Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Orquestra Nacional do Porto
Cesário Costa (Direcção)
Local Mosteiro de S. Bento da Vitória
Localidade Porto
País Portugal
Texto
Autor do Texto João Tinoco
Título da Publicação Tempo Redondo
Observações
Ed. Ulmeiro
Notas Sobre a Obra
Round Time é a minha segunda experiência de composição para orquestra sinfónica ˇ a primeira foi, em 1996, Perpetuum, também para grande orquestra. Em ambos os casos, trata-se de lidar com alguns problemas de dimensão. Por um lado, a dimensão vertical ˇ o que fazer com tantos instrumentos?; por outro, a dimensão horizontal ˇ como controlar os recursos da orquestra no tempo?
Estas são, aliás, questões que se colocam em outros contextos composicionais mas que, aqui, surgem "ampliados" numa proporção que tem tanto de fascínio como de vertigem.
Sobre o primeiro problema não me debruçarei agora, pois este exige um desenvolvimento que ultrapassa em larga medida o propósito deste texto. Quanto à dimensão horizontal, tanto em Round Time como em Perpetuum, optei por andamentos únicos com elementos de circularidade (como o sugerem os próprios títulos das peças em questão), criando-se assim um efeito de continuum em que se encadeiam uma série de eventos dotados de alguma visualidade ˇ de certo modo como um conjunto de painéis de um políptico.
Enfatizo aqui o lado visual e narrativo dos sons - dimensões que tanto me atraem - e que, articuladas num tempo redondo, me permitiram explorar um conjunto de cores, memórias e diferentes geografias.