  | 
         
		         
		  
            | 
         
        
        
          
          
          | 
			  
			   
			  
			   Atividade · Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT 
			  
			  
			  
            
              
                
                 
                  
					 
						No próximo dia 15 de novembro, o pianista João Casimiro Almeida irá dar um recital a solo no O’culto da Ajuda, em Lisboa, cujo programa incluirá as  Três Miniaturas – per piano, mar, sobre a brevidade, compostas por  Bruno Gabirro entre 2004 e 2008. Na  entrevista de 2023 ao MIC.PT, este compositor (editado pelo MIC.PT) afirmou que, enquanto artista, está interessado «em cada som, em cada momento, e em como estes se ligam a tudo o que os precede e a tudo o que os sucede num determinado discurso musical de uma determinada peça; e ainda em como se realiza musicalmente um determinado potencial sonoro». No recital do O’culto, João Casimiro Almeida, especializado em música contemporânea, interpretará também obras de  Solange Azevedo, Inés Badalo, Bernardo Lima, bem como de  Hugo Vasco Reis e  Luís Antunes Pena (compositores editados pelo MIC.PT), cujas obras constam no álbum deste jovem pianista intitulado  espectros e lançado no ano passado pela neper music.
					      
		         
                | 
			  
			 
                
                  
                  
					 
						A composição coral  Cantata para Dona Leonor (2025), de  Carlos Caires, será estreada no próximo dia 13 de novembro, no concerto da 37.ª Temporada Música em São Roque, em Lisboa, com a interpretação do Coro ECCE sob a direção de Paulo Lourenço. Outra obra deste compositor editado pelo MIC.PT,  Crossfade (2009), faz parte do programa dos concertos  Bochmann ‘75 que o  Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce Azevedo, dará no O’culto da Ajuda, em Lisboa, e no Convento dos Remédios, em Évora, nos dias 8 e 9 de novembro, respetivamente. Por fim, no dia 22, será apresentada a nova versão da instalação  Lugares Visíveis, de  Carlos Caires, no âmbito da inauguração das novas instalações do Museu Nacional da Música, em Mafra. Esta nova versão da instalação, que já foi apresentada em Lisboa e Barcelona, conta com a participação do artista visual Roger Hyperbole Madureira na componente de imagem gerada em tempo real.
					           
		         
                 | 
               
			   
			  
			  
			  
            
              
                
          
                  
					 A obra  O Carro de Jorge Peixinho (2021), do compositor  Carlos Marecos (editado pelo MIC.PT), será interpretada pelo Duo Ferrão & Cabrita (violoncelo e piano) a 16 de novembro, no O’culto da Ajuda, em Lisboa, durante a Temporada de Música de Câmara Jovem 2025. Como recorda  Carlos Marecos: «Na Rua do Loreto, em Lisboa, existe a frente de um carro incrustada no topo da montra de uma loja. Nos anos 90, eu circulava entre a Rua do Ataíde e a Rua dos Caetanos, onde a ESML tinha as suas instalações; a passagem pela Rua do Loreto era obrigatória. O  Eurico Carrapatoso também passava por lá, com o seu filho, que lhe perguntava: “Oh, pai, de quem é aquele carro amarelo?” O Eurico respondeu-lhe: “É do  Jorge Peixinho”. A partir daí, aquele carro ficou sempre conhecido como o carro do  Jorge Peixinho e eu fiquei com vontade de fazer uma peça com este título.» A Temporada de Música de Câmara Jovem, uma iniciativa da  Miso Music Portugal e da Associação Portuguesa dos Amigos da Música, visa ser um agente de mudança no cenário com que os jovens músicos se deparam ao projetarem o seu futuro em Portugal.   
						       
		         
                | 
			  
                
                
                  
                  
					 Os dois concertos  Bochmann ‘75, pelo  Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce Azevedo, terão lugar nos dias 8 e 9 de novembro, respetivamente, no O’culto da Ajuda, em Lisboa, e no Convento dos Remédios, em Évora, no âmbito do ciclo  EboraeMvsica. O programa destes concertos incluirá três obras de  Christopher Bochmann, compositor editado pelo MIC.PT, que este ano comemora o seu 75.º aniversário. As obras a serem apresentadas são,  Musette (1995) e  Repudiation (2025), esta última em estreia absoluta.  Christopher Bochmann vive em Portugal desde 1980 e a sua criação prolífica abrange quase todos os géneros musicais, desde a música para instrumentos solistas até à música orquestral, passando pela música de câmara e pela ópera, todas elas marcadas pelo rigor do seu pensamento e técnica composicionais. Na  entrevista de 2014 ao MIC.PT,  Christopher Bochmann afirmou: «Sinto uma grande proximidade com a música de Bach. Identifico-me absolutamente com a ideia de que a música seja uma extensão, ou uma expressão da vida».
						       
		         
                 | 
               
			   
			  
			 
			  
			   
            
              
                
          
                  
			  
				 Em novembro será estreada uma nova obra do compositor  Daniel Moreira (editado pelo MIC.PT) intitulada  Primeiros ecos, criada no âmbito do projeto  Laboratório Contrapartituras – Para onde vamos?, uma iniciativa do  Quarteto Contratempus. O  Laboratório, criado em 2021, é um espaço de experimentação e criação em torno da música de câmara em cena, promovendo a colaboração entre compositores, intérpretes e outras áreas artísticas. O projeto deste ano propõe uma reflexão artística sobre futuros possíveis.  Primeiros ecos integra o espetáculo  K_aleidoscópio (contando com libreto e encenação de Nuno Preto), composto por três minióperas, de  Daniel Moreira (Portugal), Santiago Gutiérrez (Uruguai) e Estêvão Chissano (Moçambique). A peça será interpretada pelo  Quarteto Contratempus – Teresa Nunes (soprano), Tiago Matos (barítono), Clara Saleiro (flauta), Carolina Leite Freitas (violoncelo) e Sérgio de A (piano), contando ainda com a participação de Santiago Gutiérrez (bandoneón, Uruguai) e Alfredo Inácio (timbila, Moçambique). A estreia terá lugar no Espaço QC (Porto), no dia 21 de novembro, seguida de apresentações nos dias 22 e 23 e uma digressão nacional com apresentações em Esposende, Braga, Tomar, Vila Franca de Xira e Lagos.
	                    
		         
                | 
			  
                
                
                  
                  
			  
				Em novembro, o compositor  Fernando C. Lapa (editado pelo MIC.PT) será homenageado com um conjunto de iniciativas que destacam a sua obra. No dia 21, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe o concerto,  Paisagens marítimas, interpretado pelo barítono André Baleiro e pelo pianista David Santos. Neste concerto, será apresentada a obra  O céu, a terra, o vento sossegado (1998) de  Fernando C. Lapa. O espetáculo será antecedido pela conferência,  Músicas do Mar, na Sala Lopes-Graça, apresentada pelo musicólogo Paulo Ferreira de Castro. No dia seguinte, 22 de novembro, celebrar-se-á o 75.º aniversário de  Fernando C. Lapa. Durante a tarde, no Conservatório de Música do Porto, terá lugar a sessão de lançamento de um CD, que inclui partitura e livro, e que será acompanhada por um concerto com Eliseu Silva (violino),  Monika Streitová (flauta) e a Orquestra de Cordas AMASING, sob a direção de Luciano Pereira. À noite, a Sé Catedral de Santarém receberá a estreia de  Te Deum, uma obra que cruza o texto latino tradicional com um poema de José Augusto Mourão, escrita para coro de câmara e ensemble (violino, violoncelo, acordeão, baixo elétrico e órgão positivo). A interpretação estará a cargo do Ensemble Moços do Coro, dirigido por Nuno Almeida. 
	                  
		         
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                
           
                  
			  
				O compositor  Igor C. Silva (editado pelo MIC.PT) tem um mês de novembro repleto de atividades, com várias interpretações das suas obras. No dia 8, a peça  Polyester Drops (2017), para piano preparado e eletrónica, será interpretada no festival Wien Modern, na Áustria, no âmbito do espetáculo  Salon Souterrain: Echos of Numbers, pelo ensemble United Instruments of Lucilin. No dia 15, será novamente apresentada  Sōma (2025), uma das mais recentes obras do compositor, para quarteto de improvisadores, orquestra e eletrónica em tempo real, na Casa da Música, no Porto. A peça será interpretada pela  Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direção de Andrew Gourlay, e com os músicos Mané Fernandes (guitarra), Zé Almeida (contrabaixo), Diogo Alexandre (na bateria e eletrónica), bem como pelo próprio compositor, que se ocupará da eletrónica e dos sintetizadores. Por fim, no dia 28 de novembro, a obra  Vou (2023), para voz, teclados e eletrónica, será apresentada no festival Open Music Graz, na Áustria, com interpretação da soprano  Andrea Conangla e da pianista Jana Luksts. Adicionalmente,  Igor C. Silva divulgou recentemente uma nova gravação da sua peça  Deviation Point (2017), para voz, eletrónica e vídeo, uma obra encomendada pela  Miso Music Portugal, que está agora disponível no  canal do compositor no YouTube.
	                    
		         
                | 
			  
                
                
                  
                  
			  O compositor Jaime Reis (editado pelo MIC.PT) conta com um novembro marcado por uma intensa atividade, que inclui concertos, conferências e a participação em projetos de criação contemporânea. No dia 1, no âmbito do 5th International Competition Iannis Xenakis, na Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), onde o compositor integrou o júri do concurso, será apresentada a sua obra  Fluxus, pas trop haut dans le ciel. No dia 5, a peça  monolito.ébano será interpretada no Olomouc Contemporary Music Festival, na Chéquia, pelo pianista Hayk Melikyan. Entre 11 e 14 de novembro, o compositor será  keynote speaker na conferência  Conflict Between Theory and Practice?, organizada pela HAMU – Academy of Performing Arts, em Praga. Neste contexto, terá também lugar um concerto com obras suas, incluindo  Fluxus, pas trop haut dans le ciel e  Fluxus, dimensionless sound (b), interpretada pela flautista  Monika Streitová. Para completar,  Jaime Reis foi distinguido como um dos vencedores do concurso da Gilgamesh Foundation, onde será apresentada a sua peça  Corpos Sonoros I: Reencarnação, num concerto a realizar-se na primeira metade do mês (Texas, EUA). Por fim, entre os dias 21 e 23, ocorrerá um dos eventos anuais centrais do Projecto DME, dirigido por  Jaime Reis – o simpósio  Cultura e Sustentabilidade 2025, no Lisboa Incomum.
	                    
		         
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                
        
                  
			Acabou de ser lançado o novo disco,  dos Bichos, do compositor (editado pelo MIC.PT) e saxofonista  Lino Guerreiro, que desde o passado dia 27 de setembro está disponível nas plataformas digitais habituais. A obra no disco, uma suíte em dez andamentos para orquestra de sopros, inspira-se na célebre coletânea  Bichos, de Miguel Torga, e propõe uma leitura musical descritiva e expressiva da obra. A composição inclui um prólogo, um epílogo, e andamentos dedicados a alguns dos animais da obra literária. Nesta edição discográfica, a Orquestra de Sopros da  Metropolitana, sob a direção de Carlos Reinaldo Guerreiro, interpreta a versão revista e integral da suíte composta há quase dez anos, em 2016, agora oficialmente registada sob o novo título  dos Bichos. O álbum reflete a linguagem musical singular de  Lino Guerreiro, marcada pela exploração tímbrica e pela criação de relações entre os gestos instrumentais dos sopros e a narrativa sonora.
	                         
		         
                | 
			  
                
                
                
                  
			  Durante o mês de novembro, o compositor  Luís Neto da Costa (editado pelo MIC.PT) participará em dois encontros académicos dedicados à investigação e à reflexão sobre a criação musical contemporânea. Nos dias 14 e 15, integrará o Colóquio  Performatividades Digitais e Tecnológicas, que terá lugar na Universidade de Aveiro, com a comunicação intitulada  Why Electronics? Perspectives on Meaning and Performance in Contemporary Composition. Mais tarde, entre 27 e 29 de novembro,  Luís Neto da Costa participará no ENIM – Encontro Nacional de Investigação em Música, que este ano decorrerá na Universidade de Évora. Neste âmbito, apresentará duas comunicações:  Internal Clouds: técnicas e continuidade em duas obras relacionadas e  Microcrivo: visibilidade para a música com microtons em Portugal, esta última em coautoria com a compositora  Ângela da Ponte (também editada pelo MIC.PT).
	                  
		         
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                
          
                  
			  No próximo dia 22 de novembro, no espaço Lisboa Incomum, será apresentada a obra Coro dos Pequenos Cidadãos (2021), da compositora  Mariana Vieira (editada pelo MIC.PT). Escrita para coro infantil e eletrónica, esta peça será interpretada pelos alunos do Conservatório de Música de Seia. A apresentação integra o programa do simpósio  Cultura e Sustentabilidade 2025, uma iniciativa do Projecto DME, que decorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro, no Lisboa Incomum e que propõe uma reflexão sobre as relações entre arte, ciência e ecologia. Já na sua 9.ª edição, o simpósio terá como tema central  Migrações e Clima na Década do Oceano, e incluirá conferências, apresentações, concertos e  workshops que explorarão a interseção entre as práticas artísticas e os temas da sustentabilidade ambiental. Neste contexto, a apresentação da obra de  Mariana Vieira durante o simpósio  Cultura e Sustentabilidade constituirá uma celebração da composição portuguesa contemporânea interpretada por jovens músicos, para questionarem e enaltecerem a consciência coletiva através da arte e da música.
	                
		         
                | 
			  
                
                
                   
                  
			  A obra  Descriptions de la Matière, para piano e eletrónica, do compositor  Miguel Azguime (editado pelo MIC.PT), faz parte do recital que André Teixeira dará no O’culto da Ajuda, em Lisboa, no dia 22 de novembro. Neste concerto, o jovem pianista apresenta um programa variado, com peças interpretadas ao vivo, destacando o panorama contemporâneo português. Juntamente com a obra de  Miguel Azguime, André Teixeira interpretará também peças de dois jovens compositores portugueses: Eva Aguilar e Eduardo Serra. O programa inclui ainda duas peças do século XX: uma do compositor norte-americano William Bolcom e outra do compositor canadiano Claude Vivier. Numa abordagem exploratória, neste recital o potencial sonoro do piano é expandido com timbres surpreendentes, através do uso de técnicas estendidas, da amplificação, da eletrónica e da preparação do instrumento com objetos inusitados. A obra  Descriptions de la Matière, composta entre 2015 e 2016, foi estreada há quase dez anos pela pianista  Elsa Silva no âmbito do ciclo  Piano Extraordinário, no O'culto da Ajuda, em Lisboa.    
	                  
		         
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                
          
                  
			  A compositora  Sara Carvalho (editada pelo MIC.PT) volta a marcar presença nos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro com a apresentação do seu  Concerto para Saxofone Solo e Orquestra “After a Naked Lunch”, no concerto de encerramento do festival, a 28 de novembro de 2025. Inspirado no romance  Naked Lunch, de William S. Burroughs, o concerto desenvolve-se a partir de uma narrativa fragmentada, onde a música assume uma lógica onírica e não linear: «Tal como no romance, utilizei uma narrativa desconexa. Na minha obra, os eventos musicais não seguem um padrão de causalidade direta, mas funcionam como se estivessem num sonho; ou seja, contam diferentes histórias dentro de um enredo principal. Assim, algo que foi inicialmente ouvido pode reaparecer mais tarde, criando ecos e uma série de relações intramusicais», explica  Sara Carvalho. Este concerto de encerramento dos Festivais de Outono 2025 cruza a criação contemporânea portuguesa com um dos marcos do repertório sinfónico do século XX, a  Sinfonia n.º 5, de Dmitri Shostakovich. Os intérpretes do concerto serão: a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Sinfónica do DeCA da UA, Henrique Portovedo (saxofone) e  Luís Carvalho (maestro).     
	                
		         
                | 
			  
                
                
                  
                  
			  
				 Em novembro, terão lugar as apresentações do projeto produzido pela Sinfonietta de Braga, o  Re[LAB]: Construção, com música de  Sofia Sousa Rocha (compositora editada pelo MIC.PT), texto de Edward Ayres Abreu e encenação de Manoel Candeias. As apresentações decorrerão nos dias 24, 25 e 29, respetivamente, em Braga, Esposende e Tomar, com interpretação a cargo de Luanda Cozetti (voz), Joaquim Pereira (violino), Tiago Mendes (violoncelo), João Gonçalves (contrabaixo) e Vítor Castro (percussão). Segundo a sinopse do projeto: «“Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe/ Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago/ Dançou e gargalhou como se ouvisse música” — escreveu Chico Buarque em  Construção. Revisitamos esta canção como ponto de partida para uma ópera sobre a relação entre o Brasil e Portugal nos dias que correm. Em fase de elaboração de ideias músico-dramáticas, a primeira aproximação é um campo exploratório essencialmente musical.» Adicionalmente, no dia 16, serão apresentadas no âmbito do Concerto de Santa Cecília, no Theatro Circo, em Braga, as obras  Jogos, de  Sofia Sousa Rocha, e  six2one, de  Paulo Bastos, também compositor editado pelo MIC.PT.
	                  
		         
                 | 
               
			   
			  
			  
            
             
           |   | 
          
          
			  
			  
			  
			   RIZOMA  
			  
			  
              
                
					  
					logo · riZoma  
					riZoma · Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical 
					
            
   riZoma é uma rede formada por um conjunto alargado de entidades portuguesas ativas ligadas à criação, à educação, à interpretação e à investigação, com larga experiência no contexto da música erudita contemporânea. A Plataforma riZoma foi criada para estabelecer o diálogo e a articulação entre as entidades que a constituem e para falar a uma só voz junto do público e das tutelas, dando protagonismo ao esforço perpetrado por muitos e criando uma força nova que assenta no valor inestimável que a música erudita contemporânea criada em Portugal tem para a identidade cultural do nosso país.
                
					  
					  
              
					
				   |   
			  
			  
			  
			  
			  MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA 
			  
			   
               
              
                
                  
                     
                      TMCJ 2025  
        · 07 / 11 · 1h00 · Antena 2 ·  Música de Câmara Jovem 
					
            Programa dedicado à Temporada de Música de Câmara Jovem 2025, iniciativa da  Miso Music Portugal, que dará lugar a concertos nos dias 16, 23 e 30 de novembro, em Lisboa, no O’culto da Ajuda. Neste Música de Invenção e Pesquisa,  Pedro Boléo fala com vários dos participantes desta série de concertos, em que tocarão o Duo Ferrão & Cabrita (Vasco Ferrão, violoncelo, e Francisco Cabrita, piano), o Flowing Reeds Duo (dos acordeonistas Maxim Nedobezhkin e Sérgio Gladkyy) e o trio de percussionistas Taleae (Afonso Primo, Lourenço Oliveira e Pedro Leitão). Os concertos, para além de revelarem jovens talentos no campo da música de câmara, apresentam obras de compositores portugueses da atualidade.  
 
				
					
                 | 
               
			   
			  
			   
               
              
                
                  
                     
                   Curto-Circuito 2025  
        · 21 / 11 · 1h00 · Antena 2 ·  Curto-Circuito (parte 1) 
					
            A propósito da realização dos encontros Curto-Circuito 2025 nos dias 5 e 6 de dezembro no O’culto da Ajuda, em Lisboa,  Pedro Boléo entrevista alguns dos participantes nesta série de concertos de música eletrónica  live e acusmática. O Curto-Circuito 2025 propõe concertos que cruzam música acusmática, música eletrónica ao vivo e  performances de música eletrónica com instrumentos acústicos, mostrando a vitalidade deste terreno de composição e  performance. Neste programa falaremos com a violinista Maria da Rocha, dedicada à música experimental e intermedia (que tocará no dia 5 de dezembro com Matthias Strassmüller na eletrónica), e com  Miguel Azguime, programador dos encontros Curto-Circuito e diretor artístico da  Miso Music Portugal.  
  
				 
					
                 | 
               
			   
			  
	
			  
            Novas Partituras no MIC.PT 
            
              
                
                  
                   
					imagem ilustrativa  
					  
						A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a divulgação de partituras de obras de compositores residentes e ativos em Portugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e programadores, e ainda o seu estudo no meio académico. Neste momento, o  Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT inclui 1193 obras.
 
                   
                 | 
               
             
			  
			  
             
			  
			  
			  
			  
            
          novos CD no MIC.PT  
			  
			  
			  
			  
			  
              
                
					
					
                        
						· Obras de: Afonso Teles ( A Psicanálise do Guitarrista Maldito), Mafalda Lemos ( Dissociação), Νίκη ( First Conflict), Paulo Amorim ( Fake Fantasy), 	Ricardo Abreu ( Se o Tempo tivesse tempo...),  Sérgio Azevedo ( Sonata para duas guitarras), Victor Castro ( Três Peças Espontâneas) ·  Euterpe Guitar Duo (Pedro Baptista e Titus Isfan).
 
					 
                  | 
               
             
			 
	
	 
            
           
            
            
            estreias recentes 
			 
			  
			  
            
              
                
					
					Seven Sketches>> ver obra 
                    01/ 10, Basílica dos Congregados, Braga 
                  Art’Ventus Quintet: Paula Soares (flauta), Tiago Coimbra (oboé), Horácio Ferreira (clarinete), Nuno Vaz (trompa), Raquel Saraiva (fagote) 
                 | 
               
			   
			 
			  
			   
            
              
                
					
					SUPERIMPOSABLE>> ver obra 
					
                    03/ 10, 34th Review of Composers, Belgrado, Sérvia 
                  Marina Nenadović (flauta), Neda Hofman Sretenović (piano), Nikola Jelačić (guitarra), Milorad Balić (percussão), Vladimir Korać (eletrónica), Srđan Sretenović (maestro)
 
                 | 
               
			   
			  
			  
            
			  
			  
            
              
                | 
					 Miguel Diniz 
					
					Instantes da Imaginação * >> ver obra 
					Vislumbres Elementares>> ver obra 
                    10/ 10, Convento de São Francisco, Santarém 
                  Banda Sinfónica da PSP, José Brito (maestro intendente) · * Daniela Jesus (saxofone soprano), André Soares (saxofone alto), Miguel Polido (saxofone tenor), João Cordeiro (saxofone barítono)
 
                 | 
               
			   
			  
			  
			  
            
              
                
					
					
					
					Passagem para Imaginar/ Imaginar de Passagem  [entre Berio e Paredes] >> ver obra 
					
					Vulnerabilidade>> ver obra 
					Inés Badalo 
					Beats of memory>> ver obra 
                    11/ 10, 19.º Festival Síntese, CCC, Castelo Branco 
                  
                 | 
               
			   
			  
			  
			    
            
              
                
					
					Sangue Inverso: Hematite>> ver obra 
                    21/ 10, Lisboa Incomum 
                  Ensemble DME: Alex Waite (piano), Ângela Carneiro (violoncelo), Beatriz Costa (violino)  
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                | 
					 Cristóvão Almeida 
					Ringing fillis on swept floors>> ver obra 
					João Ricardo 
					
					Luana Ambrósio 
					
					Yanis El-Masri 
					Flowers & Fire>> ver obra 
                    22/ 10, Canto das Sementes III, Lisboa Incomum 
                  Ensemble DME: Alex Waite (piano), Ângela Carneiro (violoncelo), Beatriz Costa (violino)  
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                | 
					
					
                     22/ 10, Verbum, Vigo, Galiza, Espanha 
                  Vertixe Sonora: Pablo Coello (saxofone), María Mogas (acordeão), Nuno Pinto (guitarra elétrica)
 
                 | 
               
			   
			  
			   
            
              
                | 
					
					
                     23/ 10, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa 
                  Orquestra Sinfónica Juvenil,  Christopher Bochmann (maestro)
  
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                | 
					
					
                     25/ 10, Espaço Miguel Torga, São Martinho de Anta 
                  Diogo Ferreira (flauta), Joana Resende (piano) 
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                | 
					 Diogo Caetano 
					Natureza Morta>> ver obra 
					
					
					Vera Carvalho 
					Sonus I – Tempestatis>> ver obra 
                    25 e 26/ 10, Lá nas Árvores – Ciclo I: Sentir a Terra, Coreto do Jardim Público de Évora 
                  música eletroacústica 
                 | 
               
			   
			  
			  
            
              
                
					
					Soundscape with oniric figures >> ver obra 
					
					Meditação sobre a paisagem do Alentejo>> ver obra 
                    26/ 10, Lá nas Árvores – Ciclo I: Sentir a Terra, Palácio de D. Manuel, Évora 
                  música eletroacústica 
                 | 
               
			   
			  
			  
			  
            
              
                
					
					Clockworks and Clouds>> ver obra 
                    28/ 10, Casa da Música, Porto 
                  Quarteto Tágide: Vicente Sobral e Ana Sofia Faria (violino), Raquel Agostinho (viola), Inérzio Macome (violoncelo) 
                 | 
               
			   
			 
			  
			  
			 
                     | 
        
		   
	
	
		  
        
        
          | 
			  
			  
			  
			   
			  
			  
              
			  
			  
			  
			   NOVIDADES MIC.PT 
			  
			  
			  
			  
              
                
                  
                   Em outubro,  Carlos Lopes juntou-se ao grupo de compositores editados pelo MIC.PT, tendo, neste momento, uma partitura,  Epóxi (2021), para orquestra, disponível no  Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT. Nos próximos meses, serão editadas e disponibilizadas no  mesmo catálogo várias outras  partituras deste jovem compositor, que atualmente frequenta o mestrado em Direção de Música Contemporânea na Hochschule für Musik und Tanz de Colónia.
					Atualmente, o  Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT inclui 1193 obras de 80 compositores e compositoras residentes e ativos em Portugal.
					 
                 
                 | 
               
             
			  
			  
			  
			   ATUALIDADE 
			  
			    
			  
			  
              
                
						A inauguração das novas instalações do Museu Nacional da Música, no Palácio Nacional de Mafra, está agendada para o próximo dia 22 de novembro, uma data historicamente marcada pela celebração de Santa Cecília, padroeira dos músicos. O programa da inauguração incluirá vários concertos e estender-se-á por todo o fim de semana e dias seguintes. Farão parte do cartaz momentos sonoros diversos, incluindo, no salão imersivo multimédia do Museu, a estreia de uma obra encomendada ao ilustrador Bernardo Carvalho e ao músico Ricardo Jacinto, e a estreia de  Harpa de ervas, peça encomendada à compositora  Fátima Fonte (editada pelo MIC.PT) e à realizadora Adriana Romero. Entre o dia 22 de novembro até ao fim do mês, a entrada ao Museu Nacional da Música será livre, embora sujeita à lotação dos espaços.
					 
                 
                 | 
               
             
			  
			  
			  
			  
              
                No âmbito do Festival Música Viva, a  Miso Music Portugal anuncia uma chamada para jovens compositoras portuguesas e espanholas, para a encomenda de uma nova obra para o Grupo de Percussão da Orquestra de Câmara Portuguesa, com  Pedro Carneiro (direção e percussão). A chamada é dirigida a compositoras nascidas após 31 de dezembro de 1989, de nacionalidade portuguesa ou espanhola, ou residentes em Portugal ou em Espanha. A realização da chamada decorrerá de acordo com o seguinte calendário: 1) Candidaturas, até 15 de novembro; 2) Seleção da compositora a quem será feita a encomenda, até ao dia 30 de novembro · 3) Período de composição com entrega da partitura final e das respetivas partes, até ao dia 25 de fevereiro de 2026 · 4) Interpretação – a estreia da nova obra decorrerá no Festival Música Viva 2026, no Teatro Municipal São Luiz em Lisboa, no dia 30 de abril. A seleção da compositora será efetuada por  Miguel Azguime, diretor artístico da  Miso Music Portugal, que seguirá os critérios de qualidade artística, originalidade e visão musical.
  
                 
                 | 
               
             
			 
			  
			  
			  
			  
              
                A Fundação da Casa de Mateus, em colaboração com o  Sond’Ar-te Electric Ensemble e a blablaLab Associação Cultural, promove  a segunda edição do Concurso Internacional de Composição de Lied Álvaro García de Zúñiga – Casa de Mateus – Sond’Ar-te. Incentivando a escrita de  Lied, este concurso visa estimular a criação, interpretação e divulgação de novas obras musicais que combinam a voz com instrumentos e com a possibilidade de inclusão de meios eletroacústicos. As candidaturas estão abertas a compositores de todas as nacionalidades, que podem submeter até duas composições inéditas, não estreadas, não publicadas comercialmente, nem premiadas em outros concursos. As obras devem ter uma duração entre 7 e 15 minutos e ser escritas para duo. A escolha dos textos para as composições deverá incidir na obra de Álvaro García de Zúñiga, cujos textos propostos podem ser consultados nos sítios das entidades parceiras. O prazo para submissão das candidaturas é 31 de dezembro de 2025.
  
                 
                 | 
               
             
			  
			  
			  Entrevistas MIC.PT  
			  
			  
			  
			  
              
                
                  
                  
					
					Presentemente o  Canal YouTube do MIC.PT contém vídeos com 36 novas entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal realizadas desde 2019, assim como oito entrevistas do Arquivo do MIC.PT realizadas entre 2003 e 2005. 
					Conduzidas por  Pedro Boléo, filmadas no O'culto da Ajuda em Lisboa e realizadas no contexto do ciclo  Na 1.ª Pessoa das emissões radiofónicas  Música Hoje e  Música de Invenção e Pesquisa (produzidas pelo MIC.PT e pela  Miso Music Portugal para a  Antena 2), estas novas entrevistas constituem uma (re)visita ao universo criativo dos vários compositores e compositoras editados pelo MIC.PT, dando seguimento às entrevistas históricas realizadas pelo MIC.PT há 20 anos e que agora constituem registos únicos da evolução da linguagem de cada um dos artistas entrevistados. 
Para aceder às entrevistas sigam as ligações em baixo e/ ou visitem o  Canal YouTube do MIC.PT.
                  
                 | 
               
             
			  
			  
		
		
			  
			  
			  
			   
			  
			  
			  
			  
			   
			  
			  
			  
			  
			   
			  
			  
			  
			  
			  
                    | 
         
        
            
            | 
         
      
 
      
	  |