se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
António Pinho Vargas Em Foco no MIC.PT em Março
António Pinho Vargas · © Miguel Manso
António Pinho Vargas | © Miguel Manso
Em Março a secção Em Foco do MIC.PT é dedicada a António Pinho Vargas, compositor, pianista, professor e investigador, cujo 70.º aniversário celebramos em 2021.
O seu catálogo inclui quatro óperas, três oratórias, 12 obras para orquestra, oito obras para ensemble, 20 obras de câmara, nove obras solistas e música para cinco filmes. Entre as suas composições mais recentes destacam-se: Requiem (2012), Magnificat (2013), De Profundis (2014), Concerto para Violino (2015), Concerto para Viola (2016), Memorial (2018) e Sinfonia (subjetiva) (2019).
António Pinho Vargas é autor de vários livros, incluindo a sua Tese de Doutoramento concluída em 2010 – Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu (Almedina, 2011). Enquanto pianista/ compositor gravou 10 discos de jazz, entre os quais os CD duplos – Solo (2008), Solo II (2009) e Improvisações (2011). As suas obras são editadas pela Naxos [Requiem & Judas (2014); reedição de: Os Dias Levantados e Verses and Nocturnes (2015)], Warner [reedição de Monodia (2017) e Magnificat – De Profundis] e MPMP [Concerto para Violino (2017)], entre várias outras editoras.
Este mês visitem a secção Em Foco do MIC.PT com uma nova Entrevista a António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT.
Actividade · Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT
NOTA BENE: Devido à pandemia Covid-19, as iniciativas "presenciais" divulgadas na Newsletter do MIC.PT de Março poderão ser sujeitas a alterações na programação ou adiamentos. Para obter informações actualizadas que dizem respeito às mesmas, agradecemos que visitem os sítios das entidades organizadoras.
João Quinteiro

A obra Canção I – «I Ascolta» (2020) para saxofone e percussão de João Quinteiro, compositor editado pelo MIC.PT, está incluída no programa do concerto pelo Ensemble Vertixe Sonora [Jorge López (clarinete), Pablo Coello (saxofone), Aglaya González (viola), Guilherme Lapa (baixo eléctrico), Diego Ventoso (percussão) e Iván Ferrer (electrónica)], que decorrerá no dia 21 de Março em Lugo (Espanha). «A peça foi escrita como homenagem a Luigi Nono e manifestação de agradecimento a Nuria Schoenberg e, por caos ou coincidência, integra este concerto tematicamente entitulado Memorias Perdidas, numa altura em que a Fondazione Archivio Luigi Nono tanto carece de apoio na sua missão de rigor, generosidade e preservação de espólio» – enfatiza João Quinteiro. O espectáculo Memorias Perdidas, que no programa inclui também a música de Fernando Garnero, Mauricio Pauly e Pedro García Velasquez, constitui uma reflexão sobre o isolamento e a desconexão do passado das sociedades contemporâneas.
???

Anticatacresofonia é um projecto de seminários dedicados a música contemporânea produzido pela Interferência – Associação de Intervenção na Prática Artística, que conta com a direcção artística e pedagógica de Manuel Brásio, compositor editado pelo MIC.PT e ainda de José Tiago Baptista e Ricardo M. Vieira. «Anticatacresofonia é um projecto extracurricular a desenvolver-se nas escolas de ensino artístico especializado de música, que pretende dar a conhecer novas sonoridades, práticas e técnicas no âmbito da criação de nova música. Estes seminários estão pensados para que, a partir da prática musical exploratória, criativa, cooperativa e interactiva, se alcance o conhecimento teórico da música dos séculos XX e XXI» – revelam os criadores deste projecto. O primeiro seminário terá lugar entre os dias 23 e 25 de Março na Escola Profissional Artística do Alto Minho em Viana do Castelo. Até Outubro de 2021 o projecto Anticatacresofonia visitará várias escolas de ensino artístico especializado de música em Portugal.
???

A obra de João Pedro Oliveira In Tempore para piano e electrónica (versão com vídeo), está incluída na selecção oficial do concurso Palm Beach International Music Awards – uma plataforma internacional para arte musical e vídeo (de vários géneros), que possibilita a descoberta das melhores peças de cada um dos artistas premiados, dentro da multiplicidade de trabalhos audiovisuais que surgem diariamente no espaço global. Adicionalmente, a obra Tesseract (vídeo e electrónica; 2017) de João Pedro Oliveira faz parte do espetáculo Lumínico que terá lugar a 5 de Março na Universidad Austral de Chile; a peça Heavy Metals (2016) para fagote e electrónica está incluída no programa do USF International New Music Festival (>> evento on-line); e a obra Storms (vídeo e electrónica; 2018) deste compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada no TAma Music and Arts Festival 2021 (20 e 21 de Março, Japão; >> evento on-line). Por fim, a sua obra Timshel (2007) para ensemble e electrónica será trabalhada no âmbito da Formação do Sond'Ar-te Electric EnsembleSondar e Interpretar a Música de Hoje (Março/ Abril, O'culto da Ajuda em Lisboa).
???

No final de Fevereiro Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, disponibilizou no >> Canal YouTube duas novas gravações de duas obras suas, realizadas no passado dia 15 de Dezembro no Centro Cultural de Belém em Lisboa, no âmbito do concerto intitulado Utopia que contou com a participação de Nuno Pinto (clarinete), Elsa Silva (piano), Filipe Quaresma (violoncelo), Pedro Neves (direcção) e Camerata Alma Mater; são elas: >> ConCordas para 13 cordas solistas (2016) e >> Triplo Concerto para clarinete, violoncelo, piano e orquestra de cordas (2020). Adicionalmente, a obra De Part et d’Autre (2010-11) de Miguel Azguime, será trabalhada no âmbito da Formação, Sondar e Interpretar a Música de Hoje, conduzida pelos músicos do Sond'Ar-te Electric Ensemble e pelo maestro Pedro Neves. O primeiro periodo desta iniciativa dedicada a alunos dos 7.º e 8.º graus e de nível superior de instrumento, irá decorrer nos próximos dias 27, 28 e 29 de Março no O'culto da Ajuda em Lisboa. O segundo periodo da Formação, que culminará com um concerto aberto ao público, terá lugar entre os dias 22 e 25 do próximo mês de Abril.
Prémio Musa 2021
Prémio Musa 2021

Dois compositores editados pelo MIC.PT – Jaime Reis e João Pedro Oliveira – e ainda Annette Vande Gorne (Bélgica), Flo Menezes (Brasil) e Keita Matsumiya (Japão), integram o júri da 3.ª edição do Prémio Musa, uma iniciativa promovida pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa em parceria com o Lisboa Incomum e o Studio PANaroma (Universidade Estadual Paulista). Criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo, o Prémio Musa é aberto a compositores e compositoras de quaisquer idades e nacionalidades, sendo que em 2021 as peças a concurso, escritas para acusmática solo em formato estéreo ou multicanal, devem partir conceptualmente da obra literária de Clarice Lispector. A data limite para o envio das obras é o dia 15 de Setembro de 2021.
Sond'Ar-te
Sond'Ar-te Electric Ensemble · Formação
Sondar e Interpretar a Música de Hoje

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Março, no O'culto da Ajuda em Lisboa, irá decorrer a primeira sessão da Formação do Sond'Ar-te Electric EnsembleSondar e Interpretar a Música de Hoje –, destinada a alunos dos 7.º e 8.º graus e do nível superior de instrumento. O repertório que será trabalhado neste contexto inclui nove peças das compositoras e dos compositores editados pelo MIC.PT: Untitled#2 (2021; antestreia) de Ângela da Ponte, Ressonâncias-Memórias (2003) de António de Sousa Dias, but I have many friends and some of them are with me (2012) de Bruno Gabirro, Gestos-Circus-Círculos (2000-01) de Cândido Lima, Timshel (2007) de João Pedro Oliveira, De Part et d’Autre (2010-11) de Miguel Azguime, In Limine (2011) de Ricardo Ribeiro, Pendulum (2012) de Rui Penha e Um silêncio a somar-se ao silêncio (2010) de Tiago Cutileiro; e ainda O Silêncio e as Pedras (2008) de Luís Tinoco. No âmbito desta Formação o Sond'Ar-te Electric Ensemble e o maestro Pedro Neves proporcionam um novo e único programa para estudantes de música que procurem sondar, decifrar e interpretar obras do nosso tempo; envolvendo-se na descoberta de um repertório contemporâneo estimulante. O segundo periodo da Formação, que culminará com um concerto público, terá lugar entre os dias 22 e 25 de Abril.
 
MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA
microfone
· 5 / 03 · 1h00 · Antena 2 ·
Em Primeira Mão
Christopher Bochmann (1)

Música de Invenção e Pesquisa inicia um novo ciclo de programas, Em Primeira Mão, dando a palavra aos compositores e às compositoras, desafiando-os a fazer uma análise de algumas das suas obras. Uma forma de mergulhar no universo dos criadores, permitindo que eles desvendem o modo como conceberam e trabalharam a matéria sonora e as formas musicais, até chegar à obra final que podemos escutar. Em Primeira Mão é um ciclo que pretende contribuir para aproximar os criadores com o público, e permitir um conhecimento da música da actualidade “por dentro”, para melhor a entender, apreciar e fruir. O primeiro participante deste ciclo será Christopher Bochmann, compositor editado pelo MIC.PT, maestro e professor de composição e que nos conduzirá pela audição de algumas das suas obras ao longo de várias emissões, apresentando na primeira delas a sua peça Monograph para piano, escrita em 1994.
torre, rádios
· 19 / 03 · 1h00 · Antena 2 ·
Em Primeira Mão
Christopher Bochmann (2)

Música de Invenção e Pesquisa prossegue o novíssimo ciclo de programas, Em Primeira Mão, dando a palavra aos compositores e às compositoras. Neste programa prosseguimos o desafio ao compositor Christopher Bochmann para analisar obras suas, revelando aspectos vários da sua forma de pensar e de compor. Em Primeira Mão é um ciclo que pretende contribuir para aproximar compositoras e compositores activos em Portugal com o público, mergulhando nas obras musicais (e ouvindo-as, é claro), de modo a permitir um conhecimento da música da actualidade “por dentro”, para melhor a entender, apreciar e fruir. E desta vez Christopher Bochmann abordará a sua obra Lament para ensemble, composta em 2001.
Novas Partituras no MIC​.​PT
AndorinhasA edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a divulgação de partituras de obras de compositores residentes em Portugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo no meio académico.

Lino Guerreiro (LGuer0005)
Pulsar (2019) · quinteto de sopros
Miguel Resende Bastos (MRBas0001)
Ogh Nohlerr (2015) · orquestra
Miguel Resende Bastos (MRBas0002)
A Soldier's Cemetery (2016) · coro
Miguel Resende Bastos (MRBas0003)
Fantasia (2019) · ensemble instrumental
novos CD no MIC​.​PT
Azevedo Bartók
Azevedo – Bartok
Obras de Sérgio Azevedo [Giochi di Uccelli, Concerto para Flauta e Orchestra (2016)] e Bela Bartók
Nuno Inácio (flauta), Pedro Amaral (diercção), Orquestra Metropolitana de Lisboa

Edição: Metropolitana
João Madureira · Ana Telles (piano)
Estudos Literários – Retratos
Estudos Literarios
Obras de João Madureira: Estudos Literários – Retratos (2011-13), Ana, Parabéns (2013), JS (2014), Coroa (2011), Para Inês (2009)
Ana Telles (piano)


Edição: MPMP
harpaXXI.pt · Salomé Pais Matos
harpaXXI.pt
Obras de Vasco Abranches (Prelúdio ao rio), Mariana Vieira (O lugar suspenso), Diogo Vida (Jogo e Danças), João Antunes (Prelúdio à deriva), José Martins (4 Canções do Cante Alantejano), Daniel Schvetz (Tece-se a trama. Cante Tejo Alfama)
Salomé Pais Matos (harpa)
Edição de autor
Novidades MIC​.​PT
Miguel Resende Bastos
Miguel Resende Bastos · Novo Compositor Editado pelo MIC.PT

Em Fevereiro o jovem compositor Miguel Resende Bastos juntou-se ao grupo de Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT, sendo que neste momento o Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT inclui três obras da sua autoria: Ogh Nohlerr (MRBas0001; 2015) para orquestra, A Soldier's Cemetery (MRBas0002; 2016) para coro SATB e Fantasia (MRBas0003; 2019) para ensemble instrumental. Nos próximos meses o Catálogo do MIC.PT será enriquecido com várias outras partituras de Miguel Resende Bastos, compositor actualmente baseado na Alemanha e cuja música tem como principais influências as correntes artísticas e os grandes criadores da segunda metade do século XX e do século XXI.
No mês passado o MIC.PT lançou ainda mais uma partitura, da autoria de Lino GuerreiroPulsar (LGuer0005; 2019) para quinteto de sopros –, sendo que presentemente o Catálogo do MIC.PT inclui 1073 partituras de 71 compositoras e compositores portugueses.
José Teixeira

Em Fevereiro, aos colaboradores regulares do Espaço Crítica para a Nova Música juntou-se Pedro M. Santos, professor, compositor e crítico, cujo texto sobre o novo CD com a música de João Madureira na interpretação de Ana Telles (piano), Estudos Literários – Retratos, já está disponível on-line. Lançado no final do ano passado pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa no âmbito da colecção melographia portugueza (n.º 25), este álbum inclui, entre outras obras, a série Estudos Literários – Retratos, um conjunto de peças que partem de um desafio de Ana Telles. A pianista propôs a João Madureira a escrita de uma série de estudos para piano, um século depois dos Études-Tableaux op. 33 de Rachmaninov. A este desafio João Madureira acrescentou ainda uma outra ideia: a de que essas peças fossem «retratos» de pessoas, de amigas e amigos ou de artistas por si admirados.
rizoma
riZoma · plataforma de intervenção e investigação para a criação musical

No contexto dos vários Encontros on-line · Perspectiva da Música Portuguesa · Cooperação em Rede, promovidos desde o ano passado pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT e que reuniram 40 participantes – incluindo representantes de 27 Entidades do meio da música de invenção e pesquisa em Portugal e ainda os membros do Conselho Científico do MIC.PT –, foi recentemente criada a riZoma · Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical. Esta nova rede de organizações musicais, procura entre outras funções, fomentar uma aproximação com o público, estimular uma massa crítica de intervenção, dialogar com as tutelas e defender os valores próprios à criação e prática musical erudita contemporânea. riZoma é uma plataforma para evidenciar a riqueza e vitalidade deste meio musical em Portugal e ainda para debater propostas e soluções que permitam melhorar a médio e longo prazo a situação desta música e consequentemente, dos seus agentes activos; criadores, intérpretes, pedagogos, programadores e promotores. Fiquem atentos às novidades sobre as actividades desenvolvidas pela riZoma.
Todas as Entidades desta área musical em Portugal que queiram integrar a riZoma, podem comunicar o seu interesse através do e-mail: mic[at]mic.pt.
 
rizoma
Em Primeira Mão · Novo Ciclo do Programa de Rádio – Música de Invenção e Pesquisa

A emissão radiofónica Música de Invenção e Pesquisa que o MIC.PT e a Miso Music Portugal produzem para a >> Antena 2, inicia um novo ciclo de programas, Em Primeira Mão, dando a palavra aos compositores e às compositoras, desafiando-os a fazer uma análise de algumas das suas obras. Uma forma de mergulhar no universo dos criadores, permitindo que desvendem o modo como conceberam e trabalharam a matéria sonora e as formas musicais, até chegar à obra final que podemos escutar. Em Primeira Mão é um ciclo que contribui para um conhecimento da música da actualidade “por dentro”, para melhor a entender, apreciar e fruir. O primeiro participante do ciclo (5 e 19 de Março) será Christopher Bochmann, compositor, maestro e professor.
Miguel Resende Bastos
Prémio CIME 2021

Enquanto Federação Portuguesa da Confederação Internacional de Música Electroacústica (CIME/ ICEM), a Miso Music Portugal/ MIC.PT promove o PRIX CIME 2021 – Concurso Internacional de Música Electroacústica, uma iniciativa bianual da CIME/ ICEM. Este ano o Concurso engloba duas Categorias – Prix CIME, aberta a compositores e compositoras de todas as idades e nacionalidades e Residency Prix CIME, aberta a compositores e compositoras de todas as nacionalidades, nascidos depois do dia 31 de Dezembro de 1986. O prazo de envio das obras a concurso é 31 de Maio de 2021, sendo que as mesmas serão avaliadas pelos nove membros do júri: Emmanuel Blanco, Francis Dhomont, Marcelo Espíndola, Annette Vande Gorne, Martyna Kosecka, Andreas Mniestris, Jon Nelson, Elżbieta Sikora e Barry Truax.
Entrevistas MIC.PT
camera
A partir do passado mês de Janeiro no >> Canal YouTube do MIC.PT estão disponíveis mais três novas Entrevistas do ciclo Na 1.ª Pessoa, aos compositores: Pedro Amaral, Vítor Rua e Miguel Azguime (entrevista em três partes).
Presentemente o >> Canal YouTube do MIC.PT contém vídeos com 18 Novas Entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal realizadas desde 2019, assim como com oito Entrevistas do Arquivo do MIC.PT realizadas entre 2003 e 2005.
Filmadas no O'culto da Ajuda em Lisboa e realizadas no contexto do ciclo Na 1.ª Pessoa da emissão radiofónica Música Hoje, produzida pelo MIC.PT e pela Miso Music Portugal para a >> Antena 2, as Novas Entrevistas constituem uma (re)visita ao universo criativo dos vários compositores e compositoras editadas pelo MIC.PT, dando seguimento às Entrevistas Históricas realizadas pelo MIC.PT há mais que 15 anos e que agora constituem registos únicos da evolução da linguagem de cada um dos artistas entrevistados.
Para aceder às Entrevistas sigam as ligações em baixo e/ ou visitem o >> Canal YouTube do MIC.PT, que durante os próximos meses será regularmente actualizado com novos vídeos.

Entrevistas Recentes
Pedro Amaral   Vítor Rua   Miguel Azguime   Miguel Azguime   Miguel Azguime

Entrevistas 2019-20
Amílcar Vasques-Dias   António de Sousa Dias   Carlos Marecos   Daniel Schvetz   David Miguel   Isabel Soveral
Jaime Reis   João Quinteiro   Patrícia Sucena de Almeida   Rui Penha   Sara Carvalho

Entrevistas 2003-05
Álvaro Salazar   Amílcar Vasques-Dias   António Pinho Vargas   Christopher Bochmann   Filipe Pires   Luís Tinoco
Paulo Raposo   Pedro Amaral
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook