção) | Observações | ||
Evocatio Aetheris | Estreia | 2006/Jan/28 | Universidade Nova de Lisboa - Auditório da Reitoria | Lisboa | Portugal | Orquestra Sinfónica Portuguesa Giuseppe Ratti (direcção) | Observações | ||
Duo | Estreia | 2005/Nov/25 | Bludenzer Tage Zeitgemäßer Musik 2005 | REMISE - Bludenz | Bludenz | Áustria | Carl Rosman (clarinete baixo), Andrew Digby (eufónio) | Observações | |
Trans-it/orb_it | Estreia | 2004/Oct/06 | World Music Days 2004 | Nideckbrücke | Berna | Suíça | Olivier Darbellay (trompa) | Observações | |
Transition | Estreia | 2004/Sep/12 | Festival Música Viva 2004 | Teatro Aberto - Sala Vermelha | Lisboa | Portugal | Harry Sparnaay (clarinete baixo) | Observações | |
Ode | Execução | 2004/Sep/11 | Festival Música Viva 2004 | Teatro Aberto - Sala Azul | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Anaquies | Execução | 2003/May/28 | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Quarteto Parisii | Observações | ||
Kreuzgang | Estreia | 2002/Oct/10 | Grande Auditório do Europarque | Santa Maria da Feira | Portugal | Remix Ensemble Orquestra Gulbenkian Kasper de Roo (direcção) | Observações | ||
Ombres Croisées | Execução | 2002/Jul/18 | Aveiro Síntese | Centro Cultural e de Congressos de Aveiro | Aveiro | Portugal | Observações | ||
Réitérations | Execução | 2002/Feb/10 | Centro Cultural de Belém / Emmanuel Nunes, uma retrospectiva | Centro Cultural de Belém, Pequeno Auditório | Lisboa | Portugal | Jean-Marie Cottet (piano) | Observações | |
L'Air de l'Air | Estreia da Revisão | 1999/Jul/06 | Festival Música Viva 1999 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Ombres Croisées | Estreia da Revisão | 1999/Jul/05 | Festival Música Viva 1999 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Ode | Estreia da Revisão | 1999/May/13 | Saarbrücker Komponisten Werkstatt - Festival "Musik im 20. Jahrhundert" | Kongresshalle | Saarbrücken | Alemanha | Rundfunk-Symphonieorchester Saarbrücken Konstantia Gourzi (direcção) | Observações | Ode foi escolhida pela Rádio do Sarre (Saarländischer Rundfunk) para o workshop "Saarbrücker Komponisten Werkstatt" e subsequente concerto, ambos no âmbito do Festival "Musik im 20. Jahrhundert" em Saarbrücken. |
|
|||||||||
Réitérations | Execução | 1999/May/12 | 23os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Alain Neveux (piano) | Observações | |
Transition | Execução | 1999/May/12 | 23os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Alain Damiens (clarinete) | Observações | |
Anaquies | Estreia | 1998/May/09 | 22ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Quatuor Diotima | Observações | |
Octeto II | Execução | 1997/May/06 | 21os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Ensemble Nuove Sincronie Renato Rivolta (direcção) | Observações | |
Schattenspiel | Execução | 1996/Jun/05 | Cité de la Musique | Cité de la Musique | La Villette (Paris) | França | Ensemble Intercontemporain David Robertson (direcção) Técnica IRCAM Leslie Stuck (assistente musical) | Observações | |
Schattenspiel | Estreia | 1996/May/18 | 20ºs Encontros de Música Contemporânea | Reitoria da Universidade de Lisboa - Aula Magna | Lisboa | Portugal | Ensemble Intercontemporain David Robertson (direcção) | Observações | |
Réitérations | Estreia da Revisão | 1994/Dec/19 | Portrait-Konzert | Musikhochschule - Konzertsaal | Freiburg im Breisgau | Alemanha | Manfred Kratzer (piano) | Observações | Estreia da revisão de 1991 |
|
|||||||||
Octeto II | Execução | 1994/Dec/19 | "Portrait-Konzert” | Musikhochschule - Konzertsaal | Freiburg im Breisgau | Alemanha | Ensemble Recherche Kwamé Ryan (direcção) | Observações | |
Occasus | Execução | 1994/Oct/06 | World Music Days - Stockholm 1994 | Stockholm Cultural Center - Auditório | Estocolmo | Suécia | Ensemble Ma Staffan Larson (direcção) | Observações | |
Ode | Estreia | 1994/May/05 | 18ºs Encontros de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Tokyo Symphony Orchestra Norichika Imori (direcção) | Observações | |
Octeto II | Execução | 1993/May/12 | 17os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Ensemble Recherche Peter Rundel (direcção) | Observações | |
Occasus | Execução | 1993/May/07 | 17ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Ensemble Contrechamps Giorgio Bernasconi (direcção) | Observações | 1ª Audição em Portugal |
|
|||||||||
Occasus | Estreia | 1992/Oct/24 | Forum Junger Komponisten 1992 | W.D.R. - Großer Sendesaal | Colónia | Alemanha | Ensemble Avantgarde (Leipzig) Steffen Schleiermacher (direcção) | Observações | |
Transition | Execução | 1992/Jun/08 | Concerto UER | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Ernesto Molinari (clarinete) | Observações | Transmitido em directo para 15 países da Europa |
|
|||||||||
L'Air de l'Air | Estreia | 1992/May/04 | Horizonte Konzerte - Konzert des Elektronischen Studios | Musikhochschule - Konzertsaal | Freiburg im Breisgau | Alemanha | Observações | ||
Ombres Croisées | Estreia | 1991/Jan/21 | Horizonte Konzerte - Konzert des Elektronischen Studios | Musikhochschule - Konzertsaal | Freiburg im Breisgau | Alemanha | Observações | ||
Transition | Estreia | 1990/Oct/27 | Nuovi Spazi Sonori - Incontri con la Nuova Musica | Teatro Franciscanum | Brescia | Itália | Gaspare Tirincanti (clarinete) | Observações | |
Réitérations | Estreia da Revisão | 1990/May/18 | Neue Musik Reihe | Hochschule für Musik | Colónia | Alemanha | Manfred Kratzer (piano) | Observações | Estreia da revisão de 1990 |
|
|||||||||
Réitérations | Estreia | 1990/Feb/05 | Horizonte Konzerte - Junge Komponisten | Musikhochschule | Freiburg im Breisgau | Alemanha | Manfred Kratzer (piano) | Observações | Estreia da revisão de 1989 |
|
|||||||||
Octeto II | Estreia da Revisão | 1988/Jun/16 | Fundação Calouste Gulbenkian | Paris | França | Classe de Música de Câmara de Pierres-Yves Artaud do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris Christian Rivet (direcção) | Observações | ||
Octeto II | Estreia | 1986/May/07 | 10ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Michel Tabachnik (direcção) | Observações | A primeira versão da obra tinha o título Octeto |
|
Caracterização da Actividade | Designação | Data (período) | Entidade | URL | Local | Localidade | País | Observações | Invisible Column | |
Conferências | Composição Musical e Estruturas Matemáticas: O Significado Musical das Proporções Matemáticas – A Forma dos Números | 2006/Oct/06 | Centro de Matemática da Universidade do Porto / Casa da Música / ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo | Porto | Portugal | Observações | ||||
Ensino | Tutor pedagógico e Técnico (Assistente para o ensino) | 1991 - 1992 | Estúdio de Música Electrónica da Escola Superior de Música de Freiburg | Estúdio de Música Electrónica da Escola Superior de Música de Freiburg | Freiburg im Breisgau | Alemanha | Observações | |||
Ensino | Professor de Educação Musical, Harmonia, Contraponto e Acústica | 1981 - 1984 | Santarém / Lisboa | Portugal | Observações | |||||
Intérprete/Instrumentista | Acompanhador de piano | 1982 - 1984 | Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa | URL | Escola Superior de Teatro de Lisboa | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.estc.ipl.pt/ | Foi acompanhador nas classes de Luísa Homénio e Agueda Sena |
|
Designação | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Subsídio do Ministério da Cultura | - 1992 | Ministério da Cultura | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.min-cultura.pt | Bolsa para a frequência do Curso Superior de Composição no Institut für Neue Musik em Freiburg (Alemanha) |
|
||||||||
Bolsa de Estudos | - 1991 | Fundação Heinrich-Strobel da Rádio do Sudoeste da Alemanha - Baden-Baden (SWF) | URL | Baden-Baden | Alemanha | Observações | http://www.swr.de/swr2/faszination-musik/orchester/exp/index.html | Bolsa para a frequência do Curso Superior de Composição no Institut für Neue Musik em Freiburg (Alemanha) |
|
||||||||
Bolsa de Estudos DAAD | 1988 - 1990 | Governo da Alemanha (República Federal) | Alemanha | Observações | Bolsa para a frequência do Curso Superior de Composição no Institut für Neue Musik em Freiburg (Alemanha) | |||
|
||||||||
Bolsa de Estudos | 1985 - 1988 | Fundação Calouste Gulbenkian | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gulbenkian.pt | Bolsa de estudos para continuar os seus estudos de composição com Emmanuel Nunes em Paris. Durante este período teve também a possibilidade de assistir e participar na concepção e realização das seguintes obras do mesmo compositor: Tif'ereth, Vislumbre, Wandlungen, Duktus e Clivages. |
|