Intérpretes

Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
António Carrilho desenvolve uma intensa carreira enquanto solista num reportório que vai da idade média até aos nossos dias. O seu gosto pelo ecletismo leva-o a conceber projectos pluri-disciplinares, envolvendo músicos, actores, bailarinos e apresentações multimédia.
Foi solista com as orquestras Gulbenkian; Sinfónica Portuguesa; Orchestrutopica; Den Norsk Katedralenensemblet (Noruega); Orquestra barroca do Amazonas (Brasil); Sinfonietta de Lisboa; Divino Sospiro; Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra de Cascais e Oeiras, Concerto Balabile (Holanda) e premiado nos Concursos Internacionais Recorder Moeck Solo Competition (Inglaterra), assim como Recorder Solo Competiton of Haifa (Israel).
Apresenta-se regularmente em importantes festivais na Europa, América e Ásia.
Trabalha regularmente com os mais variados agrupamentos de música antiga, contemporânea e world music em Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos da América e Bélgica. É membro fundador do MudançAEnsemble, um agrupamento que propõe o confronto inédito entre repertórios aparentemente incompatíveis através de um olhar contemporâneo.
Actua regularmente com os seguintes agrupamentos: La Paix du Parnasse (Espanha); com Syrinx : XXII (EUA); com Ciudate (Holanda), em conjunto com o tenor Marcel Beekman; duo com o percussionista Pedro Carneiro; duo com o cravista Cristiano Holtz e o duo Borealis Ensemble com a fortepianista Helena Marinho.
É Professor Adjunto na ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas -, leccionando Flauta de bisel e Música de Câmara. Ministra cursos nas Masterclass Internacionais de Música Antiga de Urbino (Itália), nos Cursos Internacionais de Música Antiga de Arija - Burgos (Espanha), na Masterclass de Música de Câmara e flauta de bisel no Palácio Foz em Lisboa e nas Lisbon Masterclasses em Monumentos históricos, tendo orientado cursos e estágios em países como Portugal, Holanda, Alemanha, Itália, Índia e Brasil.
Gravou para a etiqueta Encherialis música de Bartolomeu de Selma y Salaverde com Anthonello (Tóquio/ Japão); para a Numérica a Suite Concertante para flauta de bisel e orquestra de Sérgio Azevedo, com a Orquestra da Póvoa de Varzin/ Osvaldo Ferreira; para a Portugaler Vilancicos Negros com o Coro Gulbenkian/ Jorge Matta; para a Naxos com os Músicos do Tejo Il Trionfo d´Amore de Francisco António de Almeida, com Marcos Magalhães; entre outros.
Dirige regularmente ópera barroca, tendo já dirigido Dido and Aeneas de Purcell, La descente d´Órphée aux enfers de Charpentier, La Serva Padrona de Pergolesi, La Dirindina de Scarlatti, Don Quijotte chez la Duchese de Boismortier, Venus and Adonis de John Blow e Arlechinatta de Salieri. No campo da música contemporânea dirigiu música de Stockhausen, Piazzolla e Daniel Schvetz.
Entre os seus próximos projectos contam-se a gravação de um CD dedicado a J.S. Bach com o cravista Cristiano Holtz para a etiquesta Hortus, assim como com o agrupamento MudançAEnsemble uma gravação com o apoio da GDA. Com o seu duo Borealis Ensemble vai gravar um CD com obras comissionadas aos compositores Sara Carvalho e António Chagas Rosa, tendo para o efeito recebido apoio da Dgartes.
Na temporada de 2014/2015 tem uma digressão pelos Estados Unidos da América; irá estrear-se como solista com a Orquestra Metropolitana de Lisboa; recitais na Holanda (Korzo em Den Haag/ Ostade A´dam – Muziek. Theater. Cultuur em Amsterdam); concertos de música de câmara na Noruega, recital no Museu da Fundação Gulbenkian, concertos como solista com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, para além de diversos concertos como solista e/ ou e música de câmara na Alemanha, Portugal e Espanha. Tem projectos com a Orquestra Barroca do Amazonas, no Brasil, participando em concertos/ masterclass e simpósios. Irá apresentar-se pela primeira vez a solo com a Orquestra Barroca de Nagoya (Japão), onde terá também recitais e irá orientar uma Masterclass de música antiga. Ministra ainda Masterclass nos Conservatórios de Plasencia (Espanha) e de Padova (Itália).

LINKS EXTERNOS
www.onepoint.fm/antoniocarrilho/
antoniocarrilho.wordpress.com