|
Luís Neto da Costa é um compositor português. As suas obras abrangem instrumento a solo, grupos de câmara e orquestra, incorporando frequentemente eletrónica nos últimos anos. Com um grande interesse em expandir o vocabulário instrumental, tem explorado novas técnicas estendidas, tais como os “sons abafados” para clarinete, dezenas de multifónicos catalogados para saxofone barítono, bem como as qualidades sonoras únicas produzidas pelo corpo do violino. Atualmente, está focado no desenvolvimento de técnicas baseadas na série de harmónicos, tópico principal do seu doutoramento na Universidade Aristóteles de Salónica, onde é orientado por Dimitri Papageorgiou, Franck Bedrossian (KUG-Graz) e Emilios Cambouropoulos. É bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem recebido encomendas de instituições como Casa da Música, Festival DME, Associação Portuguesa de Compositores, Arte no Tempo e Antena 2. Em 2017, foi artista residente na Casa da Música, o que levou à criação de três obras estreadas pelo Remix Ensemble, dirigido por Peter Rundel, pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida por Baldur Brönnimann, e pelo Artium Trio. Em 2023, teve uma residência artística no Lisboa Incomum. As suas composições têm sido apresentadas em salas de concerto de todo o país e em cidades como Madrid, Valência, Milão, Bordéus, Larissa, Monterrey e Rio de Janeiro. Neto da Costa ganhou nove prémios de composição. Destes, destacam-se o Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium bcp, em que a obra vencedora foi estreada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021, e a Categoria B do Prémio Internacional de Composição dos Órgãos do Palácio Nacional de Mafra em 2021. O compositor tem colaborado com músicos como Henrique Portovedo, Dejana Sekulić, Frederic Cardoso, Batista Júnior e Clara Saleiro. Os resultados têm sido apresentados em conferências e revistas internacionais, e alguns trabalhos foram incluídos nos álbunsLUX ET UMBRA e Mixed Dialogues. A colaboração entre Neto da Costa e o grupo ars ad hoc foi documentada pela Arte no Tempo. Neto da Costa participou em masterclasses com os seus orientadores e outros compositores como Pierluigi Billone, Luis Naón, Clemens Gadenstätter e Nicolas Tzortis em eventos como a OutHear New Music Week na Grécia, com o Klangforum Wien, e a IlSUONO Contemporary Music Week em Itália. Participou também em seminários com Luca Francesconi e Unsuk Chin, e teve uma aula com Sir Harrison Birtwistle. Dedicado à divulgação da nova música, Neto da Costa tem assumido também o papel de maestro em vários recitais de jovens compositores e na gravação de um CD com o Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE. Em 2021 participou na International Conducting Masterclass dirigida por Peter Rundel, dirigindo o Remix Ensemble com Marianne Pousseur. Neto da Costa licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). É Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro e, nos últimos anos, foi docente de Análise e Técnicas de Composição. LINKS EXTERNOS Sítio oficial de Luís Neto da Costa Última atualização: 22 de novembro de 2023 |
Última atualização: 22 de novembro de 2023
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Ecos de atrito | 2024 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
das linhas revoltas das mãos | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | |
Illustrate Internal Clouds | 2020 | Arte no Tempo | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://artenotempo.pt | financiada pelo programa Garantir Cultura |
|
||||||||
na plangência | 2020 | Batista Júnior (clarinetista) | Observações | |||||
Chamariz de Liceia | 2021 | Câmara Municipal de Oeiras | URL | Oeiras | Portugal | Observações | https://www.oeiras.pt | Associação Portuguesa de Compositores |
Curvatório | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
febres de arabescos em frisos inertes para ensemble | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
O jardim do silêncio | 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | http://www.casadamusica.com | |
texturas de sombra | 2019 | Frederic Cardoso | URL | Portugal | Observações | https://www.facebook.com/fredericardoso | ||
Shades of White | Projecto DME | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org | ||
Étude, Lá. Something. | 2015 | RTP – Antena 2 para a 29.ª Edição do Prémio Jovens Músicos | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://www.rtp.pt/antena2/ | |
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Rondino (L. van Beethoven) | III Prémio Internacional de Composição Pedro de Araújo | 1.º Prémio (Categoria B) | 2022 | Festival Internacional de Órgão de Braga | URL | Braga | Portugal | Observações | https://www.festivalorgaobraga.com | |
Atrito | 5.ª Edição do Concurso de Composição Acordeão Folefest | 2.º Prémio | 2021 | Folefest | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://folefest.com | |
cae mi voz | Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 | Obra Vencedora | 2021 | Ibermúsicas | URL | Portugal | Observações | http://ibermusicas.org | Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor. | |
|
||||||||||
Abertura Coriolano (L. van Beethoven) | Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra | 1.º Prémio · Categoria B (Transcrição para Seis Órgãos) | 2021 | Ministério da Cultura e Município de Mafra | Mafra | Portugal | Observações | |||
Sonatina | Prémio do Público na Competição conjunta para flautistas e compositores da conferência Flute: Hands on Research 2018 | Prémio do Público | 2018 | Universidade de Aveiro | URL | Aveiro | Portugal | Observações | https://www.ua.pt | |
Colosso | Concurso de Composição para Orquestra de Sopros Juvenil · Município de Lousada | 2.º Prémio | 2017 | Município de Lousada | URL | Lousada | Portugal | Observações | https://www.cm-lousada.pt | |
Alusão | Prémio de Composição Casa da Música/ ESMAE (Dia Mundial da Música 2015) | Menção Honrosa | 2015 | Casa da Música/ ESMAE | Porto | Portugal | Observações | |||
Irrazionalità | 4.ª Edição do Concurso de Composição SPA/ Antena 2 | Menção Honrosa | 2015 | SPA/ Antena 2 | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Ecos de atrito | Estreia | 2024/May/05 | Aveiro_Síntese 2024: Nova Música para Novos Músicos | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Nuno Magalhães (clarinete) | Observações | |
Old Vinyl | Estreia | 2024/Mar/23 | Jovens Solistas pela Igualdade | Aula Magna, Universidade dos Açores | Ponta Delgada | Portugal | Erline Moreira (fagote) Camerata Arquipélago Hélio Soares (direção) |
Observações | |
Ecos de Trovas | Estreia | 2023/Sep/30 | Encontros Sonoros Atlânticos | Biblioteca Nacional de Portugal | Lisboa | Portugal | Orquestra Metropolitana de Lisboa Rita Castro Blanco (maestrina) |
Observações | |
Ecos de Trovas | Ante-Estreia | 2023/Sep/29 | Encontros Sonoros Atlânticos | Museu Nacional Ferroviário | Entroncamento | Portugal | Orquestra Metropolitana de Lisboa Rita Castro Blanco (maestrina) |
Observações | |
Desertificação | Estreia | 2023/Aug/20 | Auditório José Luís Peixoto | Galveias | Portugal | Participantes da 3.ª edição da Woodwinds Summercamp 2023 – Paisagens Sonoras | Observações | ||
Shades of White | Estreia | 2023/May/20 | Concerto Violino + | Lisboa Incomum | Lisboa | Portugal | Dejana Sekulić · violino | Observações | |
Rondino (L. van Beethoven) | Estreia | 2023/Apr/28 | IX Festival Internacional de Órgão de Braga | Sé Catedral de Braga | Braga | Portugal | Arturo Barba Sevillano e Cristan Tarabbia | Observações | |
Atrito | Estreia | 2022/Dec/21 | Concerto – Música Portuguesa para Acordeão (Folefest) | MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga | Lisboa | Portugal | Pedro Meireles (violino), Catarina Bastos (violino), Irma Skenderi (viola), Catherine Strynckx (violoncelo), Fernando Brites (acordeão) | Observações | |
na plangência | Estreia | 2022/Jul/28 | Festival Plurisons | Universidade Federal da Paraíba | João Pessoa | Brasil | José Batista Junior (clarinete) | Observações | |
Colosso | Estreia | 2022/Jun/16 | Auditório Municipal de Lousada | Lousada | Portugal | Orquestra Juvenil do Conservatório do Vale do Sousa | Observações | ||
Illustrate Internal Clouds | Estreia | 2022/Jun/02 | Auditório de Serralves | Porto | Portugal | ars ad hoc; Ricardo Carvalho (flauta), Horácio Ferreira (clarinete), João Casimiro Almeida (piano), Ana do Vale e Diogo Coelho (violino), Ricardo Gaspar (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2022/Apr/16 | Conferência · Experimentation and beyond music | Casa da Música | Porto | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | |
cae mi voz | Estreia | 2022/Apr/01 | Universidad Autónoma de Nuevo León | Monterrey | México | Neighborwoods Trio | Observações | ||
Abertura Coriolano (L. van Beethoven) | Estreia | 2021/Nov/17 | Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra 2021 | Basílica do Real Edifício (Palácio Nacional de Mafra) | Mafra | Portugal | João Vaz, Sérgio Silva, António Esteireiro, André Ferreira, João Santos, Diogo Rato Pombo (órgãos) | Observações | |
Chamariz de Liceia | Estreia | 2021/Oct/10 | Croma · Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras | Auditório Municipal Ruy de Carvalho | Carnaxide | Portugal | Lisbon Ensemble 20/ 21, Pedro Pinto Figueiredo (direcção musical) | Observações | |
texturas de sombra | Execução | 2021/Sep/10 | Auditório Christopher Bochmann | Évora | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
Duet | Estreia | 2021/Jun/09 | Auditório do Conservatório de Música de Paredes | Paredes | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete), Hugo Nunes (clarinete) | Observações | ||
das linhas revoltas das mãos | Estreia | 2021/May/29 | Reencontros de Música Contemporânea 2021 | GrETUA | Aveiro | Portugal | Marta Fonseca (guitarra), Nádia Carvalho (informática musical) | Observações | |
Étude, Lá. Something. | Execução | 2020/Feb/16 | Casa Branca de Gramido | Gondomar | Portugal | Luís Matos (oboé) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2019/Nov/14 | VII Festival Internacional de Clarinetistas | Rio de Janeiro | Brasil | Batista Júnior (clarinete) | Observações | ||
Étude, Lá. Something. | Execução | 2019/Nov/02 | Congresso da Associação Francesa de Oboé | Auxerre | França | Luís Matos (oboé) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2019/Nov/01 | VIII Congresso Nacional de Clarinete | Torrent | Espanha | Batista Júnior (clarinete) | Observações | ||
texturas de sombra | Estreia | 2019/Jun/04 | Diálogo a Preto e Branco | Casa da Música | Porto | Portugal | Frederic Cardoso · clarinete | Observações | |
Orgias do agora | Execução | 2019/May/12 | Museo Lázaro Galdiano | Madrid | Espanha | Henrique Portovedo (saxofone) | Observações | ||
Orgias do agora | Execução | 2019/Mar/27 | Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi | Milão | Itália | Henrique Portovedo (saxofone) | Observações | ||
Orgias do agora | Estreia | 2019/Mar/26 | Casa da Música | Porto | Portugal | Henrique Portovedo · saxofone e electrónica | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Oct/31 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
fala | Estreia | 2018/Oct/17 | DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Hélder Monteiro (tímpanos) | Observações | ||
Sonatina | Estreia | 2018/Jul/31 | Auditório do DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Clara Saleiro (flauta) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Jul/05 | Universidade de Évora | Évora | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Jun/20 | Espaço Lisboa Incomum | Lisboa | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Execução | 2018/Apr/11 | Auditório do CCCI, DeCA, Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Frederic Cardoso (clarinete) | Observações | ||
O jardim do silêncio | Estreia | 2017/Dec/19 | PRÉMIO JOVENS MÚSICOS/ANTENA 2 . Recital dos Vencedores do Nível Superior da edição 2016 | Casa da Música | Porto | Portugal | Artium Trio Francisco Lima Santos . violino Pedro Gomes Silva . violoncelo João Barata piano |
Observações | |
E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta | Estreia | 2017/Dec/05 | Auditório do Conservatório de Música de Paredes | Paredes | Portugal | Frederic Cardoso . clarinete | Observações | ||
Curvatório | Estreia | 2017/Dec/02 | Casa da Música | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música Baldur Brönnimann . direcção musical |
Observações | ||
febres de arabescos em frisos inertes para ensemble | Estreia | 2017/Nov/05 | Casa da Música | Porto | Portugal | Remix Ensemble Casa da Música Peter Rundel . direcção musical |
Observações | ||
a kind of sensuous meaningfulness | Estreia | 2016/Oct/28 | Teatro Municipal de Vila do Conde | Vila do Conde | Portugal | Fátima Seabra (flauta), Frederic Cardoso (clarinete), Carla Quelhas (piano) | Observações | ||
exercício de apofenia | Estreia | 2016/Apr/28 | Teatro Municipal de Vila do Conde | Vila do Conde | Portugal | Jorge Lima (percussão), Rita Fernandes (violoncelo) | Observações | ||
My Tiny Little Piece | Estreia | 2016/Feb/26 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica da ESMAE, Ivo Venkov (direção musical) | Observações | ||
Étude, Lá. Something. | Estreia | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Rafael Sousa (oboé) | Observações | ||
Between choices | Estreia | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, Luís Neto da Costa (direção musical) | Observações | transcrição para ensemble | |
|
|||||||||
Alusão | Execução | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, Luís Neto da Costa (direção musical) | Observações | ||
Irrazionalità | Estreia | 2016/Feb/02 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, Luís Neto da Costa (direção musical) | Observações | transcrição para ensemble | |
|
|||||||||
Alusão | Estreia | 2015/Oct/01 | Casa da Música | Porto | Portugal | Clara Saleiro (flauta solo), Orquestra de Saxofones e Clarinetes, Pedro Neves (direção musical) | Observações | ||
Étude, Lá. Something. | Outras | 2015 | Prémio Jovens Músicos 2015 | Casa da Música | Porto | Portugal | Observações | ||
Designação | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Jovem Compositor em Residência na Casa da Música | 2017 - 2017 | Casa da Música | URL | Porto | Portugal | Observações | https://www.casadamusica.com | |