|
JOÃO CARLOS PINTO (*1998) nasceu em Braga, Portugal. Estudou Piano e Composição no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, e frequentou o Mestrado em Composição Multimedia na Hochschule für Musik und Theater Hamburg, tendo como mentor Alexander Schubert. O seu trabalho tem sido apresentado em países como: Coreia do Sul, EUA, Colômbia, México, Argentina, Alemanha, França, Holanda, Áustria, Suíça, Itália, Bélgica, Noruega, Islândia, Dinamarca, Espanha e, regularmente, ao longo de todo o território português. Recebeu encomendas de entidades como: UNESCO, Braga Media Arts, ZKM Karlsruhe, Gaudeamus, Schallfeld Ensemble, ensemble neoN, RTP, Antena 2, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Orquestra Gulbenkian, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra das Beiras, Arte no Tempo e Câmara Municipal de Aveiro. Enquanto performer, dedica-se tanto à interpretação de obras de teatro experimental (com Tobias Pfeil, Diego Muhr), assim como, tocar instrumentos eletrónicos que o próprio constrói e modifica, em projetos como: CACO.MEAL, Omniae Large Ensemble, Peter Evans’ Som Crescente e xD. Possui partituras editadas e distribuídas por: Babel Scores, MPMP, Scherzo Editions e Arte no Tempo. LINKS EXTERNOS: João Carlos Pinto Última atualização: 9 de julho de 2024 |
Última atualização: 9 de julho de 2024
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
La Vie | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Estudo para Clarinete e Eletrónica | 2019 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Music for Percussion | 2019 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt/ | Projeto financiado pela DGArtes |
|
||||||||
Pontos | 2018 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Concerto de saxofone | 2021 | Câmara Municipal de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://www.cm-aveiro.pt/ | |
Quarteto de Cordas n.º 1 | 2020 | Fundação CCB · Centro Cultural de Belém para os Dias da Música 2020 | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.ccb.pt | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
"Luciano Berio Composition Competition” | Finalista | 2023 | Accademia Nazionale di Santa Cecilia | Roma | Itália | Observações | ||||
ENOA workshop com Luca Francesconi e a Orquestra Gulbenkian | Selecionado | 2023 | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Observações | ||||
Lumen Prize | Shortlist | 2023 | Lumen | URL | Reino Unido | Observações | https://www.lumenprize.com/2023-winners | |||
Bolsa escolar | 2022 | Hochschule für Musik und Theater Hamburg | URL | Hamburgo | Alemanha | Observações | https://www.hfmt-hamburg.de/ | |||
Bolsa escolar | 2022 | Johannes Brahms Stiftung | URL | Hamburgo | Alemanha | Observações | https://www.brahms-stiftung.de/ | |||
“tubo de ensaio 02" | Vencedor | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt/ | ||
“City to City" | Vencedor | 2020 | UNESCO | URL | Braga | Portugal | Observações | https://www.bragamediaarts.com/en/ | ||
Bijloke Summer Academy | Vencedor | 2019 | ENOA @ LOD Muziektheater | URL | Ghent | Bélgica | Observações | https://www.enoa-community.com/member/lod/ | ||
Jovem Compositor Associado aos Estúdios Victor Córdon . parceria com Teatro Nacional São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado | Jovem Compositor Associado | 2019 | Estúdios Victor Cordón | Lisboa | Portugal | Observações | ||||
“Laboratórios de Verão" | Vencedor | 2019 | gnration | URL | Braga | Portugal | Observações | https://www.gnration.pt/ | ||
Festival ManiFeste | Selecionado | 2019 | IRCAM | Centre Pompidou | URL | Paris | França | Observações | https://www.ircam.fr/ | ||
Nadir | 2º Prémio - VI Concurso Nacional de Composição BSP | 2018 | Banda Sinfónica Portuguesa | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.bandasinfonicaportuguesa.com/bsp | ||
"VI Concurso de Composição” | 2º prémio | 2018 | Banda Sinfónica Portuguesa | URL | Portugal | Observações | https://www.bandasinfonicaportuguesa.com/ | |||
Film Music Competition | Melhor peça do género - War Movie | 2016 | Associazione Ravel | Itália | Observações | |||||
NanoMúsicos Eletroacústicos | 1º prémio | 2016 | Festival DME | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org/ | ||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
anti-manifesto.exe | Execução | 2024/Nov/29 | Parque cultural dos tanques de petróleo | Seul | Coreia do Sul | Observações | |||
Mermaids | Estreia | 2024/Nov | Agit Lab | Águeda | Portugal | Inês Filipe e Wojchiech Rybicki (dança) | Observações | ||
idontlikemetut(yo)u | Estreia | 2024/Oct/14 | Scena Robocza | Poznań | Polónia | Inês Filipe eWojchiech Rybicki (dança) | Observações | ||
Responsorio | Estreia | 2024/Jun/28 | Workshop Composing for Voices and Orchestra | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | André Henriques (barítono) Orquestra Gulbenkian Luca Francesconi (maestro) |
Observações | |
anti-manifesto.exe | Execução | 2024/Mar | Cigarra | Lisboa | Portugal | Tomás Moital · performer | Observações | ||
Estudo para Clarinete e Eletrónica | Execução | 2024/Jan/21 | Cigarra | Lisboa | Portugal | Concrète [Lab] Ensemble | Observações | ||
AD HOMINEM | Execução | 2023/Oct/29 | Vila do Conde | Portugal | Observações | (versão em vídeo) | |||
|
|||||||||
AD HOMINEM | Execução | 2023/Oct/19 | Aures London | Londres | Reino Unido | Observações | (versão em vídeo) | ||
|
|||||||||
AD HOMINEM | Execução | 2023/Sep/23 | Galeria Annka Kultys | Londres | Reino Unido | Observações | De 23 de setembro a 14 de outubro (versão em vídeo) | ||
|
|||||||||
Music for Percussion | Estreia | 2023/Sep/02 | Casa da Música | Porto | Portugal | Pedro Carneiro, Miquel Bernat, Eduardo Cardinho,João Dias, Marco Fernandes, Bruno Costa, Miguel Herrera (percussão) Mário Teixeira (direção) |
Observações | ||
Concerto de saxofone | Execução | 2023/May/28 | 4os Reencontros de Música Contemporânea | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Luís Salomé (saxofone), Orquestra das Beiras, Nuno Coelho (direção) | Observações | |
Concerto de saxofone | Estreia | 2023/May/25 | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Luís Salomé (saxofone), Orquestra das Beiras, Nuno Coelho (direção) | Observações | ||
AD HOMINEM | Execução | 2023/May/13 | gnration | Braga | Portugal | João Carlos Pinto (performer); Rodrigo Constanzo, André Teixeira, Pedro Melo Alves, João Grilo, Diogo Ferreira, Sara Marita, Marianne Harlé [convidados especiais (discípulos)] | Observações | ||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/12 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
AD HOMINEM | Execução | 2023/Feb/11 | Teatro Lichthof | Hamburgo | Alemanha | João Carlos Pinto (performer); Lucas Xerxes, Victor E. Gutiérrez, Fiona Xue Ju, Michael Brailey, ONNAM, Viktor Toikkannen, Marta Haladzhun [convidados especiais (discípulos)] | Observações | ||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/11 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
AD HOMINEM | Execução | 2023/Feb/10 | Teatro Lichthof | Hamburgo | Alemanha | João Carlos Pinto (performer); Lucas Xerxes, Victor E. Gutiérrez, Fiona Xue Ju, Michael Brailey, ONNAM, Viktor Toikkannen, Marta Haladzhun [convidados especiais (discípulos)] | Observações | ||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/10 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/09 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/08 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/07 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/06 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/05 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/04 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/03 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2023/Feb/02 | Microcentro cuenta | Buenos Aires | Argentina | Observações | |||
Ninguém me ensinou a olhar | Execução | 2022/Oct/23 | Teatro Municipal do Porto | Porto | Portugal | Andreia Alpuim, Andreia Marinho, Joana Cunha Pinto (dança) | Observações | ||
Ninguém me ensinou a olhar | Execução | 2022/Oct/22 | Teatro Municipal do Porto | Porto | Portugal | Andreia Alpuim, Andreia Marinho, Joana Cunha Pinto (dança) | Observações | ||
Nothingness as an emergence | Estreia | 2022/Oct/20 | Parque cultural dos tanques de petróleo | Seul | Coreia do Sul | Kumhee Lee (violoncelo) | Observações | ||
anti-manifesto.exe | Execução | 2022/Apr/21 | matik matik | Bogotá | Colômbia | Juliana Santacruz · performer | Observações | ||
AD HOMINEM | Estreia | 2022/Apr/14 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | João Carlos Pinto (performer); Diogo Ferreira, Sara Marita, Paulo Amendoeira, Miguel Curado [convidados especiais (discípulos)] | Observações | ||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/24 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/23 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/22 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/21 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/20 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/19 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/18 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2022/Mar/17 | Museu de Arte de Reykjanes | Keflavík | Islândia | Observações | |||
anti-manifesto.exe | Execução | 2021/Dec/27 | Casa da Música | Porto | Portugal | João Dias · performer | Observações | ||
Limbo audiovisual | Execução | 2021/Dec/18 | gnration | Braga | Portugal | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2021/Dec/17 | gnration | Braga | Portugal | Observações | |||
Limbo audiovisual | Execução | 2021/Dec/16 | gnration | Braga | Portugal | Observações | |||
Quarteto de Cordas n.º 1 | Execução | 2021/Oct/07 | Serralves | Porto | Portugal | Ensemble ars ad hoc | Observações | ||
THIS PIECE HAD A DIFFERENT NAME | Execução | 2021/Oct/02 | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Jovem Orquestra Portuguesa Pedro Carneiro (direção) |
Observações | ||
Limbo audiovisual | Estreia | 2021/Sep/17 | Teatro Estatal de Baden | Karlsruhe | Alemanha | Observações | |||
Studies for figures and forms | Execução | 2021/Sep/12 | Litteraturhuse | Oslo | Noruega | ars ad hoc · Ricardo Carvalho (flauta), Horácio Ferreira (clarinete desafinado), João Casimiro Almeida (piano preparado), Álvaro Pereira (violino), Diogo Almeida (violino), Francisco Lourenço (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo) | Observações | ||
TOYS ARE US | Estreia | 2021/Jul/30 | Centro Cultrual de Belém | Lisboa | Portugal | Jovem Orquestra Portuguesa, Pedro Carneiro (direcção), Teresa Simas (encenação) | Observações | ||
THIS PIECE HAD A DIFFERENT NAME | Estreia | 2021/Jul/30 | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Jovem Orquestra Portuguesa Pedro Carneiro (direção) |
Observações | ||
Studies for figures and forms | Estreia | 2021/Jul/04 | Fundação Serralves | Porto | Portugal | ars ad hoc · Ricardo Carvalho (flauta), Horácio Ferreira (clarinete desafinado), João Casimiro Almeida (piano preparado), Álvaro Pereira (violino), Diogo Almeida (violino), Francisco Lourenço (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo) | Observações | ||
anti-manifesto.exe | Estreia | 2021/Jun/19 | Instituto Sinaloense de Cultura | Sinaloa | México | Bere Arias · performer | Observações | ||
Concerto de saxofone | Ante-Estreia | 2021/May/22 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | Reitoria da Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Orquestra das Beiras, Nuno Coelho (direcção), Luís Salomé (saxofone) | Observações | |
La Vie | Estreia | 2021/May/21 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | GrETUA | Aveiro | Portugal | Ricardo Carvalho (flauta), João Casimiro Almeida (piano) | Observações | |
Ninguém me ensinou a olhar | Execução | 2021/May/19 | Coliseu Porto Ageas | Porto | Portugal | Andreia Alpuim, Andreia Marinho, Joana Cunha Pinto (dança) | Observações | ||
anti-manifesto.exe | Execução | 2021/May/08 | Conservatori Liceu | Barcelona | Espanha | Núria Carbó · performer | Observações | ||
Ninguém me ensinou a olhar | Estreia | 2020/Nov/13 | Teatro José Lúcio da Silva | Leiria | Portugal | Andreia Alpuim, Andreia Marinho, Noeli Kikuchi (dança) | Observações | ||
Estudo para Clarinete e Eletrónica | Estreia | 2020/Sep/06 | Aveiro_Síntese 2020 | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Miguel Oliveira · clarinete; João Soeiro · clarinete; Nádia Carvalho · informática musical | Observações | |
Pontos | Estreia | 2020/Sep/06 | Aveiro_Síntese 2020 | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Carolina Correia · violoncelo; Nádia Carvalho · informática musical | Observações | |
Quarteto de Cordas n.º 1 | Estreia | 2020/Aug/30 | Aveiro_Síntese 2020 | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | ars ad hoc · quarteto de cordas; Álvaro Pereira e Diogo Coelho · violinos; Ricardo Gaspar · viola; Pedro Vaz · violoncelo | Observações | |
anti-manifesto.exe | Execução | 2019/Oct/18 | CEMI Circles | Texas | Estados Unidos da América | Observações | |||
anti-manifesto.exe | Estreia | 2019/Jan/17 | La Esfera: Colectivo | Escola Superior de Música de Lisboa | Lisboa | Portugal | João Carlos Pinto · performer | Observações | |
Que ninguém conheça este meu (verdadeiro) nome... | Estreia | 2018/Mar/19 | Peças Frescas 2018 | São Luiz Teatro Municipal | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Nadir | Estreia | 2018/Mar/18 | VI Concurso Nacional de Composição BSP | Casa da Música | Porto | Portugal | Banda Sinfónica Portuguesa Pedro Neves . maestro |
Observações | |
Tipo (+ sub-tipo) |
Título de capa/edição Título do documento |
Autores documento | Referente a | Editora | Data | |
![]() |
Fotografias e gráficos Fotografia |
João Carlos Pinto (1) © Marianne Harlé | Marianne Harlé |
João Carlos Pinto |
||
![]() |
Fotografias e gráficos Fotografia |
João Carlos Pinto (2) © Marianne Harlé | Marianne Harlé |
João Carlos Pinto |
||
![]() |
Fotografias e gráficos Fotografia |
João Carlos Pinto (3) © Marianne Harlé | Marianne Harlé |
João Carlos Pinto |
||
![]() |
Fotografias e gráficos Fotografia |
João Carlos Pinto (4) © Marianne Harlé | Marianne Harlé |
João Carlos Pinto |
||
![]() |
Fotografias e gráficos Fotografia |
João Carlos Pinto (5) © Marianne Harlé | Marianne Harlé |
João Carlos Pinto |
||
Registo áudio Música |
Criação, Circulação, Registo Áudio e Edição de Obras de Música Portuguesa Contemporânea Carlos Caires, António Pinho Vargas, João Madureira, Pedro Lima, João Carlos Pinto João Carlos Pinto · Nadir |
nadir
João Carlos Pinto |
MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa |
2019 2020 |